quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

ITABUAN EM FOCO: Alunos da Rede Municipal de Ensino serão matriculados até 18 de fevereiro



A Prefeitura de Itabuna matricula alunos da Rede Municipal de Ensino até o dia 18 de fevereiro. Os pais e responsáveis devem ficar atentos, porque a rematrícula dos alunos da rede está sendo feita na própria Unidade Escolar, das 9 às 15 horas.  

Já a matrícula em postos informatizados, também entre 9 e 15 horas, foram distribuídos estrategicamente em dez Unidades Escolares nos bairros de Ferradas, Urbis IV, Mangabinha, Jardim Primavera, Monte Cristo, Pedro Jerônimo, São Caetano, Califórnia, Centro e Santo Antônio.

Mas, os postos de matrícula que funcionam nas Escolas Everaldo Cardoso (São Caetano), CAIC (Jardim Primavera), Lourival Oliveira (Ferradas), 28 de Julho (Califórnia) e João Mangabinha Filho (Mangabinha) funcionarão, excepcionalmente, das 9 às 20 horas, em razão da necessidade de atender os estudantes do turno da noite.

Os alunos que são das Unidades Escolares da zona urbana e que não permanecerão na mesma unidade, serão matriculados nas seguintes datas: Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) – 24 de janeiro; Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano) – 25 e 26 de janeiro; Ensino Fundamental Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 03 e 04 de fevereiro.

É importante lembrar que os alunos que perderem o prazo poderão fazer sua matrícula no dia 7 de fevereiro. Os transferidos da mesma Rede e os novos alunos de todos os anos, poderão fazer suas matrículas nos dias 14 e 15 de fevereiro. Já os alunos do campo, serão matriculados nas próprias unidades escolares, em data a ser posteriormente comunicada.

DOCUMENTAÇÃO

São documentos necessários à matrícula ou rematrícula: Certidão de nascimento ou RG (original), CPF (original), número do NIS do aluno, comprovante de residência, atestado de escolaridade ou transferência da escola anterior e pasta individual (para os novos alunos), cartão do SUS, Carteira de Vacinação devidamente atualizada, comprovante de vacina contra a Covid-19, duas fotos 3x4, laudo ou relatório médico comprobatório para os alunos público-alvo da Educação Especial – PAEE.

Secretaria de Promoção Social já distribuiu mais de 20 mil quentinhas aos desabrigados 
A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) já produziu e entregou nos pontos de abrigamento até ontem, dia 12,  um total de 20.513 quentinhas aos desabrigados pela enchente do Rio Cachoeira e as chuvas do final do ano passado. As quentinhas estão sendo produzidas em dois restaurantes contratados pela Prefeitura de Itabuna.

“Nós buscamos assistir e atender, prioritariamente, as famílias nos pontos de abrigamento mantidos pela Prefeitura. Iniciamos com um total de 16 pontos, com mais de quatro mil pessoas nos primeiros dias. Como foi uma situação atípica e inesperada em nossa cidade, foi necessário contratar restaurantes para dar esse suporte na produção dos alimentos prontos e para que pudéssemos atender a todos”, explicou a titular da Semps, secretária Andrea Castro.

Além do alimento pronto, os desabrigados receberam água, kits de limpeza e higiene pessoal e roupas, itens para bebê e recém-nascidos, lactentes e fraldas geriátricas, de acordo com suas necessidades.

“Agradecemos também aos voluntários da nossa cidade que ajudaram oferecendo alimentos e suprimentos para as pessoas. Sabemos que essa corrente fortaleceu todas as ações de assistência nesse momento de tragédia”, complementou a secretária Andrea Castro.

Atualmente,  Semps continua entregando  três refeições diárias nos 11 pontos de abrigamento que ainda  mantêm 522 pessoas abrigadas. A maioria delas perdeu tudo enquanto outros não podem ainda retornar para suas casas.
Saúde Responde desta semana esclarecerá dúvidas sobre a Leptospirose

Devido às fortes chuvas que causaram a maior enchente da cidade e danos à região sul da Bahia no final de dezembro, surgiu uma nova preocupação: a Leptospirose. A doença, que é causada pelo contato com a água contaminada de enchentes, é ocasionada pela bactéria que se encontra na urina de roedores espalhada na água.

