sábado, 5 de março de 2011

Terremoto na Nova Zelândia desloca 30 milhões de toneladas de gelo

(

Satélite da Nasa registra imagem de blocos de gelo que se desprenderam de geleira a 200 quilômetros do epicentro do tremor)

por Redação Galileu
O terremoto de magnitude 6,3 que atingiu a região de Christchurch, na Nova Zelândia, em 22 de fevereiro, foi tão forte que quebrou um pedaço de 30 milhões de toneladas de gelo da geleira Tasman. O gelo se partiu em vários pequenos iceberges após cair no Lago Tasman.

Uma foto de satélite divulgada nesta sexta-feira pela Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, mostra os icebergs acumulados em uma das extremidades do lago.
Editora Globo
Satélite d a Nasa registra imagens de icebergs que se desprenderam de geleira
Na imagem, a parte de terra com vegetação está colorida em vermelho, a parte de terra da geleira está em marrom escuro e as partes brancas são os picos das montanhas nevadas. O rio e o lago Tasman foram coloridos artificialmente de cinza.

Situada a cerca de 200 km ao oeste de Christchurch, a geleira Tasman é a maior e mais longa da Nova Zelândia. Nos últimos anos, ela tem diminuído de tamanho, com o gelo de sua base derretendo naturalmente.

O terremoto de 6,3 graus em Christchurch, na Nova Zelândia, deixou ao menos 160 mortos, mas o número definitivo poderá chegar a 240 devido à quantidade de pessoas desaparecidas.
 Siga a Galileu no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...