terça-feira, 5 de julho de 2022

ITABUNA EM FOCO: COVID-19 AUMENTA

Centro de Testagem Covid-19 no Espaço Cultural Josué Brandão registra 157 positivados



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, realizou  328 testes de antígeno em pacientes com síndrome gripal que procuraram entre as 8 e 15 horas desta terça-feira, dia 5, o  Centro de Testagem que passou a funcionar no Espaço Cultural Josué Brandão (térreo da Câmara de Vereadores de Itabuna), no Bairro Conceição.

Do total, 157 foram positivos para a doença Covid-19, o que levou os técnicos a recomendar aos pacientes isolamento domiciliar por dez dias, com  a possibilidade de alta em sete dias se os sintomas como dor de cabeça e no corpo, estado febril e garganta irritada diminuírem. Neste caso, um novo teste deve ser feito para que a cura seja comprovada.

As testagens ocorrem de segunda a sexta, das 8 às 15 horas, mas as fichas somente são distribuídas no local até as 13 horas. A documentação necessária é RG, CPF ou Cartão do SUS e comprovante de residência. O uso da máscara é indispensável.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, recomenda que aquelas pessoas que apresentarem sintomas gripais leves devem buscar a testagem. Segundo ela, a maioria dos sintomas se confunde com virose ou mesmo com a 

Fundação Marimbeta realizam recreação nos Sítios amanhã

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL) e em parceria com a Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente,  realiza nesta quarta-feira, dia 6, uma manhã de recreação no sítio V,  no Bairro Nova Ferradas  das 8 às 11 horas, para assistidos pela Fundação.

O projeto acontecerá nos dias 7, no sítio II, Bairro Fonseca, dia 12, Sítio III, Bairro São Pedro, e dia 14, no Sítio I, Bairro Antique. Essa ação tem como objetivo promover a socialização e integração esportiva, levando entretenimento e diversão,  através de atividades recreativas, brincadeiras esportivas  e educacionais voltadas para os públicos infantil e jovem.

“A Secretaria de Esportes e Lazer vai contribuir com ações recreativas voltadas para o lazer e para o esporte, com a participação de técnicos. Sabemos da importância de levar o lazer para essas crianças de bairros periféricos, pois, na maioria das vezes, não têm oportunidade de participar dessas ações. Por isso essa parceria é muito importante”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Maico Franco.

A presidente da Fundação Marimbeta, Cilene Nascimento Souza,  disse que o projeto beneficiará todos os assistidos e também será uma forma de dar boas vindas neste início do segundo semestre letivo que começará no dia 11. 

“Estamos promovendo atividades para que nossas crianças e adolescentes tenham um dia de lazer, interação e alegria, visando o  bem-estar por meio do esporte”, complementou a presidente da Fundação Marimbeta.

Prefeito Augusto Castro prestigia entrega de material esportivo a escolinhas de futebol 

Se depender de incentivo e de material esportivo para incrementar ainda mais a prática de esportes, os desportistas  de Itabuna não terão do que reclamar. Contando com a presença do prefeito Augusto Castro(PSD), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) entregou, na manhã desta terça-feira, dia 5, mais de 100 bolas e cerca de 400 coletes a representantes de escolinhas de futebol, incluindo a Associação Grapiúna de Paraplégicos (AGP) e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabuna (APAE).

O evento na SEMEL contou com a presença dos secretários municipais de Promoção Social, Andrea Castro, de Relações Institucionais e de Comunicação, José Alcântara Pellegrini, da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Santos, da Saúde, Lívia Aguiar,  e de Planejamento Sônia Fontes, além de diretores de departamentos da Prefeitura de Itabuna.

Nessa primeira etapa foram beneficiadas 25 agremiações cadastradas pela Secretaria de Esporte e Lazer. Mas, o titular SEMEL, Maico Franco, garantiu que as demais escolinhas que ainda não conseguiram se inscrever,  terão oportunidade de serem incluídas no cadastro, cuja data deverá ser  posteriormente anunciada.  

O prefeito Augusto Castro assegurou que as escolas que não tenham equipamentos esportivos terão investimentos para  revitalizar e incrementar a prática esportiva entre os estudantes. Segundo ele, a cidade respira e tem sede de futebol, vôlei e outros esportes. “Temos  atletas que precisam de apoio e desde quando foi reativada, tem recebido todo o incentivo da Secretaria de Esporte”, comentou.

Ele destaca que o esporte ocupa a mente, promove saúde, bem-estar e lazer, une  as pessoas e premia aqueles que mais se destacam em atividades e campeonatos esportivos em Itabuna e na região. “Vamos incentivar o esporte para a inclusão cidadã”, expressou.