Nesse sentido, o primeiro #SaúdeResponde de 2022 vai trazer o médico infectologista, Dr. Fernando Romero, para sanar as principais dúvidas da população sobre os sintomas da Leptospirose. Além disso, diferenciar alguns sintomas que caracterizam essa e outras doenças, causadas por vírus ou bactéria, em surto neste momento.

O “#SaúdeResponde” acontece sempre às sextas-feiras na rede social Instagram, tendo como objetivo esclarecer as principais dúvidas dos internautas sobre temas de especialidades médicas e da saúde pública do município.

As perguntas já podem ser enviadas a partir desta quinta-feira, dia 13, por meio do stories na página do instagram da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna (@sec.saudeitabuna). Nesta sexta-feira, dia 14, Dr. Fernando Romero responderá os principais questionamentos por meio de vídeo, que posteriormente, ficará salvo nos destaques para acesso de todos.

Vale destacar que as perguntas são respondidas de forma anônima, ou seja, a identidade das pessoas não é revelada. Logo, o quadro tem o objetivo de aproximar a população que está inserida nas redes sociais com a gestão municipal da Saúde, sanando as suas principais dúvidas sobre a saúde pública e especialidades.

Centro de Testagem da Covid-19 na Câmara de Vereadores intensifica ação 


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando a detecção da Covid-19 com dois tipos de testes: RT-PCR e de antígeno (rápido). O Centro de Testagem montado no Espaço Cultural Josué Brandão, onde funciona a Câmara de Vereadores, permanece atendendo a população às segundas, terças e quintas-feiras, das 8 às 15 horas, oferecendo ambos serviços.

Somente na terça-feira passada, dia 11, foram realizados 119 testes do tipo RT-PCR e nove testes rápidos por antígeno. “Muitos exames são descartados e outros são apenas gripes. Daí, a importância de fazer o teste neste momento ”, esclarece a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes

Ela frisa que o objetivo da administração municipal do prefeito Augusto Castro (PSD) é dar celeridade ao processo de identificação dos casos positivos para o Covid-19. “Nossa meta é detectar a doença e tratar os pacientes o quanto antes, para que não contaminem outras pessoas. Em paralelo, também identificamos e tratamos os casos de gripe/influenza”, explica.

Maristella salienta que o resultado do teste por antígeno fica pronto em até 20 minutos, o que é muito importante, tendo em vista a necessidade de se identificar casos positivos da Covid-19. “É preciso apenas que as pessoas fiquem atentas a alguns critérios importantes, como por exemplo, só fazer o teste se estiver com os sintomas da doença há quatro dias”, alerta. Quanto ao RT-PCR, a orientação é de que a coleta aconteça entre o terceiro e o sétimo dia, após o início dos sintomas.

São alguns sintomas comuns a gripes, resfriados e Covid-19: tosse, febre, mal-estar e sensação de cansaço. Todas são doenças virais que comprometem o sistema respiratório.  Como saber do que se trata? Alguns indícios, como o modo de evolução dos sintomas, podem até dar algumas pistas, mas somente um médico conseguirá fazer o diagnóstico. Por isso a testagem é o método mais eficaz.

NOTA
A Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou na edição nº 4.879, disponível no site oficial da Prefeitura de Itabuna, as Portarias nº 02, 03  e 04, regulamentando os critérios do processo de definição de professor excedente na função regência de classe e de coordenação pedagógica nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, remoção de professores e demais profissionais e de permanência de professores no exercício de Coordenador Pedagógico nas escolas.

Os profissionais interessados devem acessar:www.itabuna.ba.gov.br/diariooficial.

