terça-feira, 22 de junho de 2021

ITABUNA EM FOCO: Augusto Castro inaugura a Vila do Forró na Olinto Leoni



Prefeito recebe um presente
O prefeito Augusto Castro concedendo várias entrevistas à imprensa regional, na noite desta segunda-feira 21, inaugurou a "Vila do Forró" em Itabuna. O prefeito expôs sobre a
cenário
importância  do resgate dos festejos juninos no município, para maior movimentação do turismo e, consequentemente,  a geração de mais emprego e renda, com o aumento da
demanda na venda do comércio local. A decoração de vários pontos da cidade, o projeto foi desenvolvido através da FICC, que trouxe o que há de mais moderno nos festejos juninos do norte/nordeste, deixando a cidade pronta para um grande São João, dentro do que determina  o protocolo da OMS, devido a Pandemia.
trio de forró

A seguir, veja outras informações e medidas do município  sobre as ações que devem ser cumpridas   
  
Proibição de fogos e fogueiras 

A Prefeitura de Itabuna mantém, por meio de decreto, a suspensão dos serviços e atividades considerados não-essenciais entre as 22 horas de sexta-feira, dia 25, e às 5 horas de segunda-feira, dia 28. O Decreto de nº 14.483, de 18 de junho, aplica medidas restritivas mais duras neste período de festejos juninos.


De acordo com o novo decreto, também está proibida a comercialização de fogos de artifício, montagem e acendimento de fogueiras em espaços públicos e privados, por tempo indeterminado. As medidas de restrição atendem às recomendações das autoridades sanitárias municipais e do Ministério Público estadual

O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, explica que o MP-BA expediu recomendação com vigência em todo o estado. “A Prefeitura acatou por entender que fogueiras e fogos de artifício contribuem para aglomerações e festas clandestinas, com o consequente aumento da ocupação da rede hospitalar, já sobrecarregada”, disse.

Ele lembra que, além disso, fogueiras e fogos agravam os problemas respiratórios de parte das pessoas que já têm histórico dessas doenças.

A comercialização de bebidas alcoólicas não será permitida já a partir das 22 horas de quarta-feira, dia 23, até as 5 horas de segunda-feira, 28, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) ou em depósitos e distribuidoras.

Bares, restaurantes e similares somente poderão funcionar na modalidade de serviço por delivery de alimentos e bebidas não alcoólicas, até 22 horas de sexta-feira, dia 25, até as 5 horas de segunda-feira, dia 28. Vale ressaltar que a restrição de locomoção noturna também foi prorrogada, sendo mantido o horário entre às 22 e 5 horas.

Outras notícias:
Caiu para 6,8% o índice do Aedes aegypti, aponta LIRAa

Caiu para 6,8% o índice de infestação predial do Aedes aegypti em Itabuna de acordo com o resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 executado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Os trabalhos de campo com visitas domiciliares em toda a cidade foram realizados de 14 a 18 deste mês.
O índice de infestação do mosquito causador de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus é dois pontos percentuais menor que o registrado no último LIRAa realizado em abril que apresentou média predial de 8.8% na cidade. O resultado do novo levantamento demonstra o acerto das ações desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica como atividades de conscientização da população, fumacê, tratamento e bloqueio focal com aplicação de inseticidas e larvicidas em locais específicos e visitas domiciliares em bairros.


Mesmo com a aceitação da comunidade, ainda há resistência de algumas pessoas em receber os Agente de Combate à Endemias (ACEs) como afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes. Ela ressalta que todos os 171 servidores foram testados contra Covid-19 antes de irem à coleta de dados no campo para manter a segurança das famílias.

“Conseguimos diminuir o percentual de infestação, mas ainda há alguns bairros com índices acima do recomendado. São nestas localidades que mais precisamos contar com a conscientização da população na recepção dos agentes. A cooperação de todos é fundamental para que consigamos reduzir ainda mais os percentuais de focos do mosquito”, enfatiza.

Os bairros com maiores índices de infestação do mosquito foram Santa Inês (21,27%), Daniel Gomes (21,05%), Corbiniano Freire (18,75%), Novo Horizonte (18,03%), Conceição (17,17%), Sarinha Alcântara (16,43%), Jardim Primavera (15,62%), Jorge Amado (14,89%), Urbis IV (14,28%) e Monte Cristo (13,43%).

Houve também bairros que estavam com até 29% de infestação predial e que os Agentes de Combate às Endemias conseguiram praticamente zerar o percentual por meio das ações preventivas, estratégias e planejamentos, a exemplo dos bairros Santa Clara e Santa Catarina.

Maristella Antunes afirma ainda que as ações de campo serão intensificadas nos bairros com maiores percentuais nesta semana. Por isso, pediu o empenho, a cooperação e conscientização dos moradores: “Além das ações de vigilância, é essencial que a população também contribua com a prevenção. Por exemplo, não deixando caixas d'água ou recipientes como tonéis e baldes descobertos, e água parada em calhas e vasos de planta, etc.” exemplifica.

Atualmente, Itabuna tem cerca de 134 mil imóveis. E, para que maior parte desses locais esteja protegida, é necessária mais participação da comunidade, desde as pequenas ações até o acolhimento dos Agentes de Combate à Endemias.  A Divisão de Vigilância Epidemiológica mantém o Disque-Denúncia (73) 3612-8324, onde também podem ser esclarecidas dúvidas e pedidas informações.

Boletim Covid-19 – 21.06.2021

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 31.085 casos de pacientes curados, 32.167 casos confirmados, sendo 516 casos ativos; 46 internados em UTI, 3 leitos de UTI disponíveis; 34 internados em leitos clínicos, 22 leitos clínicos disponíveis, e 566 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.



Ascom?Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Calote do governo

  Governo tenta estender calote de 33 anos à usinas de álcool  Centenas de usinas produtoras de açúcar, álcool, empregos e divisas acabaram ...