O secretário Maico Franco aproveitou para fazer um breve balanço das ações desenvolvidas pela SEMEL desde o início da atual gestão municipal, lembrando que por muito tempo o esporte foi relegado. “Agora, em cumprimento aos compromissos  de campanha, o prefeito Augusto Castro deu um importante passo ao reativar a Secretaria de Esporte que hoje é uma realidade e que na prática funciona”. 

Maico diz que na qualidade de desportista é grato pelas ações em favor do esporte em todas suas modalidades e do incentivo que os atletas têm recebido da gestão do prefeito Augusto Castro. Há um ano e meio, a SEMEL decidiu transformar o esporte em número, tendo iniciado o cadastramento de agremiações e grupos, o que permitiu o apoio aos atletas e às suas ações, incluindo cadeirantes. Podemos destacar eventos como o Campeonato de Deficientes Visuais, Esporte Aquático para pessoas com deficiência, a vinda dos Jogos Escolares  da Bahia, o projeto ‘Movimente-se Itabuna’ dentre outros que já fazem parte do calendário esportivo da cidade,” lembrou Maico. 

 “O município tem trabalhado para movimentar, fomentar,  incentivar e levar a prática esportiva para os quatro cantos da cidade. O que nos fortalece é o apoio que recebemos das demais secretarias como a de Infraestrutura e Urbanismo, de Transporte Trânsito e de Saúde, além de suas diretoras”.

O professor  José Andrade,  da Escolinha  de Futebol Juventus, do Jardim Primavera, não  escondeu sua alergia ao receber o material esportivo. Ele afirmou que “as escolinhas de futebol sobrevivem com dificuldades e nunca tiveram o apoio do município, como  agora não só no fornecimento de material  esportivo como o próprio incentivo que temos recebido”, declarou.

O presidente da AGP, Bruno Santana, também reforçou a importância do suporte que a Prefeitura tem dado ao esporte. “Nós, por exemplo, nunca tínhamos  sido vistos pelo poder público. Não tínhamos espaço, nem voz e nem vez. E hoje, até  material esportivo nós recebemos”, comentou. Ele acrescentou que Associação dos Paraplégicos conta  com uma equipe de 11 cadeirantes que praticam o basquete. 


Prefeito Augusto Castro destaca coordenação, segurança e sucesso do Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou o sucesso do Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, dia 5, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. “Começo evidenciando a importância dessa reunião de trabalho para que a gente possa mostrar para a cidade o que foi esse evento, algo que na história contemporânea Itabuna não teve a oportunidade de presenciar”, declarou.

O prefeito lembrou que as famílias puderam levar seus filhos e parentes com total segurança. “Levantou a autoestima da cidade, depois de passarmos dois anos paralisados nas atividades econômicas e de lazer e entretenimento. Foi um grande evento que festejou o São Pedro no Nordeste. Temos uma cidade que a juventude e as pessoas gostam de participar, se divertir. Foi uma marca de planejamento e organização que traz impacto positivo, orgulho. Itabuna tem calor humano que dá energia”, acrescentou.

Augusto assinalou que pessoas de várias cidades e regiões do estado vieram brincar. “A Prefeitura fez um esforço gigantesco. Quero fazer um agradecimento especial ao Governo da Bahia, através do governador Rui Costa e do presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Ano passado tivemos apenas a decoração, mas neste ano procuramos investir para que as pessoas pudessem se divertir. Itabuna é um polo de comércio e serviços que precisa ser fomentado”, disse.

“A Prefeitura está com suas contas em dia, seja no pagamento antecipado de salários, seja no de fornecedores. Os dados estão  aí para que a gente mostre a realidade para a população. Não daria para fazer a festa de São Pedro se houvesse atrasos de salários e de fornecedores ou pendências com o Governo Federal”, frisou o prefeito, assegurando que, apesar de pegar o município com dificuldades, estamos conseguindo obter certidões depois de 15 anos.

O comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, tenente-coronel Manfredo Santana, informou que houve entrosamento e parcerias com o Samu-192 e demais órgãos de segurança. “Os números do Ita Pedro foram muito bons, o evento foi grandioso e a Prefeitura de Itabuna está de parabéns”, destacando que as ações se iniciaram pelo menos 60 dias antes. “O Ita Pedro passa a ser referência regional e estadual, considerando a magnitude do evento”, assinalou.

