Retorno do atendimento “portas abertas” no Hospital Manoel Novaes
O prefeito anunciou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA- 24 Horas), no Monte Cristo, foi autorizada a atender crianças com sintomas gripais ou suspeitas de Covid-19. Para isso, a secretária avisou a coordenadora UPA para contratação de profissionais que atendam mais essa demanda.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna disponibiliza à população do município a “Ambulância Social”, um veículo exclusivo para atender pessoas com dificuldades de locomoção. A informação foi prestada pela secretária Andrea Castro.
A secretária de Promoção Social acrescentou que pessoas com mobilidade reduzida, idosos acamados e de abrigos residentes em Itabuna serão atendidos pela “Ambulância Social”. O veículo realizará o transporte da população em situação de vulnerabilidade para realização de exames, consultas médicas e procedimentos sem classificação de gravidade de urgência. O agendamento é feito pelo telefone 3214-8297.
“É significativo o número de pessoas – crianças, jovens, adultos e idosos – com dificuldades de locomoção em nosso município, que merecem atenção e um atendimento especial por parte da nossa pasta. Por isso, disponibilizamos a “Ambulância Social”, que é mais uma inovação da nossa Secretaria”, afirmou Andrea Castro.
Intervenções mudam a vida de 500
famílias do Loteamento Jorge
Amado
Atualmente, quando Augusto Castro anda por Itabuna, ele não se esquece das imagens que lhe marcaram quando ainda estava em campanha. No mês de outubro do ano passado, o prefeito
assumiu compromisso com dona Valdinete Souza Costa, moradora do Loteamento Jorge Amado, bairro Santo Antônio. A família dela e de seus vizinhos pediram intervenção da Prefeitura naquele local até então com ruas intransitáveis e um canal com esgoto a céu aberto.
Neste ano, com apenas três meses da nova gestão municipal, a promessa de que os problemas da comunidade seriam solucionados recebe o carimbo de “meta alcançada”. A Prefeitura, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e com o apoio da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Embasa), começa a patrolar ruas, limpar o canal e executar a micro drenagem das ruas do Loteamento.
Dona Dinalva Pires da Silva, 52 anos, conhecida como “Dona Nalvinha”, é reconhecida cozinheira na área. Ela é dona de um restaurante na localidade, onde mora desde 2009. Para ela, “agora, está tudo limpinho. Tem apenas uma semana que a máquina passou aqui, melhorou as ruas, o que provocou o aumento da quantidade de clientes no meu restaurante”, disse ela que mora na Rua “F”, com duas filhas e quatro netas.
A cozinheira recorda que antes “as ruas nunca tiveram nenhuma assistência, nada. Tudo era só lixo, muito lixo. Com medo de bichos, de cobra, escorpião, as pessoas nem andavam nas ruas”. A mesma opinião tem a balconista Ângela Machado, moradora do loteamento há 14 anos.
“Há muito tempo, fizemos inúmeros pedidos à Prefeitura, que não eram atendidos. Agora, temos muito que agradecer. Antes, o carro não passava e não tinha a coleta domiciliar pelo caminhão do lixo. O que a gente tinha era só um coletor, que ficava perto do canal, juntava urubus, despejava detritos e tudo era muito feio mesmo” relatou.
De fato, com o serviço de terraplanagem e a desobstrução das vias, os moradores do Loteamento Jorge Amado não dependem mais de caixas coletoras e o serviço de limpeza pública acontece com regularidade. “A gente passou a viver melhor”, afirma o montador de forros de PVC Raimundo Ribeiro, para quem o trabalho da prefeitura melhorou principalmente para quem é cadeirante, antes impedidos do direito básico de ir e vir, por falta de infraestrutura urbana.
O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, disse que a orientação do prefeito Augusto Castro é muito clara, diante da sensível realidade daqueles moradores. Além da terraplanagem, a desobstrução das ruas, com a ajuda da Emasa, a Prefeitura vai prosseguir com a substituição da rede de esgotamento sanitário.
“Vamos substituir a tubulação de 100 por 200 milímetros, acabando de vez com os problemas de alagamentos que aconteciam ali toda vez que chovia. A ordem do prefeito é fazer com que a prefeitura esteja mais próxima das pessoas que mais precisam”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr; que anunciou a extensão do projeto a outras localidades.
Cerca de 400 kg de carne impróprias
retirada de circulação
A Prefeitura de Itabuna, por meio de denúncia de consumidores, apreendeu e retirou do mercado
396,45 kg de carne bovina e 12,05 kg de linguiça suína imprópria para o consumo humano em um açougue no Bairro Califórnia. A ação repressiva se deu durante operação conjunta de fiscais da Secretaria da Indústria, Comércio, Emprego e Renda e da Divisão de Vigilância Sanitária do Departamento de Vigilância da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
A fiscalização encontrou as carnes e os embutidos acondicionados, inapropriadamente, em bandejas e caixas plásticas de açougue estragadas, em de bandejas enferrujadas ou em embalagens plásticas sujas, com graves riscos para a saúde da população se acaso fossem consumidas. Por isso, todos os produtos foram apreendidos, retirados do açougue na carroceria de veículos utilitários da Secretaria Municipal de Saúde para serem incinerados.
Além disso, o proprietário do estabelecimento foi autuado e responderá processo administrativo com a aplicação de multas e retenção de alvará de funcionamento. Ele só poderá reabrir o açougue depois de cumprimento de medidas que lhe serão impostas pela Secretaria da Indústria e Comércio e Vigilância Sanitária, já que refrigeradores e freezers estão desligados e sem condições de armazenamento adequado dos alimentos. A câmara frigorífica também foi interditada.
SAC Móvel em Itabuna no período
de 12 de abril a 11 de maio
A unidade do SAC Móvel atenderá a população de Itabuna no período de 12 de abril a 11 de maio. Durante este período, será possível emitir RG, CPF, Antecedentes Criminais, além do serviço da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Os atendimentos devem ser agendados pelo aplicativo SAC Digital (disponível nas lojas IOS e Play Store) ou pelo site oficial.
A vinda da carreta do SAC Móvel é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda e o Governo da Bahia. O veículo ficará estacionado na Praça do Cacau, avenida Aziz Maron, próximo a shopping.
O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, lembra que o atendimento à população será em regime especial, realizado, ou seja, 100% por meio de agendamento através do aplicativo SAC Digital.
Segundo ele, “basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível, seguindo o passo a passo para cadastramento”, explica o secretário. O superintendente de Emprego e Renda, Marcos Kiko, reforça que o atendimento só será realizado exclusivamente para quem fizer o agendamento prévio. “Não haverá atendimento espontâneo”, alerta.
“Por isso, não adianta a pessoa se deslocar para o local onde estará a carreta sem agendar dia e horário. Não conseguirá atendimento. Neste momento de pandemia, este é um dos critérios adotados para se ter controle sobre a quantidade de pessoas para atendimentos diários”, alerta Marcos Kiko.
Ele explica que para fazer a carteira de identidade (RG), o interessado deve levar duas fotos recentes 3x4, com fundo branco ou cinza, impressas. Quando a pessoa fizer o agendamento, pode consultar as demais informações.
Boletim Covid-19 – 18.03.2021
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
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