domingo, 20 de junho de 2021

Itabuna em clima junino: FICC promove decoração da cidade para o São João

FICC  decoração da cidade, o São João e vacinação de gripe e covid-19


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), vai criar na cidade um clima junino para celebrar a chegada do São João, comemorado no dia 24 de junho. Este é o segundo ano consecutivo que as festividades juninas foram suspensas por conta do Covid-19.

A proposta é promover um impacto positivo no comércio, movimentando grandes e pequenas empresas nesta época festiva, além de presentear a população com a decoração especial que está sendo instalada na cidade.

Inovadora, a decoração vai contar com portais, bandeirolas coloridas e balões nas ruas centrais, transformando espaços comuns em instagramáveis.

Na praça Olintho Leone, será construído uma vila junina, com a instalação de barracas  com comidas típicas, elementos culturais característicos e acessórios interativos, como bonecos e moldura para fotos, envolvendo a população em um clima junino, com segurança e todos os cuidados necessários.

Para o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a implantação de peças da decoração junina nas principais artérias comerciais do centro complementa as ações da campanha promocional de vendas da CDL que conta com o apoio financeiro da Prefeitura. “Temos dado o suporte necessário à instituição lojista para que consumidores da região façam suas compras na nossa cidade”, expressou.

Embora próximo a data festiva, a ação tem sido aplicada com muito empenho para promover o melhor em Itabuna. Para o presidente da FICC, Aldo Rebouças, esta é uma ação importante para valorizar a cultura junina.

“O projeto determinado pelo prefeito Augusto Castro, promove uma atenção especial à população, envolvendo a todos nessa época que expressa a nossa cultura, o nosso São João”, disse.

O projeto tem mobilizado e integrado setores do governo, como a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. O titular  da pasta, Ricardo Xavier, pontua o impacto da caracterização para a economia local,  como sendo de “importância significativa, uma atividade que sem dúvida nenhuma fomenta o comércio e alimenta a cadeia de compras, incentivando não só as pessoas de nossa cidade, como de toda  a região.”

Itabuna movimenta em seu comércio, cerca de 2 milhões de consumidores, sendo o maior empregador da região  Sul da Bahia. Para fortalecer a economia ainda mais, a Prefeitura tem dado apoio à campanha junina de prêmios que está sendo realizada pelo CDL.

O presidente da entidade, Carlos Leahy, agradece o apoio prestado pela Prefeitura nesse momento tão único e também registra a sua alegria com a iniciativa. “É com muita satisfação que a CDL promove as vendas e participa desse projeto que representa muito para o nosso comércio.” afirmou.

Novo cronograma de vacinação 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio, divulgou novo calendário de vacinação contra o virus da gripe (Influenza) e Covid-19 na  semana de 21 a 25 de junho em Itabuna. Por isso, a população deve ficar atenta aos dias, horários e locais.

De segunda-feira, dia 21 até sexta-feira, dia 25, das 8 às 11 horas, nas Unidades Básicas (uns) e de Saúde da Família (USF) prossegue a vacinação de Influenza (gripe) para os grupos prioritários, que incluem idosos acima de 60 anos, criança de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas;  professores, profissionais de saúde da rede pública e particular.

Também pessoas com comorbidades, portadores de deficiência permanente (física, auditiva, visual e mental), trabalhadores no transporte coletivo rodoviário e caminhoneiros; Forças Armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema e população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

A documentação exigida é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência. Aos profissionais é necessária a apresentação da Carteira Profissional ou crachá. E, para as pessoas com deficiência, é necessário o relatório ou receita médica atualizada (6 meses) com CID.  
 
Ainda nas UBS e USP, no período vespertino, das 13 às 16 horas, prossegue a vacinação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19.

Entre segunda-feira, dia 21, e a sexta-feira, dia 25, (à exceção do dia 24, por causa do feriado de São João), serão vacinadas pessoas com idade a partir de 45 anos completos, nascidas entre janeiro e dezembro. E também, pessoas a partir de 18 anos com comorbidades.

A documentação necessária é a Carteira de Identidade (RG), CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. Para quem tem comorbidade, também é necessário apresentar o relatório médico atualizado (6 meses) com CID.

LACTANTES

No cronograma semanal da vacinação contra Covid-19, também no período vespertino, das 13 às 16 horas, nas UBS e USF, estão incluídas as lactantes maiores de 18 anos, a partir do 46º dia pós-parto até o 12º mês de amamentação.

As lactentes precisam apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e certidão de nascimento da criança.

GESTANTES E PUÉRPERAS

Na terça-feira, dia 22, será aplicada a 1ª dose da vacina Pfizer contra Covid-19 para gestantes e puérperas que ainda não se vacinaram. A aplicação será das 8h30min às 13 horas, em dois locais: Faculdade Santo Agostinho (Bairro Nova Itabuna) e UniFTC (Centro).

As mulheres desse grupo tem que apresentar RG, CPF ou Cartão SUS, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do Ultrassom ou do Cartão de Pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro). As gestantes e puérperas atendidas por convênios e particulares devem realizar o cadastro na Atenção Básica, através das UBS e USF.

Calendário da 2ª dose 

Na segunda-feira, dia 21, das 10 às 15 horas, serão aplicadas 2ª doses das vacinas Coronavac e Oxford-Astrazenica na UniFTC naquelas pessoas que já receberam a primeira dose de alguma destas vacinas e cuja aplicação acontece nesta semana.

O grupo contempla indivíduos de grupos prioritários que receberam a primeira dose da lista da xepa, profissionais de saúde da rede privada que receberam a primeira dose em 26/03 e indivíduos portadores de comorbidades.  É necessário apresentar a Carteira de Identidade, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com registro da 1ª dose.

DRIVE THRU NOTURNO A PARTIR DE 40 ANOS

Nesta semana, também haverá um dia destinado ao drive-thru noturno para quem não consegue se vacinar durante o dia. Será na terça-feira, dia 22, das 17 às 21 horas, no Teatro Candinha Dórea, quando será aplicada a primeira dose do imunizante Oxford-Astrazenica em pessoas com idade a partir de 40 anos completos sem comorbidades.

Para ser imunizado, a pessoa deve portar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e o comprovante de residência.

PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA

Já na quarta-feira, dia 23, receberão a primeira dose da Oxford-Astrazenica , os profissionais de indústrias com idade a partir de 40 anos completos. A vacinação acontecerá na UniFTC das 8h30min às 14 horas.

Na sexta-feira, dia 25, receberão a primeira dose da Oxford-Astrazenica, os profissionais de indústrias com idade de 18 a 39 anos. A vacinação acontecerá na USEMI das 8h30min  às 14 horas.

Os profissionais terão que apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão do SUS, fotocópia do contrato de trabalho ou do contracheque.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microfo...