“A cidade ressentia de uma marca importante como o Ita Pedro. É a marca que chegou para ficar, o 15º BPM será, como sempre, um guardião grapiúna. No que tange à segurança pública, esteve tudo dentro do planejado. Todas as forças de segurança estão de parabéns” comentou o tenente-coronel Ferreira Lopes. Já o delegado regional Evy Paternostro, titular da 6ª Coorpin, afirmou que a festa nasceu gigante. 
“As forças de segurança conseguiram dar conta do recado, sem fatos graves e as estatísticas são seguras”, opinou, destacando a atuação das polícias rodoviárias federal e estadual.

A coletiva de imprensa foi aberta com a saudação do presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila, que fez questão de ressaltar a repercussão do sucesso da festa de São Pedro. 

“Foi uma experiência nova. Queremos parabenizar a FICC e sua diretoria pela montagem do evento. Foi uma festa brilhante e magnifica que nos coloca a responsabilidade, prefeito Augusto Castro, de fazer ainda melhor no próximo ano. Também quero destacar o trabalho das forças de segurança que foram atuantes e contribuíram para o sucesso”, disse.

Órgãos de segurança apresentam dados que revelam sucesso do Ita Pedro


Mesmo tendo reunido mais de 250 mil pessoas na Arena Zé Cachoeira nos quatro dias de festa, o Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos, encerrado na madrugada de segunda-feira, dia 4, teve baixos níveis de incidentes. O segmento da economia informal movimentou R$ 7,2 milhões. Os números foram apresentados hoje durante coletiva de imprensa com a participação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Os negócios e a economia foram apresentados pelo secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo. Segundo ele, foram criados mais de 1.200 empregos entre vendedores distribuídos para barracas, food-trucks, pipoqueiros, baianas de acarajé, barracas de drinques e de bebidas, além de isopores e fogos de artifício.
 
Ao todo, 27 ocorrências tiveram registros no entorno da Arena pela Delegacia Especial de Área da Polícia Civil da Bahia. Foram 15 por furtos simples, três por porte de arma branca, três por assalto, duas por desacato, duas por vias de fato (brigas), uma por embriaguez  na condução de veículo e uma por uso de drogas.

A coletiva contou com a presença do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, dos tenentes-coronéis Ferreira Lopes, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, e Manfredo Santana, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Militares, delegado Evy Paternostro, titular da 6ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil, e do Inspetor Edson Bruno, da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal.

O secretário Humberto Mattos, titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), destacou que foram empregados 902 profissionais de segurança pública nos acessos à cidade, a Arena Zé Cachoeira e seu entorno, que contribuíram para a tranquilidade da festa, que classificou como grandiosa. “Não foram registradas ocorrências relevantes, como demonstram os números apresentados pelas autoridades”, declarou.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SETTRAN) fez o registro de 28 ocorrências, sendo sete remoções por estacionamento irregular, seis acidentes sem vítimas, cinco remoções por infrações de trânsito, cinco infrações de trânsito, três remoções por acidentes e dois acidentes com vítimas. “Aprendi no Colégio da Polícia Militar que a palavra convence e o exemplo arrasta. Por isso, fico contente que o trabalho educativo que fizemos nos meses anteriores surgiu efeito” afirmou o secretário Thales Silva.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, nos quatro dias de festa foram prestados 46 atendimentos dos quais, 36 clínicos, agressão física oito, um pediátrico e um por queimadura com fogos de artifício. Foram distribuídos 57.600 preservativos masculinos, 7.200 femininos, 6.400 gel lubrificante e prestados 550 orientações sobre a qualidade da água e dos alimentos. Além disso, 99 atendimentos de urgência e emergência, com uma remoção hospitalar.

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo instalou 150 pontos de luz com quatro mil metros de cabos, coletou 20 toneladas de lixo, tendo mobilizado 97 profissionais (limpeza) e 15 de iluminação, além de cinco operadores de máquinas (terraplenagem), segundo o secretário Almir Melo Jr. “Nosso trabalho foi fundamental para aumentar a sensação de segurança, limpeza e conforto para as pessoas que brincarem no Ita Pedro. Quero dizer que foi uma festa grandiosa e que sirva de exemplo”, disse.

“Nos quatro dias, ao todo foram 250 mil pessoas que passaram pela Arena Zé Cachoeira para se divertir e viver momentos inesquecíveis com forró e outros ritmos. A saudade já aperta o peito, mas o coração fica quentinho em saber que em 2023 nos reencontraremos com uma festa muito maior e melhor”, garantiu o presidente da FICC, Aldo Rebouças.

Boletim Covid-19 

A  Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de

Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 91 pacientes curados, 627 confirmados, sendo 536 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 03; leitos clínicos disponíveis, 05; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 8



Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...