quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Fernando Gomes diz que sucesso de projetos da Ceplac colocam a Bahia no topo nacional



O prefeito Fernando Gomes destacou a importante atuação da Ceplac, ao comentar sobre os resultados da alta produtividade do cacau e da apicultura, em especial a produção do cacau fino, o que tem colocado a Bahia em destaque nacional.  A produção de leite pelos pecuaristas com o incentivo da instituição também merece atenção especial, na opinião do prefeito. “Essa atuação mostra o comprometimento da instituição que se preocupa e trabalha para o desenvolvimento social e econômico, que termina por beneficiar grande parcela da população regional”, destacou.

O prefeito também ressaltou o trabalho dos dirigentes, dos pesquisadores e extensionistas “que juntos conseguem tocar com sucesso, a exemplo dos novos clones lançados no mês passado, quando a Ceplac comemorou o Dia Internacional do Cacau (18 de setembro)”, lembrou o prefeito.

Em seu comentário, o prefeito citou, por exemplo, o diretor Regional, Carlos Alexandre Brandão, responsável pelo investimento no capital humano, em especial com os pesquisadores e extensionistas “que trabalham com novo ânimo, o que mostra, inegavelmente, o espírito de liderança empreendido pela direção regional”. Por outro lado, o diretor geral, Juvenal Maynard disse que a Ceplac desenvolve muitos dos projetos graças a importante parceria com município que tem beneficiado a agricultura regional.
Para confirmar a parceria, o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna, Jorge Vasconcelos, ao participar das comemorações do Dia Internacional do Cacau, disse que, a partir do próximo ano, o prefeito Fernando Gomes garantiu mobilizar a classe política para que as ações da Ceplac sejam ampliadas e se estendam a um maior número de produtores regionais.

O diretor do Departamento de Agricultura da prefeitura de Itabuna, Erlon Botelho, que participou da programação, informou que o Dia Internacional do Cacau é um dos mais importantes eventos do calendário comemorativo da Ceplac, cujo objetivo principal é difundir para os produtores e demais participantes da cadeia produtiva do cacau novas informações tecnológicas que proporcionem o aumento da produtividade sustentável da lavoura cacaueira e a verticalização da produção.

“Durante a programação, a Ceplac mostrou em destaque a apresentação de projetos exitosos, o lançamento de clones, além de prestar homenagens a produtores e técnicos que se destacaram na realização das suas atividades e contribuíram para o desenvolvimento da cultura do cacau”, concluiu o diretor de Agricultura de Itabuna.
Ascom
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...