segunda-feira, 21 de junho de 2021

ITABUNA EM FOCO: Funcionários da Emasa serão vacinados nesta semana contra Covid-19

Funcionários da Emasa serão vacinados nesta semana contra Covid-19

Conforme definiu o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNOV), contra a Covid-19, os trabalhadores da indústria estão no grupo prioritário de vacinas, juntamente com caminhoneiros, transporte aéreo, ferroviário, metroviário, rodoviário, aquaviário e portuários.  A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), é enquadrada como indústria, dessa forma seus colaboradores estão aptos a serem imunizados.

Segundo o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a empresa é classificada como indústria de saneamento. Além disso, a Emasa contribui com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e seus funcionários são beneficiados pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

“No código de identificação do ramo de atividades econômicas exercidas pela Emasa, estamos classificados pelo CNAE, como indústria de saneamento, dessa forma os nossos colaboradores estão enquadrados no Plano Nacional de Imunização”, atesta Mendes Filho.

O dirigente lembra que houve casos de Covid-19, entre funcionários da Emasa e a inclusão dos funcionários da empresa no grupo prioritário é uma conquista e traz certo alivio para todos.

“Desde sempre estávamos preiteando junto à secretária de Saúde, Lívia Mendes, a inserção dos funcionários da Emasa no grupo prioritário. A partir do momento que os profissionais da indústria passam a fazer parte desse grupo, mostramos a secretária que o ramo de atividade da empresa é industrial e ela prontamente nos atendeu”, comemora Raymundo.

No cronograma de vacinação divulgado pela Secretaria de Saúde de Itabuna, os profissionais da indústria com idade de 40 anos acima, serão imunizados na quarta-feira, dia 23, com a primeira dose da vacina, na UniFTC, das 8h30min às 14 horas.

Enquanto que na sexta-feira, dia 25, receberão a primeira dose do imunizante, os profissionais com idade de 18 a 39 anos. A vacinação acontecerá na USEMI das 08h30min às 14 horas.

O presidente da Emasa disse que será elaborado um plano para que todos os colaboradores sejam vacinados sem que os trabalhos de campo e o atendimento aos clientes sejam prejudicados durante o processo de vacinação. Os funcionários da Emasa terão que apresentar documento de identidade, CPF ou cartão do SUS, xerox do contrato de trabalho ou do contracheque.
__________________________________________

Faxina geral muda aspecto de praças, ruas e avenidas de bairros e áreas da cidade

A Prefeitura de Itabuna vem fazendo uma faxina geral em toda a cidade, em especial, nos bairros onde serviços de melhoria e de manutenção atendem aos anseios dos moradores. O trabalho inclui desde capinagem, roçagem, limpeza de bueiros e de praças, ruas e avenidas com operações tapa-buracos, podas, plantio de árvores e ajardinamento de locais antes ocupados por entulhos e lixões.

Na semana passada bairros como Vila Anália, Califórnia, São Caetano, Jardim Vitória, Jaçanã, Fátima e Conceição receberam a visita das equipes do Departamento de Limpeza Pública. Em cada um desses locais, foi executada uma ação diferente de acordo as necessidades. No Vila Anália, por exemplo, as equipes trabalharam duro na roçagem e campinagem e limpeza de áreas. O mesmo serviço também foi realizado próximo aos condomínios São José e o Itabuna Park.

No bairro Califórnia, o canal de macrodrenagem está com nova aparência, depois de uma limpeza geral, assim como no entorno da Escoa Ewerton Chalup, na Avenida Roberto Santos, no Zizo, e na Rua Pará, no Jardim Vitória. Na Rua do Prado, ligação entre o Conceição e Vila Zara, entulhos foram removidos. “A gente vê que a Prefeitura está trabalhando para manter a cidade limpa. Isso é bom para todo mundo”, declara a dona de casa Genilda Maria dos Santos.  

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pelegrini, acompanha as equipes de limpeza. Ele informa que esse tipo de serviço vem sendo feito diária e permanentemente em varias partes da cidade, principalmente em bairros mais periféricos.

Lázaro reforça o papel da Prefeitura em levar serviços de melhorias para a comunidade e diz que as pessoas também podem contribuir para manter a cidade limpa.  Ele destaca que existem muitas formas de a comunidade ajudar a Prefeitura, a exemplo de não jogar lixo ou entulhos em terrenos baldios, canais ou no rio, observar horários em que o caminhão da coleta domiciliar passa em cada bairro, para só então depositar o lixo.

