quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Trote Solidário: calouros de Medicina realizam doação de sangue em ato generoso


Estudantes do novo semestre do curso de Medicina realizaram o ato que pode salvar diversas vidas, na manhã desta quinta-feira.

 

O foco é salvar vidas! Nada melhor do que iniciar a vida acadêmica através de um trote solidário. A turma de calouros do curso de Medicina da Faculdade de Excelência - Unex Itabuna, participou na manhã desta quinta-feira (17), do trote universitário. A ação aconteceu no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia e com certeza foi um momento marcante para todos que participaram.

 

A iniciativa contou com a participação da psicóloga Cira Vieira, que leciona a disciplina Psicologia Médica, e faz parte do Núcleo de Assistência Psicopedagógica – NAP da Unex Itabuna. “Na nossa ação de hoje, estamos reforçando a importância do ato de doar sangue. O trote solidário de doação de sangue é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço, incentivando a doação de sangue como forma de ajudar o próximo e salvar vidas”, justificou a docente que fez questão de também ser uma das doadoras.

 

Os jovens estudantes praticaram um ato simples, seguro e muito importante, que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A contribuição feita por cada aluno pode ajudar a salvar até quatro vidas e, de acordo com a direção do banco de sangue, o trote solidário é uma feliz ideia, pois leva até lá novos doadores para repor a baixa quantidade de bolsas em estoque. Infelizmente, hospitais e bancos de sangue enfrentam dificuldades para manter seus estoques em níveis adequados, prejudicando o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões.

 

O futuro médico Guilherme Jesus Góis, de 21 anos, estava entre os calouros e falou da importância da atitude nobre para ajudar a quem precisa. “É uma proposta muito interessante da faculdade, pois além de estar estudando Medicina para promover a saúde, estamos contribuindo com esse processo desde o início. Já começamos o curso dentro desse contexto, colaborando para salvar vidas”, avaliou.

 

A doação de sangue também traz benefícios para a própria saúde, como a renovação do estoque de células sanguíneas e a redução do risco de doenças cardíacas. O trote solidário de doação de sangue é uma iniciativa que merece ser incentivada e valorizada.

Ascom/Visão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...