quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

ITABUNA EM FOCO

 Operação contra o Aedes aegypti recolhe cerca de 800 pneus usados em Itabuna

 Em dois dias de operação contra focos do Aedes aegypti em toda a cidade Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde recolheram cerca de 800 pneus usados em borracharias e descartados de forma irregular em canais de drenagem, terrenos baldios e vias públicas num trabalho incessante para evitar a proliferação do mosquito.

Em balanço preliminar, a Prefeitura de Itabuna estima que mais de 10 mil pneus tenham sido recolhidos e levados ao Ecoponto de janeiro até o final de novembro passado.

“Sempre recomendamos o descarte legal dos pneus velhos no Ecoponto da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Professor Alício de Queiroz, nº 567, centro, ou que os borracheiros liguem para o Disk-Dengue através do Whatsapp: (73) 98123-8664 para que sejam coletados”, disse o supervisor-geral do Departamento de Combate às Endemias, Clodoaldo Oliveira.

“Redobramos a atenção porque nesta época do ano muitas pessoas começam a preparar os veículos para as viagens de final de ano e períodos de férias. Então, é preciso que os borracheiros nos avisem ou descartem pneus usados no Ecoponto”, comentou Oliveira.

Também estão sendo intensificadas as fiscalizações de imóveis fechados, terrenos baldios e carcaças de veículos e eletrodomésticos. “È preciso que a população nos auxilie para que os índices de infestação fiquem nos atuais 0,67%. Há risco de os criadouros do mosquito se ampliarem com as chuvas de final de primavera e início do verão”, concluiu.

Associação de Catadores é contemplada no Projeto Novo Cataforte do Governo Federal

Dois projetos baianos voltados à estruturação e o fortalecimento de Redes de Cooperativas de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis foram aprovados no edital Novo Cataforte da Fundação Banco do Brasil (FBB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre os projetos aprovados, está o elaborado pela  Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

O projeto que incluiu a AACRRI foi elaborado pelos técnicos Luis Carlos Rebouças, Otavio Leme, Reginaldo Lopes, Tiago Vilaronga e por integrantes da ONG CAMA – Centro de Arte e Meio Ambiente. A elaboração da proposta contou também com apoio do Programa Mãos que Reciclam da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), que apoia organizações de catadores do estado.

A AACRI teve o projeto aprovado entre os dois primeiros colocados na Região Nordeste. O edital é uma iniciativa da FBB e o BNDES em consonância com o Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Fundação BB, BNDES, Caixa Econômica Federal e o Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, em prol de ações conjuntas para a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis.

O projeto classificado em 1º lugar foi encabeçado pela Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), representando uma rede formada por 17 associações e cooperativas de catadores (as) de materiais recicláveis.

Já o 2º lugar foi obtido pela Cooperativa de Catadores Recicla Conquista, que também representa uma rede, que envolve 14 associações e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, dentre elas a AACRI.

Com a liberação dos recursos, as duas redes de cooperativas serão estruturadas com equipamentos como prensas enfardadeiras, balanças, trituradores de vidros, bombonas, caminhão, entre outros equipamentos.

Estão previstas também ações de capacitação e assessoramento técnico, visando fortalecer as redes e a reciclagem nos 15 territórios de identidade do Estado da Bahia onde as organizações de catadores e catadoras integrantes estarão presentes.

Segundo Otávio Leme, consultor em projetos sociais, um dos responsáveis técnicos pela elaboração das propostas, “esse é um resultado das associações e cooperativas de materiais recicláveis que batalham há muitos anos para se estruturarem e prestarem esse importante serviço de utilidade pública e ambiental. É também resultado da cooperação técnica e institucional estabelecida pelos profissionais que apoiam esses grupos”.

 “Acompanhar e orientar as organizações de catadores de materiais recicláveis e fazer parte deste projeto é motivo de orgulho. Afinal, são nove das instituições que a Defensoria Pública dá suporte. Nossa gratidão a AACRRI de Itabuna, Coolimpa, de Ilhéus, Amareúna de Una,  Reciclar’t de Jussari, AACI de Ipiaú,  ACRES de Vitória da Conquista, Cataita e Itairó de Itapetinga e ACRB de Oliveira dos Brejinhos pela parceria e confiança”, ressalta  Andréa Pires dos Reis, assistente social da Defensoria Pública do Estado.

A AACRRI, que integra o Programa Recicla Itabuna, executado pela Prefeitura, atua na coleta seletiva com cerca de 50 associados e mantém uma Central de Triagem no Bairro Lomanto, onde são produzidas 200 toneladas e comercializadas mais de 150 toneladas de material reciclável. Entre as empresas parceiras está a CVR Costa do Cacau, responsável pela destinação correta de resíduos sólidos no Sul da Bahia.

COMUNICADO

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), informa que nesta quinta-feira, dia 5, haverá um desligamento programado de energia da Coelba no período da manhã.

O motivo é a necessária supressão e poda de árvores que estão interferindo na rede de alta tensão e causando instabilidade no fornecimento de energia elétrica, podendo causar danos em alguns equipamentos.

Sendo assim, alguns serviços ficarão suspensos na unidade hospitalar, a exemplo de exames de Raios-X, Tomografia e Ressonância Magnética.

Agradecemos a todos pela compreensão!

Itabuna, 4 de dezembro de 2024.

Direção-Executiva da FASI

Prefeitura libera bandeira 2 para os táxis no período que antecede as festas de fim de ano

  A Prefeitura de Itabuna, por meio de Decreto Municipal nº 16.019, autorizou a frota de táxis a operar com bandeira 2 até o dia 31 de dezembro. De acordo com o decreto publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do dia 3, o valor aplicado será de R$ 4,75.

Desta forma, os veículos automotores providos de taxímetros (táxis) que operam com o Serviço de Transporte Individual de Passageiros se enquadram nos termos do referido decreto que é medida tradicional a cada final de ano.

Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), a medida tem o objetivo de oferecer aos profissionais que operam a frota de taxis uma espécie de renda extra, equivalente ao 13º salário.

Legenda: Prefeito Augusto Castro baixou decreto liberando bandeira 2 para os táxis de Itabuna. Foto Ascom

Mais oito candidatos aprovados em processo seletivo da SEMPS convocados

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), está convocando mais oito candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 02/2023, para suprir necessidade de contratação temporária, pelo regime administrativo. Estão sendo chamados assistente social, psicólogo e auxiliar de serviços gerais.

O edital foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município de nº 6.043 de terça-feira, dia 3. Os candidatos convocados devem comparecer no dia 27, das 8 às 15 horas, na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, na Avenida Félix Mendonça, nº 569, Bairro Góes Calmon, munidos dos documentos relacionados no Edital disponível nº 06/2023. Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

VIRADA DO ANO EM SALVADOR

  Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa na Boca do Rio e Léo Santana na chegada do Ano Novo Léo Santana foi confirmado como...