quinta-feira, 19 de maio de 2022

ITABUNA EM FOCO:

 Prefeitura programa passeio ciclístico na Semana do Meio Ambiente 


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) programou o 4º Passeio Ciclístico, para o dia  4 de junho. O evento, que integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente 2022, aberto à participação de qualquer pessoa, tem como objetivos principais mobilizar e sensibilizar a comunidade para a preservação e conservação dos recursos naturais e cuidados com o meio ambiente. 

A data e detalhes do Passeio Ciclístico foram definidos durante encontro na tarde de quinta-feira, dia 18, do titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, e de representantes de oito grupos de pedalistas dentre os 11 que atuam em Itabuna. Ficou acertado que o percurso será de 14 quilômetros, com concentração, saída e chegada na Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade em comemoração ao Dia do Meio Ambiente que transcorre no dia 5 de junho.

Segundo o secretário, o 4º Passeio Ciclístico na Semana do Meio Ambiente tem uma relevância muito significativa, considerando que os “pedalistas” têm como um dos  principais focos de sua prática esportiva o respeito e a preservação dos recursos naturais. “Portanto, é neste contexto que buscamos estreitar a nossa parceria com o este segmento esportivo para tornar mais evidente o nosso objetivo de conscientizar a população itabunense para a importância e urgência de adotarmos práticas e cuidados com o meio ambiente”, destacou Moacir Lima.

O secretário disse ainda que a SEAGRIMA vai disponibilizar toda infraestrutura para os participantes do Passeio Ciclístico, a exemplo de dois pontos de apoio para distribuição de água e frutas, além de carro de som. Durante o percurso, os ciclistas contarão com o apoio dos agentes municipais das secretarias municipais de Transporte e Trânsito (SETTRAN) e da Secretaria Segurança e Ordem Pública (SESOP). também será distribuído  aos participantes 150 mudas de  Ipê Amarelo de Jardim pela SEAGRIMA.

Secretaria de Promoção Social mantém calendário ativo do pagamento do “Aluguel Social”

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), desde janeiro deste ano mantém ativo o pagamento mensal do “Aluguel Social” para  551 famílias vítimas das chuvas que causaram a maior enchente já registrada no município no final de dezembro de 2021, um valor financeiro mensal de R$ 267.124,80. 

A ordem de pagamento do “aluguel social” passa por um trâmite legal e a lista para pagamento da quarta parcela foi encaminhada pelo setor financeiro da SEMPS para a Procuradoria da Fazenda, que a envia eletronicamente para crédito bancário diretamente para a conta cadastrada pelo beneficiário. 

“O pagamento do aluguel social segue depositado nas contas dos beneficiários, mensalmente, conforme decisão em Decreto estabelecida pelo prefeito Augusto Castro. As famílias continuam sendo assistidas com o benefício para garantir suas moradias pelo período de um ano”, lembrou a secretária da SEMPS, Andrea Castro. 

Vale destacar que o aluguel social foi ampliado pelo prefeito Augusto Castro para R$484,00 o equivalente a 40% do valor do salário-mínimo e será pago às famílias vítimas da enchente que perderam suas casas e se enquadram nos critérios sociais do benefício.

Prefeito Augusto Castro vistoria as obras de requalificação urbana na zona sul 

“Com estas obras, estamos assegurando mais dignidade, qualidade de vida e devolvendo orgulho pelo sentimento de pertencimento dos moradores das comunidades do Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro”. Assim o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), definiu a importância das obras de requalificação urbana que estão sendo executadas nestes três bairros localizados na zona sul da cidade.

Acompanhando o trabalho de pavimentação asfáltica executado pela construtora Mazza, na quarta-feira, dia 18, na Avenida Pedro Jorge, o prefeito destacou que as obras em andamento não se tratam de simples recuperação asfáltica das vias públicas.

“As intervenções vão impactar de maneira significativa na vida dos moradores e de todas as pessoas que circulam pela Avenida Pedro Jorge e áreas adjacentes, tornando o ambiente mais humano e melhorando a qualidade de vida da população”, sustentou.

Augusto destacou ainda que o projeto de requalificação urbana dos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro inclui a implantação de um moderno sistema de iluminação LED, que garantirá mais segurança para transeuntes e motoristas. 

O secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, disse que a obra segue no cronograma previsto e destacou a qualidade do asfalto utilizado, o quê, segundo ele, garantirá maior vida útil às vias. 


Morador da Avenida Pedro Jorge, Ricardo  Souza não esconde o contentamento com as obras e destacou o quanto são importantes para elevar a autoestima de quem reside  em áreas consideradas periféricas e sofre preconceitos e discriminações por conta disso. 

“Estamos imensamente felizes com a iniciativa do prefeito Augusto Castro de investir na melhoria das nossas comunidades. Nós, que moramos no gueto, sabemos o quanto isto significa para termos mais dignidade”, afirmou Ricardo. 

Para Jhon Oliveira, proprietário de uma marcenaria, na Avenida Pedro Jorge, a qualidade do material asfáltico utilizado na obra é impressionante. “Durante os oito anos que mantenho meu comércio aqui, ainda não tinha visto um trabalho tão bem feito como este de agora. Dá pra ver que o asfalto é de qualidade e vai durar um bom  tempo”,  opinou. 

Ascom/Prefeitura de Itabuna

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...