O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), vistoriou nesta segunda-feira, dia 15, as obras de montagem das estruturas do Hospital de Campanha, em terreno anexo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, no Loteamento Nossa Senhora das Graças. A unidade vai receber pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus.
A previsão é que o Hospital de Campanha comece a funcionar até final deste mês contando 20 leitos clínicos e 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desafogando a UPA 24 Horas do Bairro Monte Cristo e os hospitais.
A vistoria foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, do diretor administrativo da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), Ronaldo Abude, e médicos.
Desde o início do mês quatro Unidades de Referência para Pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas para atender pacientes sintomáticos ou assintomáticos da Covid-19 de segunda a sexta-feira, 16 às 22 horas.
Estão aptos ao atendimento o Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), no centro, nas Unidades Básicas de Saúde José Edites, no Bairro São Caetano, e Möise Hage, no Lomanto Júnior, além da Unidade de Saúde da Família Renan Moreira, no Parque Boa Vista.
Vacinar idosos com 78 anos acima na quarta-feira
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio, da Secretaria Municipal de Saúde, vai imunizar nesta quarta-feira, dia 17, idosos com 78 ou mais com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O atendimento descentralizado será das 8 às 15 horas nas Unidades Básicas de Saúde.
Nesse mesmo dia será aplicada a segunda dose do imunizante nos trabalhadores de saúde e idosos com 80 anos ou mais. Para este atendimento que ocorrerá exclusivamente na Rede de Frio, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), será das 9 às 14 horas.
A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que ao comparecer às unidades de saúde as pessoas dessa faixa etária, familiares ou cuidadores apresentem carteira de identidade (RG), Cartão SUS, CPF e comprovante de residência.
Zoonoses imuniza animais contra raiva
A Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde realizou na sexta-feira ´passada, dia 12, a imunização de animais domésticos contra a raiva canina. Ao todo, foram vacinados 72 animais (45 cães e 27 gatos). A vacinação que é gratuita aconteceu na Praça Antoninho Queiroz, no Bairro de Fátima, em Itabuna, e continuará hoje e amanha no mesmo bairro.
Já nos dias 17, 18 e 19 a ação será na Praça da Piedade, no Califórnia, das 9 ao meio-dia e das 14 às 17 horas, conforme anunciou a coordenadora da DCZ, Ellen Gleicer Lima Santos. Podem receber a dose do imunizante animais a partir de três meses de idade.
Ellen diz que esta é uma das atividades rotineiras da Divisão de Controle de Zoonoses. Segundo ela, cerca de 140 cães e gatos já receberam dose de vacina entre os meses de janeiro e fevereiro e garante que a ação continuará na cidade, seguindo o cronograma de trabalho.
“Nossa proposta é continuar a levar esta e outras ações para mais perto da comunidade com o intuito de garantir a saúde animal e da população em geral”, disse. Sobre a raiva canina, ela lembra que é uma doença grave, transmitida do animal para o humano, podendo levar à morte. “Por isso os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção desta doença”.
“A vacina antirrábica ainda é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis”, reforça, destacando que o município oferece o imunizante gratuitamente o ano inteiro. __
Boletim Covid-19 – 15.03.2021
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde restabeleceu a rede de acesso ao sistema, onde são contabilizados os números da Covid 19.
A partir desta segunda-feira,15, os dados da doença são atualizados, com os números de sábado e domingo.
Na sexta-feira passada, dia 12, em decorrência de problemas técnicos, o boletim não foi divulgado. Mas, após contato com a empresa responsável, a mesma fez os reparos necessários para a regularização do serviço.
Nesta segunda-feira, dia 15, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novos indicadores sobre a Covid-19 em boletim. Itabuna registra 23.986 casos de pacientes curados, 24.946 casos confirmados, sendo 512 casos ativos; 28 internados em UTI, 30 em leitos clínicos e 448 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
15.03.2021



Nenhum comentário:
Postar um comentário