terça-feira, 27 de abril de 2021

Rússia vê motivação política na decisão da Anvisa de barrar a vacina Suputinik V

Apesar disso, o porta-voz de Putin garante que a Rússia fornecerá dados cobrados


Do - Diário do Poder - O Fundo Russo para Investimento Direto (RDIF), responsável pelas negociações para fornecimento da vacina Sputinik V ao exterior, apontou motivação política na decisão da agência reguladora Anvisa de recusar autorização para o Brasil importar o imunizante. A informação é do RT, canal russo de notícias, em seu site.

“Infelizmente, a demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em aprovar a autorização para importação e uso da vacina Sputnik V no país é de natureza política e nada tem a ver com acesso a informações. Sobre a vacina ou ciência “, eles sublinham de RDIF na conta oficial da vacina no Twitter.

Apesar disso, Dmitri Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira (27) que a Rússia continuará mantendo contatos com o Brasil sobre sua vacina e, se necessário, fornecerá informações adicionais à agência reguladora Anvisa.

“Os contatos continuarão. Se não houver dados suficientes, eles serão fornecidos, não haverá dúvidas”, enfatizou Peskov.

Em declarações aos jornalistas, o porta-voz lembrou que o Fundo Russo  está encarregado de conduzir as negociações sobre o fornecimento de vacinas no exterior e é responsável por “atender à enorme demanda global pelo Sputnik V.”

A Anvisa decidiu nesta segunda-feira contra a importação do Sputnik V para o Brasil, alegando falta de informações que garantam a segurança, qualidade e eficácia do medicamento.

Às vésperas da discussão, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) aprovou o lançamento comercial da vacina, por considerá-la “segura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Presidente do Irã morre em queda de helicóptero

Não houve sobreviventes na queda do helicóptero em que morreu presidente do Irã Ebrahim Raisi (Fotos: Ali Sharitzadeh/IRNA e Reprodução Agên...