sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

UM BRAÇO PARA O CACHOEIRA

Muito se falou em Itabuna nos anos 60 e 70, sobre a possibilidade de um.projeto para desviar parte das águas  do Rio Cachoeira. O canal seria construído, partindo do bairro Nova Ferradas e desembocando próximo à Fazenda Primavera, utilizando-se, para isso do leito do Ribeirão da Onça.  

O projeto desviaria, 50% das águas, aliviando o centro da cidade do perigo das novas cheias do rio, o que evitaria a preocupação das enchentes e os prejuízos no comercio e  bairros do municipio.  Lembramo-nos, que na época, depois da grande enchmoente de dezembro  66/67, o Diário de Itabuna, chegou a publicar uma matéria elogiando  tecnicamente,  à ideia. Um pré-projeto  que partiu da equipe do governo Simão Fitermann. 

Mas, como muitos projetos não são levados a sério em Itabuna, a "coisa"; uma grande obra, o  que requeria altos investimentos, morreu! O que, só seria possível, também, com a participação dos Governos do Estado ou Federal.

A realidade é que, mos ultimos tempos, estamos vivendo um período de muitas enchentes. De prejuízos e mais prejuízos, além da intranquilidade e muita gente ficando à revelia e órfão da boa vontade dos governantes. Agora.  as enchentes são constantes, praticamente, a cada ano. 

O que vem sendo visto nos últimos verãos. Tudo levando a crer, provocadas, pelos grandes desmatamentos da região sul da Bahia, depois do ciclo  da vassoura de bruxa, onde muitos fazendeiros, com incalculáveis prejuízos financeiros,  sem nenhum amparo dos governos, resolveram derrubar, descriminamente, suas matas para vender a madeira, ou trocar a agricultura doente,  por pastos para criar gados e outros.

Uma barragem "A Horácio Sodré" no distrito da Estiva, município de Itapé, foi construída para reservar a oferta de água potável e reter às grandes enchentes; não resolveu até agora, nem um problema e nem outro... E, o que se vê ai,  são as grandes enchentes, como agora, trazendo prejuízos e, infelizmente, também, provocando a morte de vidas humanas. 

5A opção da construção do canal, seria a melhor solução, que os homens que  dirigem esses municípios, por onde o rio corta, e o governo do Estado - mesmo que atrasados - começem a pensar neste assunto. Caso contrário, Itabuna e outras cidades da região ficarão cada vez mais pobres e sem 

O editor

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...