terça-feira, 18 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO

Centenas de pneus descartados irregularmente são recolhidos pelos Agentes de Endemias


A Divisão de Vigilância Epidemiológica e de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado ações de combate e controle de campo, a exemplo do recolhimento de pneus usados e descartados ilegalmente pelos donos de borracharias de Itabuna. A ação integra o trabalho rotineiro de prevenção de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus.

Na segunda-feira passada, dia 17,  Agentes de Combate às Endemias recolheram centenas de pneus descartados de forma irregular em canais, terrenos baldios, às margens de rodovias e estradas de chão e até em praças públicas. Os profissionais também fizeram o recolhimento em algumas borracharias, tendo alertado e orientado aos donos desses estabelecimentos para a necessidade de prevenção.

O agente de endemias Clodoaldo Santos de Oliveira, que supervisiona o trabalho das equipes, explicou que, quando expostos às chuvas, os pneus se tornam ambientes favoráveis para a proliferação de mosquitos, pelo fato de a fêmea do Aedes aegypti ali depositar os ovos. Ele reforça a importância da prevenção, destacando que é uma ferramenta importante para evitar que os números de casos da dengue e demais arboviroses aumentem e se tornem um problema maior para a população.  

A chefe  do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar  Santos Ribeiro, explicou que o trabalho de prevenção, combate e controle da proliferação do mosquito é uma rotina diária dos agentes. Ela disse que os donos de borracharias podem ajudar a Administração pública, evitando o descarte de pneus usados em canais ou terrenos baldios e até mesmo em áreas públicas.

Depois de recolhidos os pneus são levados para um ecoponto exclusivo do Departamento de  Vigilância da Saúde, situado no prolongamento da Rua Alício de Queiroz, no Bairro Santo Antônio. Neste local, uma empresa de reciclagem de pneumáticos faz o recolhimento final, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Itabuna.

Lucimar disse ainda que as pessoas também podem pedir a remoção de pneus ou materiais pneumáticos por meio do Disk Dengue, por meio do  telefone (73) 3612-8324. O expediente ao público é entre as 7h30min as 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Além disso, também pode se utilizar o número para fazer denúncias sobre pneus abandonados.  ⁸






Oficinas de capacitação de profissionais da Atenção  Básica

Enfermeiros, Nutricionistas e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão participando de oficinas de qualificação profissional promovidas pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna. Iniciadas, ontem dia 17, as atividades também têm como objetivo prestar esclarecimentos.

Além disso, visam o mapeamento e a territorialização do município para que a população tenha acesso amplo aos serviços da Atenção Primária, em especial as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

A Supervisora da Atenção Básica, enfermeira Alessandra Lopes, destaca a importância dessas oficinas como relevantes para que os Agentes Comunitários de Saúde tenham total orientação e apoio por parte das Unidades de Atenção Primária, bem como os enfermeiros, nutricionistas e a equipe de profissionais para uma melhor atuação cobrindo em todo o município.

A coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACs), enfermeira Margarida Amorim, evidencia o objetivo dessas ações como “essenciais para o trabalho direto dos Agente Comunitários de Saúde como a população, pois, eles são os responsáveis por fazer esse elo com o sistema de saúde”. As oficinas acontecem de até o próximo dia 25, na UniFTC.

CADASTRAMENTO DE FAMÍLIAS
Em paralelo, estão acontecendo mutirões de cadastramento das famílias de todas as classes sociais em diversos bairros no âmbito do Programa Previne Brasil, seguindo o agendamento do PACs nos bairros e condomínios residenciais. Nesta semana, as ações acontecem no Bairro Góes Calmon em condomínios que foram previamente avisados pela coordenação do PACs.

A coordenadora Margarida Amorim explica que o cadastramento das famílias é a porta de entrada para o acesso aos serviços da Atenção Primária. Por isso, é necessária a conscientização das pessoas para que haja adesão e participação. Ao todo são 44 equipes integradas por 377 Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros.



Ascom/PMI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...