segunda-feira, 17 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO


Secretaria de Saúde discute vacinação da categoria com o Sindicato dos Comerciários

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 17, com diretores e membros do Sindicato dos Comerciários de Itabuna para tratar da vacinação dos trabalhadores do comércio contra o novo coronavírus. Além disso, discutiu sobre a fiscalização de estabelecimentos em que há grande circulação de pessoas, a exemplo dos supermercados, lojas de departamentos e atacados.

A pauta trouxe a discussão acerca da inclusão da categoria no cronograma de vacinação, uma reivindicação antiga. Comerciários que trabalham com saúde, a exemplo dos farmacêuticos há tempos desejam se imunizar contra a Covid-19, já que a categoria se encaixa no perfil de “demais trabalhadores da saúde” segundo a resolução publicada pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) no âmbito do Governo da Bahia.

A secretária de Saúde, Lívia Mendes, pontuou: “Cada município tem particularidades. Não há como fazer comparações entre municípios com número de pessoas de público-alvo distintos e doses enviadas também em quantidade diferentes. Foi enviado ofício ao Governo do Estado para que sejam disponibilizadas mais 1.500 doses para atender também estes profissionais. Estamos aguardando a resposta e disponibilidade da Sesab”.

Ainda nesta semana, a secretária de Saúde vai se reunir com a coordenadora da Rede de Frios, Camila Brito, para avaliar as demandas de acordo com o repasse estadual, seguindo a prioridade conforme a mais atual resolução da CIB.

No que diz respeito aos supermercados, esses trabalhadores não estão listados como prioridade no Plano Nacional de Operacionalização (PNO). Mas, vale ressaltar que as ações de prevenção da disseminação são tão importantes quanto a vacina. Além disso, o Departamento de Vigilância da Saúde já tem atuado em fiscalizações toda semana. Estes patrulhamentos serão intensificados, pois há fortes denúncias dos descumprimentos de protocolos contra à Covid-19 nestes estabelecimentos, principalmente os de menor porte, como os situados nos bairros.

Na reunião, estiveram presentes a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, a vereadora Wilmacy Oliveira, o comerciário e membro do Conselho Municipal de Saúde, Nivaldo Fagundes, o diretor Jairo Araújo e a vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Amanda Santos.

______________________________

Prefeitura de Itabuna intensifica ações de limpeza, remove entulhos e alerta a população8

A Prefeitura intensificou os serviços de poda de árvores, roçagem em áreas de parques e jardins, retirada de entulhos, principalmente em pontos viciados em bairros e até em áreas centrais, e fez a pintura de meios-fios nas ruas e avenidas de Itabuna. Para se ter ideia, apenas no sábado, dia 16, foram retiradas 56 toneladas de entulho na área do Bairro Corbiniano Freire.

Nesta segunda-feira, as equipes do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo estiveram atuando nos condomínios residenciais Pedro Fontes I e II, onde fizeram a limpeza daquela área.

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pelegrini, na semana passada, toneladas de entulhos foram removidas dos bairros Santo Antônio, Corbiniano Freire e Califórnia. Os operários também fizeram a poda de árvores e capinagem em diversas ruas, praças e jardins.

Lázaro informou que esse tipo de serviço é permanente e acontece também em unidades de saúde, escolas, viadutos, canais, campinhos de futebol e em terrenos baldios. “Temos fiscais atuando em toda a cidade que, ao identificar pontos de entulho ou lixo, fazem comunicados e nossa equipe entra em ação para a limpeza e remoção do lixo e entulhos”, disse o diretor.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública lembra que a Prefeitura tem trabalhado para garantir uma cidade limpa, organizada e bonita. Ele destaca que é importante a colaboração da população, a exemplo de não jogar lixo ou entulhos nas ruas, terrenos baldios ou em praças e também em canais de macrodrenagem.

“A comunidade ainda pode continuar contribuindo para que a cidade permaneça limpa e higienizada, denunciando os locais onde existem entulhos ou lixo”, reforça o diretor. Lázaro acrescenta que as denúncias podem ser feitas pelo telefone do Departamento de Limpeza Pública é (73) 3612–9825 e funciona das 8 e 14 horas.

_______________________________

FICC lança plataforma para cadastramento de artistas e profissionais do turismo


Artistas atuantes na cidade já podem acessar o Cadastro de Cultura e Turismo de Itabuna (CADCULTI). A plataforma tem o objetivo de mapear os profissionais que atuam nestes segmentos e foi lançada nesta segunda-feira, 17, pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

O presidente da FICC, Aldo Rebouças, disse que o cadastro foi dividido em 10 categorias, dentre as quais Artes Cênicas – Dança, Circo e Teatro, Música, Artes Visuais, Humanidades, Audiovisual, Turismo, etc.

O incentivo à classe artísticas dedicadas ao turismo vai acontecer em três etapas: cadastro, lançamento de edital, e quantificação dos grupos. “Depois disso, será avaliado um auxílio financeiro, o fomento e a qualificação dessas categorias”, explicou Rebouças.

“É um projeto inovador na Bahia é uma marca do compromisso do prefeito Augusto Castro com a classe artística e os demais atores ligados ao turismo”, acrescenta o presidente da FICC.

O cadastro pode ser pelo site oficial do CADCULTI, disponibilizado no cadculti.ficc.com.br. O acesso pode ser feito também através do site (http://ficc.com.br/) e rede social da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (instagram: @ficcoficial).

Para auxiliar no processo de cadastramento, dois locais estão à disposição dos interessados nos próximos dias, sendo os locais: Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, no Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro Conceição, de segunda a sexta, das 8 às 14 horas; e um estande no Shopping Jequitibá, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas.

Além disso, a FICC coloca à disposição das pessoas um contato para esclarecer eventuais dúvidas: o número (73) 99862-1338, que também é whatsapp, com atendimento de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

_______________________________


Continua o cadastramento de famílias em Itabuna no âmbito do Previne Brasil

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Prefeitura de Itabuna continuam atuando nos mutirões para o cadastramento de famílias de todas as classes sociais para atender à formalização do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde. O trabalho integra o cronograma executado pela Secretaria Municipal de Saúde para atingir 100 por cento de cobertura dos habitantes do município.

Por meio do cadastramento das famílias, a população tem acesso aos serviços à atenção primária nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, bem como aos diversos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo das vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica e ao Centro de Saúde do Trabalhador (Cerest).

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, por exemplo, é responsável pela distribuição das vacinas. Por isso, a relevância para que haja a conscientização da população quanto ao cadastramento, como sinaliza a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários (PACS), Margarida Amorim. “Os mutirões de cadastro são a porta de entrada para o atendimento e prestação dos serviços das vigilâncias e da atenção básica,” explica.

Por meio da gestão participativa, o Departamento da Atenção Básica de Saúde (DAB) implantou o Grupo de Gerenciamento Estratégico (GCE), formado pelos 377 Agentes Comunitários ativos, que representam 44 equipes.

O objetivo, como afirma a Supervisora do DAB, enfermeira Alessandra Lopes, “é discutir estratégias de ações efetivas para reorganização do território, assegurando à população diretrizes da Vigilância à Saúde”.

A partir deste ano, o Ministério Saúde adotou como critério para repassar recursos às prefeituras o número máximo de usuários cadastrados na Atenção Primária à Saúde. A maioria da população usa o Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a necessidade de que todos cooperem.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), determinou que os mutirões sejam realizados em toda a cidade para que a meta seja alcançada até o mês de agosto.

A Secretaria de Saúde tem enviado comunicado aos síndicos e agentes de portaria para que facilitem o acesso das equipes para que o cadastramento seja efetuado de forma integral. Em algumas situações, muitas famílias se recusam a receber os Agentes Comunitários de Saúde que portam crachás de identificação e fardamento.

_______________________________


Secretaria Municipal de Saúde esclarece comorbidades prioritárias para vacinação Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Rede de Frios esclarece quais são as doenças consideradas comorbidades e tidas como prioridades na vacinação contra a Covid-19, conforme documento publicado pelo Governo do Estado. Esta semana, a vacinação para este grupo, contempla a faixa etária a partir dos 40 anos.

De acordo com a RESOLUÇÃO CIB Nº 082/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no âmbito do governo estadual, são listadas pelo menos 24 doenças consideradas comorbidades e prioridades para aplicação da vacina contra a Covid-19.

Entre elas, pacientes com doença renal crônica (estágio 3), pacientes em tratamento de hemodiálise, portadores de síndrome de Down, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, imunossuprimidos – como portadores de HIV, insuficiência cardíaca (IC), hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas (cardiopatia isquêmica, pós infarto agudo do miocárdio), diabetes mellitus, obesidade mórbida, hipertensão arterial (HAR), anemia falciforme, entre outras.