“Estamos trabalhando para transformar a cidade e torná-la mais bonita e humana, digna de seus habitantes e dos visitantes também, como deseja o prefeito Augusto Castro”, justifica o diretor do Departamento de Limpeza Pública. A população também pode solicitar os serviços de limpeza e obras manutenção de ruas, praças e avenidas sempre que houver necessidade. O telefone para contato é 98109-7883.
_________________________________________

Prefeitura e empresários discutem projeto “Itabuna desenvolvendo para o Oeste”

Debater para construir a visão estratégica e a composição do projeto “Itabuna desenvolvendo para o Oeste”. Este foi o objetivo do encontro articulado entre a Secretaria de Planejamento (Seplan), empresários e empreendedores itabunenses que atuam no setor oeste do município. O evento, que ocorreu de forma presencial e com participações online aconteceu na Fazenda Paraíso 2, no Km 510 da rodovia BR-101.

Na abertura do encontro, o empresário construtor Nérope Martinelli, idealizador do projeto, destacou a importância do acolhimento da proposta por parte da Prefeitura e expôs a relevância do setor Oeste para o desenvolvimento econômico do município. Na sequência, a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, apresentou os Estudos Preliminares da Expansão Vetor Oeste de Itabuna.

 Anfitrião do encontro, o médico oftalmologista e empreendedor Ruy Cunha apresentou aos participantes o conceito de Urbanização Inteligente, com “cases de sucesso” presentes em alguns estados do Brasil, inclusive na Bahia. Após as apresentações, os participantes tiveram uma rodada de debates onde tiveram a oportunidade de contribuir com o projeto que será apresentado ao prefeito Augusto Castro (PSD).

O diretor da Seplan, Rosivaldo Pinheiro, ressaltou que a Administração municipal, através da Secretaria de Planejamento, sempre estará aberta à interfaces como a articulada pelos empresários e empreendedores itabunense. “Na perspectiva de que a união, participação e sugestão de todos haveremos de superar dificuldades que inibem ou criam obstáculos a projetos de expansão econômica e urbana de Itabuna”, afirma.

_____________________________________

Hospital de Base abriu chamada pública destinado à empresas que prestam serviços médicos

A Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), gestora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), abriu uma chamada pública para o cadastramento de empresas que tenha interesse em prestar serviços médicos ao Hospital.

O presidente da Fasi, Eduardo Kowalski Neto, disse que a chamada é permanente e ficará disponível durante todo o ano. “É determinação do Tribunal de Contas do Município da Bahia e vai democratizar a inserção de mais empresas”, disse.

O Edital é direcionado a médicos, enfermeiros e odontólogos. As empresas contratadas prestarão serviços no Pronto Socorro, plantões e na enfermagem  na modalidade de sobreaviso, quando o profissional é chamado em casos de urgência.

De acordo com o documento, os profissionais considerados aptos, serão convocados para assinar o contrato, mediante publicação no Diário Oficial Eletrônico da Fasi. As empresas interessadas podem acessar a página oficial da Fasi na Internet (www.fasi.ba.gov.br) ou encaminhar proposta para o e-mail licitações.fasi2020@gmail.com.
______________________________________

Servidores poderão sacar o salário de junho amanhã
Servidores da Prefeitura de Itabuna, a partir dessa terça-feira, dia 22, já poderão sacar  o salário referente ao mês de junho. Por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), as secretarias de Gestão e Inovação e de Fazenda e Orçamento vão antecipar créditos bancários da folha salarial em razão do feriado de São João.

A medida, reforçar mais uma vez o compromisso da Administração do prefeito Augusto Castro com o servidor público municipal. Desde o início da gestão, ele tem como meta a valorização da categoria, essencial à prestação de serviços à população. Por isso, mantêm a proposta de pagamento de salários dentro do mês trabalhado nos quatro anos de governo e, além disso, constitui comissão bipartite para a revisão do Plano de Cargos e Salários.

O secretário municipal da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, lembra que, apesar de as dificuldades por conta da pandemia e da proibição por meio de decretos estadual e municipal de festas e aglomerações, a antecipação do salário possibilita a injeção de recursos na economia local.

“Sabemos que diante da crise que enfrentamos o grande apelo dos órgãos de saúde é que todos fiquem em casa. Mas é fato que, mesmo em casa, todos poderão aproveitar o momento de forma segura consumindo comidas e bebidas típicas”, afirma.
 
Dultra reforça que a antecipação do salário de junho para cerca de seis mil servidores reflete o esforço da administração municipal em época tão significativa, além de demonstrar o comprometimento e cuidado com o servidor municipal. Atualmente, o custo da folha salarial está em cerca de R$ 20 milhões.
_____________________________________________

Secretária Andrea Castro alerta  sobre prazo cadastral do “Auxilio emergencial Itabuna”

O prazo final para cadastramento no “Auxílio Emergencial Itabuna”  será encerrado no próximo dia 30. O alerta é feito pela titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, que chama atenção das famílias em situação de vulnerabilidade social e em extrema pobreza para que não percam o benefício oferecido pela Prefeitura.

