sábado, 29 de abril de 2023

UM CONSELHO PARA PANCADINHA

 

COLUNA WENSE, SEXTA, 21 DE ABRIL DE 2023.


UM CONSELHO PARA PANCADINHA

O deputado estadual Pancadinha na Tribuna

Uma errada mudança partidária pode provocar um estrago de difícil reparação. Uma parte significativa do eleitorado não costuma olhar com bons olhos um troca-troca de legenda.

Um passo em falso é atirar no próprio pé e, como consequência, uma preocupante queda nas intenções de voto e um aumento no índice de rejeição. O deslize pode ser politicamente mortal.

Como o próximo pleito diz respeito à sucessão municipal, o prefeiturável que pretende mudar de abrigo partidário tem que pensar duas, três, quatro vezes antes de tomar a decisão. O leite depois de derramado não retorna para o vasilhame. 

O que se comenta à boca pequena é que o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Itabuna, Fabrício Pancadinha, hoje na frente nas pesquisas para o cobiçado comando do centro administrativo Firmino Alves, estaria conversando com o MDB dos irmãos Vieira Lima, Lúcio e Geddel. 

Se Pancadinha quer um tempo maior no horário eleitoral, já que o Solidariedade não dispõe, o melhor caminho é a busca de um entendimento com os partidos que fazem oposição ao governo municipal, fazendo aí uma coligação. O União Brasil, por exemplo, é imprescindível para a campanha do parlamentar.

Vale lembrar que Pancadinha tem um aliado importante nessa tarefa de fortalecer sua legítima pretensão de ser o próximo chefe do Executivo. Se trata de ACM Neto, secretário-geral do União Brasil, ex-gestor de Salvador e ex-candidato a governador da Boa Terra. 

Outra lembrança é que o ex-chefe do Palácio Thomé de Souza colocou uma frente, em Itabuna, no segundo turno, de mais de 25 mil votos sobre o então candidato Jerônimo Rodrigues (PT).

Ir para uma sigla aliada ao lulopetismo é totalmente desaconselhável. É procurar sarna para se coçar. Lá na frente pode ficar a ver navios. A confusão na base de sustentação política do governismo em torno da sucessão de Augusto Castro (PSD) vai ser grande. O pega-pega tende a ficar mais acirrado no ano eleitoral de 2024.

Que Pancadinha fique quieto no seu cantinho, fortalecendo sua campanha no seu principal reduto : a periferia da cidade. Do contrário, vai terminar sendo engolido pelos políticos que conseguem dar beliscão em azulejo.

*PS (1) -* Qualquer tipo de preconceito com o prefeiturável Fabrício Pancadinha vai se transformar no maior *"cabo eleitoral"* da campanha. Assim como foi a facada em Bolsonaro e a covid-19 em Augusto Castro.

*PS (2)* - O tiro da discriminação, seja por qualquer viés, sendo o mais inaceitável a questão da cor da pele, vai sair pela culatra, fortalecendo ainda mais a candidatura de Pancadinha na periferia da cidade. O slogan *"Pancada Neles"* será direcionado para os preconceituosos. Pancadinha vai se transformar no *"representante do povão"* na sucessão municipal. E aí ninguém segura. Pode acontecer a maior caminhada da história da Av. Cinquentenário.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

O nosso desejo é ter o senador Angelo Coronel na chapa”, diz ACM Neto

ACM no meio da multidão ”O nosso desejo é ter o senador Angelo Coronel na chapa”, diz ACM Neto Vice-presidente nacional do União Brasil, ACM...