quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Espetáculo "Jardineiros do Mar" promove conscientização ambiental em Porto Seguro

Ação é promovida pelo Projeto Budiões, iniciativa de pesquisa e conservação patrocinada pela Petrobras
Por- Livia Cabral - No próximo dia 7 de dezembro, às 16h30, o Shopping Central Park, localizado na Passarela do Descobrimento, em Porto Seguro (BA), será palco do espetáculo "Jardineiros do Mar", uma iniciativa do Projeto Budiões que une arte e ciência para destacar a importância da preservação ambiental. O evento, com entrada gratuita, inclui apresentações de música, dança e artes visuais, além de atividades voltadas para o público infantil, como sorteios de brindes e exibição de vídeos educativos.

O espetáculo é promovido pelo Grupo Afroindígena de Antropologia Cultural – Umbandaum e pelo Movimento Cultural Arte Manha, ambos com sede em Caravelas, no extremo sul da Bahia. A iniciativa, idealizada pelo Projeto Budiões — um programa de pesquisa e conservação patrocinado pela Petrobras —, tem como foco os budiões, ou peixes-papagaio, espécies essenciais para a saúde dos recifes de corais. Entre eles, destaca-se o budião-azul, listado como ameaçado de extinção no Brasil. “A narrativa une ciência e arte ao explorar tanto os aspectos biológicos dessas espécies quanto os mitos e tradições culturais dos povos costeiros”, explica a professora Fabiana Hackradt, cientista e coordenadora do projeto.


Inspiradas na diversidade musical do litoral brasileiro, as canções apresentadas exploram metáforas que remetem aos nomes populares de cinco espécies de budiões, como "jardineiro", "bandeira" e "bico-verde". A trilha sonora dialoga com a rica cultura oceânica do Brasil, reforçando a conexão entre natureza e patrimônio cultural.

 

Para quem busca um programa que une reflexão, aprendizado e entretenimento, "Jardineiros do Mar" oferece uma oportunidade singular de celebrar a cultura e a biodiversidade marinha.

 

Sobre o Projeto Budiões

 O Projeto Budiões visa promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades costeiras ao longo dos mais de 7.000 quilômetros de litoral brasileiro. Com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto busca criar alternativas econômicas sustentáveis para a redução da pesca predatória e a implementação de políticas públicas para a gestão eficiente dos recursos naturais, assegurando a proteção dos budiões e dos ecossistemas marinhos.


Lançado em 2020, o Projeto Budiões envolve cientistas de seis universidades brasileiras e realiza monitoramento e avaliação das populações de budiões em 12 estados do Brasil. O budião, conhecido também como peixe-papagaio, desempenha um papel crucial na manutenção dos recifes de corais ao se alimentar de algas que os cobrem. No entanto, devido à pesca predatória, o budião-azul (ou bico-verde) está listado como uma espécie ameaçada de extinção desde 2014.

 

Para saber mais, acesse:

Instagram: @budioes

Facebook: @budioes

YouTube: Projeto Budiões

X: PBudioes

LinkedIn: Projeto Budiões

Site: www.budioes.org


FOTOS: DIVULGAÇÃO PROJETO BUDIÕES

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...