Para atender cerca de 3.500 famílias da cidade de Itabuna, a Administração do prefeito Augusto Castro (PSD) começou o cadastramento em março para a concessão do benefício. De acordo com a secretária Andrea Castro, o objetivo é contribuir para a melhoria das condições nutricionais e da qualidade de vidas das famílias, especialmente nesse momento pandêmico causado pelo novo coronavirus.

“Estamos trabalhando para beneficiar todas as famílias que realmente estão precisando de auxílio. Alguns beneficiários do “Auxilio Emergencial Itabuna” já receberam duas parcelas, outros receberam a primeira e já estão aptos receber a segunda parcela. Agora, iniciaremos o último lote de cadastramento para atender aqueles que, por algum motivo, ainda não receberam o auxílio”, comentou a secretária.

Andrea Castro lembra que tem direito a receber o “Auxílio Emergencial Itabuna”, a família com renda mensal de até R$ 89,00 por pessoa. O benefício de R$ 100,00 é pago em até três parcelas. O crédito é feito na conta do beneficiário fornecida no ato de cadastramento.

Para o cadastro é necessária apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, Número do NIS, comprovante de residência e cartão bancário. O agendamento pode ser feito pelo número (73) 9 9992-0551, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, em virtude da Portaria municipal nº 9.713, que prorroga o expediente interno nas repartições públicas de Itabuna.
______________________________

Operação Oxigênio vai atuar no São João após receber mais de 100 denúncias só no domingo

Mais de 100 denúncias de desobediência ao Decreto Municipal nº 14.483, do dia 18 passado, que estabelece restrição de circulação noturna nas vias públicas após 22 horas, festas e aglomerações foram recebidas apenas no domingo, dia 20, pela Operação Oxigênio, coordenada pela Secretaria de Segurança  e Ordem Pública (Sesop) da Prefeitura de Itabuna. Também estão proibidas a venda de bebidas alcoólicas, uso abusivo de som e funcionamento de bares nos finais de semana.
 
 O chefe do Setor de Poluição Sonora, da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Wellington Santana, informou que 22 bares foram multados na sexta, sábado e domingo. “A multa pode chegar a mais de R$ 2 mil reais para quem não seguir as medidas preventivas e de segurança”, disse, acrescentando que 90% dos estabelecimentos estiveram abertos durante esses dias.
 
Na sexta-feira, dia 18, um total de 203 pessoas foram abordadas e duas notificadas, cinco estabelecimentos visitados e três receberam notificação, 11 residências abordadas por som abusivo, três veículos abordados e notificado também por sonorização excessiva e outro apreendido.

Foram visitados e fiscalizados os bairros Jardim Grapiúna, Pontalzinho, Jardim Primavera, Sarinha Alcântara, Santo Antônio, São Caetano, Mangabinha, Novo São Caetano, Novo Jaçanã, Fonseca, São Pedro, Pedro Jerônimo, Vila Zara, Vila Anália e São Lourenço, além do centro e condomínio Centro Comercial, principal central de abastecimento de hortigranjeiros da cidade.

No sábado, de acordo com o relatório, foram abordadas 140 pessoas e três notificadas, cinco estabelecimentos e um notificado, 12 residências, oito veículos e duas motos abordados por som abusivo, falta de documentação e outras irregularidades.  Seis aparelhagens de som foram recolhidas, três cadeiras e cinco mesas.

 As ações ocorreram em Ferradas, Nova Ferradas, Jardim Primavera, São Caetano, Nova Itabuna, Urbis IV, Novo Jaçanã, Califórnia, Fátima, Alto Maron, Conceição, centro, Centro Comercial e Roça do Povo.

Já no domingo, foram abordadas 325 pessoas, 16 estabelecimentos fiscalizados e nove notificados, seis residências, três veículos e cinco motocicletas, das quais duas apreendidas, e duas festas encerradas. Houve ainda a apreensão de uma aparelhagem de som, uma cadeira e uma caixa de cerveja.

Os bairros visitados foram São Roque, Jardim Primavera, São Pedro, São Caetano, Pedro Jerônimo, Santa Inês, Califórnia e as localidades Alto do Cuscuz, Centro Comercial de Itabuna e condomínio residencial Pedro Fontes, além do centro da cidade.

As medidas restritivas adotadas pela Prefeitura estão associadas à avaliação dos leitos de UTI ocupados. Até sexta-feira o índice era 85%. O decreto tem validade até o dia 28 de junho. Por isso, Operação Oxigênio terá prosseguimento nos dias 23 e 24 (Dia de São João), para a fiscalização da proibição da venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento e até mesmo por delivery.

A Operação Oxigênio conta com a participação integrada da Polícia Milita e Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e das secretarias municipais de Saúde (Vigilância Sanitária), Indústria, Comércio, Emprego e Renda e Infraestrutura e Urbanismo. O decreto também proíbe a comercialização de fogos de artifício e fogueiras.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...