Para que o paciente tenha acesso ao documento comprobatório de doença caracterizada como comorbidade, poderá ser utilizado, segundo ofício enviado pela Rede de Frios, “o cadastro já existente da sua unidade de referência, como comprovante que este faz acompanhamento da referida condição de saúde, a exemplo dos programas de acompanhamento de diabéticos”, para os indivíduos que fazem acompanhamento pelo SUS.

Entretanto, aqueles que não obtiverem cadastro na Rede de Atenção Básica “deverão apresentar um comprovante que demonstre pertencer a um dos segmentos contemplados no grupo de comorbidades, atendendo às definições do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), podendo ser utilizados: Laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, CPF ou CNS do usuário assinado e carimbado, em versão original.”

Para comprovação de portadores de deficiência, serão aceitos qualquer documento comprobatório, desde que em atendimento ao conceito de deficiência permanente adotado pelo PNO. Neste sentido, são considerados documentos comprobatórios de deficiência: o laudo médico que indique a deficiência, cartões de gratuidade no transporte público que indique a condição de deficiência, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Na vacinação, estes pacientes com prioridades devem apresentar, além dos documentos comprobatórios, a carteira de identidade (RG) e o Cartão SUS. O relatório médico precisa estar atualizado em até seis meses e com o CID. Para acessar o documento na íntegra em que constam as doenças consideradas comorbidades e na lista da documentação necessária, basta seguir o endereço virtual da resolução por meio do link: http://www5.saude.ba.gov.br/portalcib/images/arquivos/Resolucoes/2021/RES
_CIB_064_2021.pdf

_______________________________

Prefeitura vai apoiar campanha promocional de São João da CDL  de Itabuna

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), recebeu hoje, dia 17, um grupo de representantes do comércio em audiência no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves. Na oportunidade, os líderes empresariais fizeram a apresentação da campanha promocional de vendas tríplice da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que começou com o Dia das Mães, e segue com o Dia dos Namorados e o São João.

Durante o encontro, Augusto  Castro e o vice-prefeito Enderson Guinho garantiram  o apoio do município à campanha, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania ( FICC).  “Esse é o momento de estimular o comércio”, destacou o prefeito.

Itabuna é um polo comercial e de serviços que atrai consumidores de mais de 25 municípios circunvizinhos que, juntos, têm população equivalente a mais de 1,5 milhão de pessoas. “A campanha é uma boa oportunidade para recuperar os negócios e mais uma alternativa de fomento de nossa economia”, avaliou o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda,  Ricardo Xavier.

A campanha promocional de vendas do São João é realizada há 60 anos em Itabuna. Ultimamente,  passou a  unir as  duas  datas comemorativas  de maio (Dia das Mães) e junho (Dia dos Namorados)  para alavancar  vendas, atrair consumidores  e movimentar a economia .

Neste ano, por exemplo, o Dia das Mães teve bons resultados com uma alta de 3% nas vendas em relação a  2019”,comemorou o presidente da CDL, Carlos Veloso Leahy. Ele disse ainda que ao todo serão distribuídos R$ 50 mil em vale-compras sorteados até o final de junho no estande que  já está montado na Praça Adami, centro de Itabuna.

A reunião contou com a presença dos  presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Sérgio Velanes, do Sindicato do Comércio Atacadista  e Varejista ( Sindcom), Rolemberg Macedo, do Rotary Club,  Marcos Vinícius Rodrigues, além do publicitário Rui Carvalho, da agência  de publicidade que desenvolveu a campanha promocional.

Na  oportunidade,  Augusto Castro falou  aos participantes da reunião sobre  o desenvolvimento de Itabuna e dos projetos licitados pela Prefeitura de Itabuna  melhoria  das praças públicas no centro e bairros da cidade. “Licitamos R$ 7 milhões para recuperar inicialmente 14  praças e jardim”,  afirmou o prefeito, que  reforçou  a importância de a  cidade  alavancar o comércio e requalificar a infraestrutura urbana.
_______________________________

Boletim Covid-19 – 17.05.2021


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 28.596 casos de pacientes curados, 29. 732 casos confirmados, sendo 615 casos ativos; 40 internados em UTI, 9 leitos disponíveis; 24 leitos clínicos, 42 leitos

disponíveis, e 521 óbitos.

Ascom/PMI



Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...