CMDCA divulga lista de candidatos aptos a disputar a eleição do Conselho Tutelar
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itabuna divulgou nesta sexta-feira, dia 21, a relação final da entrevista e convocação para reunião geral dos candidatos habilitados à eleição para o Conselho Tutelar I e II.
A lista com os nomes dos aprovados pode ser conferida no site da Prefeitura de Itabuna no Edital nº 007/2023 que foi publicado na edição eletrônica nº 5.941 do Diário Oficial do Município.
A entrevista para os candidatos aptos a disputar a eleição do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2027 acontece no dia 2 de agosto, às 9 horas, no Lar Fabiano de Cristo, na Avenida Manoel Souza Chaves, nº 1576, Bairro Jaçanã. A eleição do Conselho Tutelar será no dia 1º de outubro.
Professora Cornélia Guimarães Santos morre aos 76 anos de idade
NOTA DE PESAR
Itabuna perdeu hoje, dia 21, a educadora Cornélia Guimarães Santos, professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuando no Colegiado de Pedagogia por mais de 35 anos.
Na Prefeitura de Itabuna, exerceu a função de Chefe de Divisão de Ensino da Secretaria Municipal da Educação, entre 1980 e 1988. Também atuou na docência, com as disciplinas Estágio Supervisionado, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico e atividade integradora baseada em problemas.
Coordenou e supervisionou diversos programas voltados à qualificação e capacitação de professores, com destaque para o Programa de Formação de Professores com Atuação na Educação Básica - PROAÇÃO/UESC. Além disso, supervisionou cursos fundamental e médio de um dos maiores colégios da rede particular de Itabuna.
A professora Cornélia Guimarães despertou para a vocação de educadora aos 12 anos, quando, na Vila de Mutuns, distrito de Itabuna, onde nasceu a 14 de setembro de 1947, ajudava na alfabetização dos filhos dos trabalhadores rurais.
A professora Cornélia estava internada no Hospital Calixto Midlej Filho, onde faleceu. Com sua partida perde toda a educação da região. Ela deixa esposo, senhor José Raimundo dos Santos, e os filhos o advogado José Raimundo Júnior e a publicitária Tatiana Guimarães, além de três netos.
Rogamos por sua alma e pedimos a Deus que a receba em luz. Também conforte o coração de seus familiares, amigos, colegas de trabalho, alunos e ex-alunos.
Itabuna, 21 de julho de 2023
Augusto Castro
Prefeito
Copa Baiana de Voleibol de base vai acontecer
no final de semana na Vila
Itabuna vai sediar neste final de semana na Vila Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano, a Copa Baiana de Voleibol categorias de base. No sábado, dia 22, às 9h, o jogo entre Itabuna x Itapitanga, no feminino, e Itabuna x Colégio Piedade, no masculino, dá início à competição.
O evento é realizado pela Federação Baiana de Voleibol com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e do Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, uma autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Vai reunir jogadores das categorias de base sub-16 e sub-18.
O delegado federativo e coordenador do evento, professor Francisco Leone, informou que a disputa terá as presenças do presidente da Federação Baiana de Voleibol, Eduardo Conceição, e de uma equipe que vai recrutar novos talentos para representar a Bahia nos campeonatos brasileiros. “A FBV está disposta a fomentar o voleibol de base em todo território baiano”, disse Leone.
Os atletas são provenientes de várias cidades, dentre elas Itabuna, Ilhéus, Ibirataia e Itapitanga. A competição também vai ocorrer com outras etapas em Simões Filho, Salvador e Barreiras. As equipes vencedoras vão ser premiadas com medalhas, para 1º, 2º e 3º lugares.
Esta é primeira vez que Itabuna é sede da Copa Baiana de Voleibol nas categorias de base. Para Francisco Leone, a Copa reacende a chama dos esportes de quadra na cidade. “Durante a pandemia, tivemos prejuízos, pois várias equipes deixaram de treinar e perderam o estímulo”, lamentou.
JOGOS
No sábado, a ordem das partidas terá Itabuna X Itapitanga, Itabuna X Piedade. Depois a equipe perdedora do primeiro jogo contra Pumas Voleibol de Ibirataia. Em seguida a disputa será entre o ganhador do primeiro jogo contra Ibirataia e depois Itabuna X Piedade.
No domingo, a partir das 9h, a competição vai ser entre Colégio Modelo de Itabuna X Itapitanga, Colégio Piedade de Ilhéus X IFBA, Colégio Piedade de Ilhéus X Itapitanga.
