quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

ITABUNA EM FOCO

 Operação contra o Aedes aegypti recolhe cerca de 800 pneus usados em Itabuna

 Em dois dias de operação contra focos do Aedes aegypti em toda a cidade Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde recolheram cerca de 800 pneus usados em borracharias e descartados de forma irregular em canais de drenagem, terrenos baldios e vias públicas num trabalho incessante para evitar a proliferação do mosquito.

Em balanço preliminar, a Prefeitura de Itabuna estima que mais de 10 mil pneus tenham sido recolhidos e levados ao Ecoponto de janeiro até o final de novembro passado.

“Sempre recomendamos o descarte legal dos pneus velhos no Ecoponto da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Professor Alício de Queiroz, nº 567, centro, ou que os borracheiros liguem para o Disk-Dengue através do Whatsapp: (73) 98123-8664 para que sejam coletados”, disse o supervisor-geral do Departamento de Combate às Endemias, Clodoaldo Oliveira.

“Redobramos a atenção porque nesta época do ano muitas pessoas começam a preparar os veículos para as viagens de final de ano e períodos de férias. Então, é preciso que os borracheiros nos avisem ou descartem pneus usados no Ecoponto”, comentou Oliveira.

Também estão sendo intensificadas as fiscalizações de imóveis fechados, terrenos baldios e carcaças de veículos e eletrodomésticos. “È preciso que a população nos auxilie para que os índices de infestação fiquem nos atuais 0,67%. Há risco de os criadouros do mosquito se ampliarem com as chuvas de final de primavera e início do verão”, concluiu.

Associação de Catadores é contemplada no Projeto Novo Cataforte do Governo Federal

Dois projetos baianos voltados à estruturação e o fortalecimento de Redes de Cooperativas de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis foram aprovados no edital Novo Cataforte da Fundação Banco do Brasil (FBB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre os projetos aprovados, está o elaborado pela  Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

O projeto que incluiu a AACRRI foi elaborado pelos técnicos Luis Carlos Rebouças, Otavio Leme, Reginaldo Lopes, Tiago Vilaronga e por integrantes da ONG CAMA – Centro de Arte e Meio Ambiente. A elaboração da proposta contou também com apoio do Programa Mãos que Reciclam da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), que apoia organizações de catadores do estado.

A AACRI teve o projeto aprovado entre os dois primeiros colocados na Região Nordeste. O edital é uma iniciativa da FBB e o BNDES em consonância com o Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Fundação BB, BNDES, Caixa Econômica Federal e o Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, em prol de ações conjuntas para a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis.

O projeto classificado em 1º lugar foi encabeçado pela Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), representando uma rede formada por 17 associações e cooperativas de catadores (as) de materiais recicláveis.

Já o 2º lugar foi obtido pela Cooperativa de Catadores Recicla Conquista, que também representa uma rede, que envolve 14 associações e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, dentre elas a AACRI.

Com a liberação dos recursos, as duas redes de cooperativas serão estruturadas com equipamentos como prensas enfardadeiras, balanças, trituradores de vidros, bombonas, caminhão, entre outros equipamentos.

Estão previstas também ações de capacitação e assessoramento técnico, visando fortalecer as redes e a reciclagem nos 15 territórios de identidade do Estado da Bahia onde as organizações de catadores e catadoras integrantes estarão presentes.

Segundo Otávio Leme, consultor em projetos sociais, um dos responsáveis técnicos pela elaboração das propostas, “esse é um resultado das associações e cooperativas de materiais recicláveis que batalham há muitos anos para se estruturarem e prestarem esse importante serviço de utilidade pública e ambiental. É também resultado da cooperação técnica e institucional estabelecida pelos profissionais que apoiam esses grupos”.

 “Acompanhar e orientar as organizações de catadores de materiais recicláveis e fazer parte deste projeto é motivo de orgulho. Afinal, são nove das instituições que a Defensoria Pública dá suporte. Nossa gratidão a AACRRI de Itabuna, Coolimpa, de Ilhéus, Amareúna de Una,  Reciclar’t de Jussari, AACI de Ipiaú,  ACRES de Vitória da Conquista, Cataita e Itairó de Itapetinga e ACRB de Oliveira dos Brejinhos pela parceria e confiança”, ressalta  Andréa Pires dos Reis, assistente social da Defensoria Pública do Estado.

A AACRRI, que integra o Programa Recicla Itabuna, executado pela Prefeitura, atua na coleta seletiva com cerca de 50 associados e mantém uma Central de Triagem no Bairro Lomanto, onde são produzidas 200 toneladas e comercializadas mais de 150 toneladas de material reciclável. Entre as empresas parceiras está a CVR Costa do Cacau, responsável pela destinação correta de resíduos sólidos no Sul da Bahia.

COMUNICADO

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), informa que nesta quinta-feira, dia 5, haverá um desligamento programado de energia da Coelba no período da manhã.

O motivo é a necessária supressão e poda de árvores que estão interferindo na rede de alta tensão e causando instabilidade no fornecimento de energia elétrica, podendo causar danos em alguns equipamentos.

Sendo assim, alguns serviços ficarão suspensos na unidade hospitalar, a exemplo de exames de Raios-X, Tomografia e Ressonância Magnética.

Agradecemos a todos pela compreensão!

Itabuna, 4 de dezembro de 2024.

Direção-Executiva da FASI

Prefeitura libera bandeira 2 para os táxis no período que antecede as festas de fim de ano

  A Prefeitura de Itabuna, por meio de Decreto Municipal nº 16.019, autorizou a frota de táxis a operar com bandeira 2 até o dia 31 de dezembro. De acordo com o decreto publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do dia 3, o valor aplicado será de R$ 4,75.

Desta forma, os veículos automotores providos de taxímetros (táxis) que operam com o Serviço de Transporte Individual de Passageiros se enquadram nos termos do referido decreto que é medida tradicional a cada final de ano.

Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), a medida tem o objetivo de oferecer aos profissionais que operam a frota de taxis uma espécie de renda extra, equivalente ao 13º salário.

Legenda: Prefeito Augusto Castro baixou decreto liberando bandeira 2 para os táxis de Itabuna. Foto Ascom

Mais oito candidatos aprovados em processo seletivo da SEMPS convocados

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), está convocando mais oito candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 02/2023, para suprir necessidade de contratação temporária, pelo regime administrativo. Estão sendo chamados assistente social, psicólogo e auxiliar de serviços gerais.

O edital foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município de nº 6.043 de terça-feira, dia 3. Os candidatos convocados devem comparecer no dia 27, das 8 às 15 horas, na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, na Avenida Félix Mendonça, nº 569, Bairro Góes Calmon, munidos dos documentos relacionados no Edital disponível nº 06/2023. Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior tem contas aprovadas

Justiça Eleitoral aprova contas de campanha do prefeito eleito Valderico Junior A Justiça Eleitoral aprovou a prestação de contas do prefei...