sexta-feira, 29 de junho de 2018

Professores promovem dia da inclusão na escola em Itabuna


A Prefeitura Municipal de Itabuna atua em busca de soluções para o enfrentamento da exclusão em todos os espaços escolares e fora dele, visando tornar a educação especial/inclusiva uma realidade na educação do município. Com este propósito, a Escola Municipal Margarida Pereira, em Itabuna, promoverá no próximo dia 6 de Julho, o Dia Da Inclusão na Escola. O evento tem como publico alvo as famílias dos alunos da escola e a comunidade, em especial as que residem nos bairros Pedro Jerônimo, Maria Pinheiro e Daniel Gomes, área de abrangência da escola.

A programação será aberta as 07h30min da manhã com o pronunciamento do diretor Érico José dos Santos, seguido de uma apresentação cultural. Logo após haverá roda de conversa, com o objetivo de divulgar para a comunidade escolar, o trabalho de diversas instituições que atuam na perspectiva da inclusão e respeito às diferenças em Itabuna, facilitando a busca por atendimento.


A programação inclui ainda oficinas com vivências direcionadas à inclusão e respeito à diversidade, “para que nossos alunos possam refletir sobre o tema, alcançando atitudes positivas no seu convívio social e ao mesmo tempo oferecer a oportunidade para o diálogo e a troca de experiência entre os profissionais que atuam nessa área”, destacou o diretor.
         As oficinas acontecerão nas salas de aula onde cada professor e sua respectiva turma trabalharão temas que incluem Libras – Língua Brasileira de Sinais, Psicomotricidade e Pessoas com Necessidades Especiais, arte e inclusão, cinema, teatro, dança, jogos inclusivos, penteados e autoimagem da criança.

O diretor informou que a Escola Municipal Margarida Pereira tem trilhado o caminho do respeito às pessoas com necessidades especiais, bem como à diversidade humana, um trabalho continuo, feito por meio de ações, reflexões e vivências, que seguem essa direção. “Acreditamos que as atividades inclusivas inseridas no nosso cotidiano de planejamento, currículo e aulas, possam ser ainda mais ampliadas e incentivadas para que funcione corretamente”.

         Para Érico dos Santos, a educação especial/inclusiva é uma realidade na educação nacional, e vem se desenvolvendo, ultrapassando obstáculos. “Mas ainda existem os preconceitos e dificuldades estruturais nas escolas com referencia a essas necessidades que precisam ser discutidas e eliminadas”

         O diretor finalizou destacando a parceria de importantes instituições que na opinião dele, fazem a diferença para a diminuição da exclusão. Entre elas estão a APAE, CEPEI, GAAC, os CAP, as Salas de Recursos Multifuncionais, fundações Regina Cunha e Marimbeta, Cine Clube Mocambo, Grupo Encantarte, Negras Perfumadas, e Núcleo Cuidar.

Foto: Adeildo Marques  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...