A partir das 14h, IFBA X Colégio Piedade de Ilhéus, Itapitanga X perdedor do jogo 10, IFBA X Colégio Modelo de Itabuna, Itapitanga X vencedor do jogo 10, Colégio Modelo de Itabuna X Colégio Piedade de Ilhéus e Itapitanga X IFBA.
Inauguração da escadaria e requalificação de
ruas no Daniel Gomes
Neste sábado, dia 22, às 15 horas, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), vai entregar à população do Bairro Daniel Gomes a escadaria das ruas Edinei Oliveira e São Pedro. As obras de requalificação incluíram serviço de concretagem, instalação de meio-fio e contenção, que foram realizados em mutirão com a participação de cerca de 60 pessoas da própria comunidade.
A Prefeitura de Itabuna participou das obras por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) que cedeu todo material utilizado na intervenção utilizando tecnologia inovadora de utilizando da técnica da Bioconstrução – construção ecológica alternativa.
O arquiteto Canrobert Almeida explicou que a técnica empregada na concretagem é a mesma utilizada nas ruas do Maria Pinheiro, a exemplo do que já aconteceu nas ruas São Luiz e ‘Buraco da Gia’, no Zizo. É uma alternativa que gera uma economia significativa aos cofres públicos.
Os moradores das ruas do Daniel Gomes há décadas aguardavam por estas melhorias e agora estão na contagem regressiva para o momento de inauguração que contará com a presença do prefeito Augusto Castro, secretários municipais, vereadores e líderes comunitários.
O morador Domingos Santos (Bigode) lembra que a rua sempre esteve fadada ao esquecimento. “Moro aqui há mais de 40 anos e só se via lama. Não tinha saneamento básico, nada. Agora, a situação melhorou. O serviço ficou 100%. Em nossa comunidade, o prefeito Augusto Castro sempre será muito bem recebido. Agradecemos, primeiramente, a Deus, e depois ao prefeito e sua equipe por este serviço aqui no bairro”, disse.
Dona Lindaura Batista dos Santos é deficiente e também reside na localidade há cerca de 30 anos. Ela lembra que já passou por maus momentos para se deslocar do bairro para o centro da cidade e vice-versa. “Para ir ao médico meu filho tinha que me levar no colo até outro ponto do bairro para pegar um transporte. Era um sofrimento danado, mas isso acabou e agradeço ao prefeito Augusto Castro”, finalizou.
Ações integradas com a SSP-BA pretende tirar
a cidade do ranking das 50 mais violentas
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), atribuiu as ações e programas sociais desenvolvidos pelo município como fatores que contribuíram para tirar Itabuna da lista das 50 cidades mais violentas do país.
Os dados foram divulgados ontem, dia 20, pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022. A classificação considera a taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes.Programa Ilumina Itabuna entre as ações que contribuíram para
a redução da violência em Itabuna - Fotos arquivo.
“Políticas de promoção social realizadas pelos CRAS, curso pré-vestibular para ex-alunos da Fundação Marimbeta nos bairros onde existem unidades dos Sítios de Integração, investimento em educação, o Auxílio Emergencial Itabuna, as Escolinhas Esportivas, atrelados aos programas federais como Bolsa Família, contribuíram para tirar a cidade desse triste ranking”, afirma Castro.
Ainda segundo o prefeito, a parceria do município com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a valorização e capacitação dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), foram predominantes para que Itabuna deixasse de figurar como uma das cidades mais violentas do Brasil.
“O sistema de videomonitoramento implantado pala SSP-BA em vários pontos da cidade e a atuação de nossa Guarda Municipal, com destaque para a Ronda Guardiã Maria da Penha e a ROMU, atuando em conjunto com as forças de segurança do Estado, ajudaram a reduzir de forma significativa a violência em Itabuna”, disse o prefeito Augusto Castro.
O prefeito também fez referência aos investimentos em obras de infraestrutura na cidade e ao Programa Ilumina Itabuna, que melhorou a iluminação pública sensivelmente, o que ajuda a inibir a ação dos marginais. Além disso, falou das intervenções como a construção de escadarias, concretagem de ruas e corrimões para melhorar a acessibilidade na periferia, inclusive com a realização de mutirões.
O município de Jequié foi a cidade mais violenta do País no ano passado, seguida por Santo Antônio de Jesus (88,3), Simões Filho (87,4) e Camaçari (82,1). Também aparecem na lista Feira de Santana (68,5), Juazeiro (68,3), Teixeira de Freitas (66,8) e Salvador (66). Enquanto Ilhéus, com taxa de 62,1 mortes violentas por 100 mil habitantes, é a 14ª cidade mais violenta do Brasil, conforme o ranking.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é responsável pelos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a partir de dados fornecidos pelas secretarias de segurança pública estaduais e pelas polícias civil, militar e federal.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável