sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Uesc promove Concurso Escolar de Fotografias do Dia da Árvore

Categoria Imagem Digital Amadora

 

O projeto Horto Florestal, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), promove o II Concurso Escolar de Fotografias do Dia da Árvore, Categoria Imagem Digital Amadora, com o tema “A minha árvore preferida”. O objetivo da competição, aberta pelo Edital Uesc nº 124/2023, é despertar a atenção dos jovens para a importância das árvores nas nossas vidas e estimular a curiosidade acerca da biodiversidade vegetal.

 

O concurso, realizado sob a coordenação dos professores Delmira da Costa Silva, José Walter Gaspar, Larissa Corrêa do Bomfim Costa, Luiz Alberto Mattos Silva e Marcial Cotes, com o apoio de discentes do curso de Ciências Biológicas, é aberto a instituições públicas de ensino da Educação Básica, do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ilhéus e cidades circunvizinhas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por um professor responsável até o dia 20 de agosto de 2023. Cada estudante poderá concorrer com uma única fotografia original de sua própria autoria. Cada escola pode concorrer com quantos discentes tiverem interesse em participar.

 

As dez melhores fotografias selecionadas pelo júri serão publicadas no Instagram @hortoflorestaluescA fotografia que for eleita como vencedora dará direito ao estudante autor, seu professor e a sua turma (número máximo de 40 pessoas) a realizar uma visita à Uesc, no Dia da Árvore, para percorrer a trilha interpretativa conduzida no Horto Florestal e fazer o plantio de uma espécie arbórea nativa da Mata Atlântica no mesmo local. O transporte será patrocinado pela Uesc/Proex/Projeto de Extensão Trilha Interpretativa da Matinha da Uesc, responsável pela ação.

 

A coordenadora Larissa Corrêa destaca a necessidade de incentivo a campanhas de plantio associadas à educação ambiental: “o dia em que uma criança aprende a plantar uma árvore ficará registrado eternamente na sua memória. A criação deste vínculo afetivo formará indivíduos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com as questões ambientais. Ensinar crianças a plantar árvores pode ajudar a mudar o mundo”.

 

Dia da Árvore

Comemorada no dia 21 de setembro, a data antecede o início da primavera no Hemisfério Sul. No Brasil, cada região escolheu uma árvore típica como símbolo: a região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-oeste, o ipê-amarelo, a Sudeste, o pau-brasil e a região Sul, o pinheiro-do-paraná, e o próprio nome do país foi originado de uma árvore.

 

Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta. Além da sua beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas ajudam a diminuir a temperatura, fornecem sombra, melhoram a umidade do ar, evitam erosões, formam barreiras contra o vento, além de servir de moradia e alimento para várias espécies de animais. Economicamente, as árvores também possuem importância na produção de madeira, frutos, flores e matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e uma infinidade de outros produtos.

 

Mais informações sobre a ação e a premiação podem ser obtidas no edital.


Residencia de Comunicação

Uesc e Cepedi iniciam Residência em Tecnologia da Informação e da Comunicação

A iniciativa promove espaço de diálogo sobre TIC18 e o mercado de trabalho

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) promoveram, nesta quarta-feira (16), no Auditório Jorge Amado, no campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, a aula inaugural do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC18) para a primeira turma de alunos.

 

A iniciativa visa promover um espaço de diálogo sobre o tema TIC18 e o mercado de trabalho, de forma que os jovens possam aproximar-se ainda mais do universo que vem mudando o cenário das diferentes organizações pelo Brasil, a Tecnologia. O projeto é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

 

A aula inaugural com o tema foi “Impactos da Tecnologia nas Desigualdades no Mercado de Trabalho”, foi ministrada pelo reitor da Uesc e presidente do Conselho de Administração do Cepedi, Alessandro Fernandes. A solenidade na contou com a presença do diretor do Cepedi, professor, Jose Alfredo Tavares; do presidente da Softex, Ruben Delgado; o pró-reitor de Extensão da Uesc, Cristiano Bahia; do presidente do Sindicato das Industrias de Eletroeletrônicas de Ilhéus (Sinec), Silvio Comin; e do diretor do Departamento das Engenharias e Ciência da Computação da Uesc, Aprígio Bezerra.

 

Residência de Software que ocorrerá durante 18 meses, onde os cursistas irão mesclar sua atuação entre as palestras e oficinas do curso e a aplicação direta em projetos simulados (fase inicial), desafios tecnológicos e em projetos desenvolvidos no Cepedi (fase final do curso). Durante essa capacitação, os residentes irão trabalhar conceitos de Engenharia de Software, Análise de Sistemas de Informação e Programação com as linguagens Java, Python e .Net associadas aos respectivos frameworks utilizados no Cepedi e de interesse deste instituto. Ao final do curso, espera-se que os residentes estejam aptos à ingressar em equipes de desenvolvimento de software que trabalham com as linguagens e tecnologias abordadas durante a capacitação.

 

“Um aspecto relevante do projeto é o formato do curso. Seguindo a abordagem do aprendizado prático, os residentes estarão imersos em tecnologias recentes e relevantes tanto teoricamente, durante as sessões de treinamento, quanto na prática, nos laboratórios de projetos do Cepedi. Nestes laboratórios, os residentes irão concretizar os conhecimentos adquiridos em projetos-piloto desenvolvidos em colaboração com o Centro de pesquisa, atuando como Analistas e Desenvolvedores. Em relação às tecnologias abordadas pelo projeto, incluem-se Java, Python e a plataforma .Net, escolhidas por serem amplamente requisitadas para vagas de emprego na área de TI no Brasil atualmente,” explica do professor José Alfredo.

 

Das 100 vagas disponibilizadas, 87 foram preenchidas.  O curso é presencial e oferece aos alunos uma bolsa mensal, no valor de R$ 1.800,00 para graduados, e R$ 1.100,00 para egressos de ensino técnico e graduandos. Essa ajuda financeira visa proporcionar um ambiente propício ao aprendizado, permitindo que os estudantes se dediquem integralmente ao desenvolvimento de suas habilidades em Desenvolvimento de Software, Destacou o presidente da Softex, agradecendo a Uesc por proporcionar esse avanço aos jovens e o incremento econômico ao município de Ilhéus.

 

O reitor da Uesc e presidente do Cepedi Alessandro Fernandes destacou o desempenho que as TIC desempenham na sociedade atual, abordando desde os problemas cotidianos, até a realização de cirurgias remotas, onde o cirurgião não necessita estar fisicamente presente. Isso justifica a necessidade de formar desenvolvedores altamente qualificados nas tecnologias mais atuais, uma vez que as instituições de ensino não estão conseguindo suprir a demanda do mercado. Além da insuficiência em quantidade, as instituições de ensino superior e técnico também enfrentam dificuldades em oferecer componentes curriculares que abordem tecnologias de ponta, devido à natureza de seus currículos de longo prazo e às limitações de atualização frequente. Destacando a necessidade de profissionais atentos e voltados para as necessidades da população 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente

Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações As chuvas torre...