sexta-feira, 8 de julho de 2022

ITABUNA EM FOCO


Lane Peixoto recebeu a doacão

Lions Club entrega mantas cobertores para UPA-24 Horas do Monte Cristo


O Lions Club Itabuna Centro fez a entrega de 20 cobertores do tipo mantas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 Horas), no Bairro Monte Cristo, mantida pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde. Os cobertores serão utilizados no acolhimento de pacientes que precisem ficar internados, provisoriamente, em observação após atendimento médico.

A entrega dos cobertores foi realizada pelo presidente do Lions Club Itabuna Centro, Franklin Antônio Câncio Gomes, e pela companheira do Lions, Mara Câncio Gomes, à subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, e à enfermeira coordenadora da UPA-24 Horas, Rafaela Caldas dos Santos. 

Segundo a subsecretária, a indicação da UPA 24 Horas para receber a doação do clube de serviço foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista que a Unidade de Pronto Atendimento é responsável pelo atendimento emergencial clínico, bem como  referência em síndromes gripais e respiratórias agudas. 
“Esta doação feita pelo Lions chega em boa hora, considerando a alta demanda por atendimento registrada na UPA do Monte Cristo nas últimas semanas, diante dos casos de arboviroses e síndromes gripais e de casos suspeitos de infecção por Covid-19”, disse Lânia. 

A mesma opinião foi compartilhada pela coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento, Rafaela Caldas. Ela destacou ainda que, somente nos três primeiros dias úteis desta semana, 588 atendimentos foram realizados na unidade, dos quais 295 na segunda-feira (dia 4), 306, na terça-feira (dia 5), e 287, na quarta-feira (dia 6). 

O presidente do Lions Club Itabuna Centro, Franklin Antônio Câncio  Gomes, ressaltou o papel da instituição como clube de serviço em promover ações que visem atender as demandas sociais na realidade em que está inserido. “Além dos cobertores que estamos doando à UPA 24 Horas, já beneficiamos dezenas de pessoas que vivem em situação de rua e em vulnerabilidade social, bem como acompanhantes de pacientes internados no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, inclusive com distribuição de sopa”, pontuou.

Minicipio disponibiliza transporte escolar para alunos de escolas do campo


Frota de dez veículos estão sendo disponibilizados pela Prefeitura de Itabuna para os alunos da Rede Municipal de Ensino que residem no campo. O secretário municipal da Educação, Josué Júnior Brandão, informa que esta semana cinco ônibus e cinco vans começaram a operar após conclusão de processo licitatório para contratação de empresa prestadora do serviço.

Ele informa que a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) disponibiliza os veículos para cumprir 10 rotas visando atender os estudantes do campo. “Esses veículos transportam estudantes de escolas e de comunidades que estão nestas rotas, levando-os até escolas do próprio campo ou mesmo da cidade”, informa Júnior Brandão. 

Além disso, de acordo com o secretário por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Educação (SEC), também são transportados nesses mesmos veículos cerca de 100 estudantes da Rede Estadual residentes no campo, mas matriculados em Itabuna.

O titular da SEDUC ressalta que este é mais um compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) que atendeu às solicitações de pais e tutores de crianças e adolescentes que estudam em unidades escolares do campo. “

“Proporcionamos meios adequados e seguros para os alunos frequentarem regularmente a escola. Por que a maioria desses estudantes não têm condições de arcar com as despesas do transporte escolar e manter os estudos”, concluiu.

Secretário da Educação prestigia I Seminário: A Matemática e a equidade numa perspectiva interdisciplinar na educação infantil 

Na manhã desta sexta-feira, dia 8, aconteceu na UniFTC, no centro de Itabuna, o I Seminário: “A Matemática e a Equidade numa Perspectiva Interdisciplinar na Educação Infantil”. O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, prestigiou o evento. 

Na UniFTC, foi abordado o Projeto de Extensão: “Formação colaborativa de Professores da Educação Básica”, com o objetivo de socializar a proposta de formação para os professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Dentre as pautas, os professores realizaram a apresentação da proposta de formação, contações de histórias, relatos de experiências e o encaminhamento para o próximo encontro. 

