quinta-feira, 3 de março de 2011

Consultoria inicia processo de reestruturação da Ceplac


            O futuro modelo institucional que a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) terá começou a ser trabalhado com a apresentação de fases e metodologia pela consultoria internacional Symnetics. Foi durante reunião na tarde de terça-feira, 1º, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau da Ceplac, na Bahia, contando com a participação da Diretoria da Ceplac, Superintendências e Gerências Estaduais e servidores federais lotados no órgão da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de representantes dos produtores de cacau e da sociedade baiana. 

            Na próxima segunda-feira, 14, a consultoria inicia pela Diretoria da Ceplac, em Brasília, os encontros setoriais e as reuniões de Grupos de Trabalho para ouvir e recolher sugestões que enriqueçam o projeto institucional. O diretor da Ceplac, Jay Wallace da Silva e Mota, disse que as ações terão a cooperação da Assessoria de Gestão Estratégico do Mapa, já que a Symnetics foi a empresa de consultoria responsável pelo projeto de reestruturação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ainda em andamento.
           
- Vamos utilizar a metodologia de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC) em que ações são planejadas a partir de conceitos e elementos fundamentais para construção do modelo em que se permite a visão da organização e suas perspectivas - informou a consultora Ana Carolina Chaer. Já o representante da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa, Paulo Fresneda, destacou que as dificuldades não serão os encontros setoriais e as reuniões, mas a aplicação do plano estratégico, pois, segundo disse, “as organizações só mudam se as pessoas que as integram também desejarem mudar”.

            Durante a apresentação se estabeleceu um debate com perguntas das pessoas interessadas respondias pelo diretor da Ceplac e os consultores do Mapa e da Symnetics, cujo portfólio reúne empresas públicas e privadas de vários continentes. “Precisamos estar atentos na construção de uma organização moderna, inovadora e cujas metas e compromissos respondam aos anseios dos produtores de cacau dos estados brasileiros e da sociedade brasileira como um todo”, afirmou o coordenador-geral de Gestão Estratégica da Ceplac, Elieser Barros Correia, ressaltando que diversos segmentos serão chamados a opinar, inclusive os agricultores familiares.

ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...