Prefeitura prossegue com serviços de melhoria no centro e bairros 

Operários de campo e supervisores da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) e da Biosanear continuam jogando duro diariamente para garantir uma Itabuna mais limpa. Principalmente, depois da grande cheia do Rio Cachoeira.
Nesta quinta-feira, por exemplo, os serviços de roçagem e capina foram  iniciados muito antes das 7 horas em áreas dos condomínios Pedro Fontes I e II, no bairro São Roque. Outras equipes trabalharam também para roçagem e limpeza em unidades escolares e postos médicos dos bairros Urbis IV e Nova Itabuna.

Na noite de quarta-feira foram executados serviços para retirada de vegetação com a pintura de meio-fio ao longo da Avenida Ilhéus, no centro da cidade. Durante o dia, homens e máquinas pesadas também trabalharam, no final de linha do São Caetano, para melhorar o acesso ao prolongamento da Avenida Princesa Isabel que também sofreu estragos causados pelas fortes chuvas. Na área foram executados patrolamento, encascalhamento e compactação do solo.
   
O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, adiantou que as equipes estão trabalhando simultaneamente em vários bairros e áreas centrais, para a retirada de entulhos que ainda se acumulam,  roçagem, capina, poda de árvores e tapa-buracos, principalmente em locais que estavam intransitáveis por causa das chuvas e enxurradas.

Sousa Lino destaca o empenho das equipes que, em esquema de rodízio, começam a trabalhar logo nas primeiras horas da manhã e muitas se estendem até a noite para dar conta de tanto serviço. “Precisamos manter essa rotina dura de trabalho para voltarmos a ter nossa Itabuna mais limpa”, reforça.

Ele lembra que as enchentes deixaram um rastro de sujeira que vão desde restos de vegetação aquática, móveis e aparelhos eletroeletrônicos e entulhos que se espalharam por toda a cidade. “O prefeito Augusto Castro tem pedido agilidade e a união de todos para a melhoria dos acessos aos bairros e localidades mais atingidos pelas águas e recuperação da cidade como um todo”, finaliza.
Prefeitura atualiza  valores das doações feitas no Pix da Defesa Civil  
A Prefeitura de Itabuna e  Banco do Brasil atualizaram o  saldo atual da conta-corrente da Defesa Civil Itabuna n° 131.740-7 agência 0070-1, PIX n° 14147490000168, de titularidade do Município de Itabuna. Até às 15:02:15 desta quinta-feira, dia  13, é de R$ 2.686.154,34 (Dois milhões, seiscentos e oitenta e seis mil, cento e cinquenta e quatro reais e trinta e quatro centavos).

Os  valores foram  arrecadados  por meio de doações feitas através de depósitos ou via Pix por milhares de voluntários de diversas regiões do Brasil e do exterior.  Será  utilizado para  ajudar as famílias que perderam tudo nas enchentes de dezembro do ano passado.

A atualização é realizada diariamente pela Prefeitura de Itabuna e o Banco do Brasil  como forma de transparência da gestão do prefeito Augusto Castro com a comunidade,  que  tem ajudado voluntariamente a população.

 A gestão municipal ressalta que o  saldo informado mediante ofício da gerência da instituição financeira  pode sofrer alterações ao longo dia  e compreende todos os valores recebidos do dia 25 de dezembro até a presente data. Além disso, a referida conta-corrente não tem movimentação alguma neste período.


Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulga hoje o Boletim do Covid-19. Itabuna registra 35.402 pacientes curados, 36.533 confirmados, sendo 133 casos ativos; leitos em UTI ocupados 18; leitos de UTI disponíveis 05; internados em leitos clínicos, 12; disponíveis, 28; óbitos confirmados  702 e óbitos descartados, 296.


Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Em Ilhéus, Papai Noel visita Hospital Materno-Infantil

  Em Ilhéus, Papai Noel visita Hospital Materno-Infantil e distribui presentes para as crianças internadas O Hospital Materno-Infantil Dr. J...