sábado, 22 de maio de 2021

Projeto Bahia Produtiva é avaliado como altamente satisfatório pelo Banco Mundial

Mais uma vez o projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, foi avaliado positivamente pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial), cofinanciador do projeto. Durante esta semana, de segunda-feira (17) a sexta-feira (21), representantes do projeto e do Banco estiveram reunidos na 14ª Missão de Implementação e Supervisão.  



O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Somente em ações para aumentar a inclusão produtiva e o acesso ao mercado dos agricultores familiares e outras populações tradicionais, já foram investidos R$ 572.4 milhões, beneficiando 42.293 famílias, com 1264 ações em diversos sistemas produtivos.  

Para levar água e saneamento, com execução da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), órgão vinculado à Secretaria da de Infraestrutura Hídrica Hídrica (SIHS), já foram concluídas 9.307 ligações de água. A meta é alcançar 23.000 novas ligações até dezembro de 2022, beneficiando 95 mil pessoas.  

A especialista sênior em Desenvolvimento Rural, do Banco Mundial, Fátima Amazonas, declarou que o resultado da Missão foi satisfatório: “Uma missão bastante importante e nós estamos bastante felizes e animados com tudo que está sendo feito. Um trabalho coletivo, altamente satisfatório. Em conjunto com a equipe do projeto, lançamos desafios e somos sempre surpreendidos positivamente. A expectativa é que possamos concluir as ações antes do fim do projeto, em dezembro de 2022”.  

Segundo o secretário da SDR, Josias Gomes, o Bahia Produtiva está sendo um dos investimentos mais bem-sucedidos da agricultura familiar baiana, com uma diversidade de ações nos 27 Territórios de Identidade do Estado: “Em sua execução exemplar, está proporcionando ganhos de produtividade, produção, aumento de renda, diminuição do êxodo rural. Investimentos ocorrem de todas as formas”.  

Foi apresentado o balanço das ações de comunicação e promoção dos empreendimentos e produtos da agricultura familiar, as ações da Plataforma de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN, a execução dos editais socioambientais, as ações de salvaguardas sociais e ambientais, avaliação do desempenho do aplicativo SOL, entre outras estratégias do projeto. A programação contou com visitas virtuais a organizações produtivas apoiadas.  

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explicou que as Missões ajudam na elaboração e compartilhamento de novas ideias: “Vamos absorvendo sugestões, e formando o nosso projeto. Entre todas metodologias, estamos conseguindo impactar na qualidade de vida das pessoas, chegando, por exemplo, em comunidade indígenas e quilombolas, em boa proporção, alcançando comunidades nunca alcançadas, levando melhorias, renda e qualidade de vida para milhares de famílias do campo”.  

O coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, enfatizou que foi uma semana intensa de trabalho, mas, ao mesmo tempo, de muito aprendizado: “Foram cinco visitas virtuais, que abrangeram todos os componentes do projeto, inclusão produtiva, água e saneamento, desenvolvimento institucional. Percebemos que avançamos e melhoramos nossa performance, e graças a esse apoio do Banco, que tem o papel não só de financiar, mas de apoiar nossas ações”.  



Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...