O secretário da Educação, Júnior Brandão, dialogou com os participantes, tendo parabenizado as professoras Ione Brito, Lineia de Jesus, Lucivânia Ribeiro, Raquel Disnei, Silvana Almeida, Sayonara Cruz e Rosineide Cairo pelo evento enriquecedor realizado para os professores da Educação Infantil. 

Segundo o secretário, o prefeito Augusto Castro segue comprometido com a Educação e apoia eventos como este, que possibilitam o aperfeiçoamento dos professores da Rede Municipal de Ensino de  de Itabuna .

POLÍTICAS CULTURAIS 

Na tarde de terça-feira da semana passada, dia 28 de junho, o secretário da Educação, Júnior Brandão, esteve reunido com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna, bem como com representantes da Fundação Marimbeta, representantes da Biblioteca Municipal Plínio de Almeida e de vários setores da cultura. 

O encontro teve como objetivo tratar sobre a realização da Semana das Culturas Populares, além de debater a proposta do reconhecimento da Lavagem do Beco do Fuxico como Patrimônio Imaterial da Cultura Itabunense. Também foi tratado o tema da Semana da Consciência Negra, em Itabuna. 

O secretário afirmou que o encontro foi bastante proveitoso e que seguirá fazendo o possível para fomentar a cultura no município de Itabuna junto ao prefeito Augusto Castro, cujo Programa de Governo contempla propostas, programas e metas para o setor cultural. 

Salas Multifuncionais com mais de 1.200 alunos com deficiência 

Itabuna conta com um dos mais importantes programas de inclusão educacional nas escolas da Rede Municipal de Ensino das áreas urbana e do campo, no Centro Psicopedagógico de Educação Inclusiva (CEPEI), no segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da APAE e Núcleo Cuidar: Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais. 

O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, informou que o programa do Governo Federal, executado pela Prefeitura de Itabuna, tem o objetivo de assistir estudantes portadores de deficiência, a exemplo de hiperatividade, deficit de atenção, dislexia, paralisia cerebral e síndromes diversas, para que tenha assegurado o processo de ensino-aprendizado. 

“Nas Salas de Recursos Multifuncionais temos educadores com formações especializadas em diversas áreas, que atuam como mediadores entre o estudante da educação especial, seus familiares e os professores da sala de aula comum”, explicou.

O titular da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) destaca os inúmeros benefícios das SRMs para crianças, jovens e adultos, a começar pela melhor qualidade de vida enquanto cidadão incluído na rotina de uma escola comum da rede pública ou instituições especializadas, a exemplo da APAE e Núcleo Cuidar. “Além de promover e ampliar o aprendizado, o programa contribui para aumentar o rendimento escolar e ainda consegue levantar a autoestima dos envolvidos”, frisou o secretário.

A coordenadora das Salas de Recursos Multifuncionais, Raquel  Sousa Zaidan Nassri, informou que o programa tem a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e acessibilidade que eliminem barreiras para a participação destes alunos em sala de aula, considerando as necessidades específicas de cada um.   

Raquel disse ainda que as salas especiais são dotadas de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos, o que permite oferecer condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular de todos os alunos com deficiência assistidos.

Em Itabuna, o programa é coordenado por uma equipe formada por três técnicas do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal de Educação e conta com 40 professores com algum tipo de especialização a exemplo de Braille, Orientação e Mobilidade, Ensino da Língua Brasileira de Sinais e Portuguesa para Surdos (Libras), Atividades Cognitivas, dentre outras. 

Uma das integrantes da equipe, a professora Lidiana Gomes informou que o programa atende mais de 1.200 alunos. Cada um deles tem um plano individual, acompanhamento pedagógico e, se necessário, assistência e acompanhamento médico.  

As técnicas do programa SRM informaram que o número de alunos com deficiência é bem maior do que os atuais em Itabuna, o que será confirmado com a conclusão do relatório anual, que já está em fase de elaboração. 

Para concluir, a coordenadora Raquel Souza Nassri confirmou que o número de alunos com deficiência tem aumentado consideravelmente em todo o país por diversas causas, a exemplo da falta de exames pré-natal ou acidentes que podem deixar sequelas físicas ou psicológicas nos alunos.  

















Ascom/PMI

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...