sexta-feira, 30 de abril de 2021

CONTABILIDADE E IMPOSTO DE RENDA FORAM TEMA DE PALESTRA NO ROTARY CLUB DE ITABUNA


“O importante papel do contador e esclarecimentos de dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda 2021” foi o tema de palestra realizada durante a última reunião do Rotary Club de Itabuna que ocorreu virtualmente na noite de terça-feira, 27 de abril. Dois dias após a comemoração do dia da contabilidade, que ocorreu no domingo (25), o tema foi explorado pelos rotarianos Otônio Guimarães Alves e Welington Menezes Ferraz. Os contadores, que são sócios na empresa Ferraz Guimarães Contabilidade, atuam na área há mais de 40 anos.

A primeira parte da apresentação, com a participação de Ferraz, abordou as atividades do contador, esclarecendo sobre funções desenvolvidas por esses profissionais tais como administrar o pagamento de tributos, fazer demonstrações contábeis, etc. de empresas e pessoas físicas. De acordo com o palestrante, a profissão é regulamentada desde 1946, a partir da criação do Conselho Federal de Contabilidade bem como dos Conselhos Regionais, que dão conta de reger a atividade. Acrescentou ainda sobre a importância do profissional no dia a dia. “Todos já necessitaram pelo menos uma vez de um contador por perto. Fazendo um paralelo, assim como um médico cuida de pessoas, o contador cuida de empresas e do patrimônio das pessoas”, exemplificou.

Guimarães, por sua vez, explicou aos presentes a respeito da Declaração de Imposto de Renda 2021 de maneira bastante didática em segundo momento da apresentação, que incluiu esclarecimentos às dúvidas dos companheiros. O procedimento existe desde 1922 e consiste na declaração de ajuste anual de determinada pessoa ou empresa a fim de apurar possíveis despesas ou receitas ocorridas dentro do intervalo de um ano. “Esse ano, o prazo determinado ficou em 31 de maio, conforme ato da Receita Federal, enquanto aguarda deliberação de prorrogação ainda em tramitação no Congresso Nacional”, revelou o contador.

O ponto alto da noite foi a exibição de um vídeo divulgado por funcionário da Receita Federal que orienta sobre como o imposto pode ser utilizado de forma a ajudar instituições que cuidam de crianças e idosos. Uma verdadeira e surpreendente atitude solidária que consiste no repasse de parte do valor do Imposto de Renda para doação sem causar prejuízo ao contribuinte e que infelizmente não é de amplo conhecimento público. “Além desse dinheiro não sair do bolso do contribuinte, ainda diminui o valor do imposto. A colaboração poderá retornar de duas formas: ou como parte do valor que é restituído ou como desconto no pagamento do imposto devido”, explicou Guimarães. Segundo ele, o recurso é destinado ao fundo do idoso ou criança do município que o contribuinte escolher e as doações podem ser feitas até 31 de maio. No caso de Itabuna, onde não existe fundo de amparo ao idoso, apenas crianças e adolescentes são beneficiados.

A partir da importante informação divulgada, o debate se voltou para a necessidade de disseminar a iniciativa para que mais pessoas colaborem. “É preciso estimular essa conscientização dos contribuintes, essa é uma forma muito boa de ajudar as entidades. Precisamos divulgar isso, todo mundo precisa saber, todos podem colaborar”, acrescentou a rotariana Adriana Mozer. Houve ainda a contribuição do juiz aposentado e advogado Marcos Bandeira. O rotariano lembrou que o direito do idoso, assim como da criança e adolescente, deve ser efetivo, que a existência do conselho voltado às pessoas da terceira idade deve ser concretizada e externalizou sua preocupação com a causa, convidando os companheiros a pleitear a criação de um conselho do idoso em Itabuna, que é uma necessidade. Manifestando-se em resposta ao chamado, os membros do clube comprometeram-se a se articularem junto ao poder público no sentido de viabilizar essa instalação.

O vice-presidente do clube no ano rotário 2020-21, Antônio Luís Coelho, que na ocasião conduziu a reunião, parabenizando aos companheiros pela brilhante palestra e agradeceu a participação de todos, destacando àqueles que acrescentaram à discussão. Ascom/Rotary


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

EX-MINISTRO DE BOLSONARO, JOÃO ROMA NESTE SÁBADO EM ITABUNA

O GRANDE ENCONTRO SERÁ AS 9H, NA CÂMARA DE VEREADORES DE ITABUNA  Aqui, lugar do grande encontro João Roma e Chico França  O presidente do P...