terça-feira, 17 de maio de 2022

ITABUNA EM FOCO:

 Prefeitura combate mosquito Aedes aegypti em mais dois bairros com bota-fora

O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itabuna divulgou novo boletim atualizado de casos notificados de arboviroses. Até o meio dia de hoje, dia 17, foram 1.846 casos, dos quais 1.055 de dengue, 111 de chikungunya e 10 de zika vírus  confirmados.

Para combater a proliferação das doenças, as equipes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de agentes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN),  atuarão em mais dois bairros, desta vez, da zona sul.
 
Nesta quarta-feira, dia 18, entre as 8 e 13 horas, o bairro contemplado será o Novo São Caetano enquanto na sexta-feira, dia 19, o Vila Anália. Por isso, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas devem fazer o bota-fora, que consiste na remoção de lixo, móveis velhos e utensílios que possam acumular água de quintais e terrenos para a porta de casa onde possam ser recolhidos pela Prefeitura.

Atualmente cinco “carros fumacê” são utilizados para atingir o maior número de residências e imóveis públicos da cidade, em cinco ciclos de três dias até o próximo dia 28. No momento em que o inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) for dispensado no ar, as pessoas devem abrir portas e janelas de casa para que se elimine o maior número de mosquitos possível após a aplicação. 

Desde o dia 11, estão sendo realizadas várias ações nos locais que apresentam elevado Índice de Infestação Predial (IIP), acima do tolerável pelo Ministério da Saúde. “Os resultados dos mutirões estão sendo gratificantes. A população está contribuindo muito, ajudando no bota-fora, permitindo que os agentes comunitários entrem nas residências”, disse a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes. 

“Pedimos que as pessoas fiquem atentas aos locais com água parada e recipientes descobertos, pois o larvicida mata o mosquito adulto. Temos que evitar a multiplicação das larvas”, enfatiza a diretora da Vigilância em Saúde.

Prefeitura intensifica coleta seletiva porta a porta 

Hoje, dia 17, é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, declarado oficialmente pela UNESCO para estimular a reflexão sobre os nossos hábitos de consumo e sobre a maneira como tratamos e descartamos o lixo gerado em nossas casas, em nossos ambientes de trabalho, estudo e de lazer.

Itabuna é referência no sul do Estado na coleta seletiva e tem o pioneirismo ao cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos integralmente. Há um ano, por exemplo, encerrou as atividades do  antigo lixão que esteve funcionando por mais de 40 anos na cidade, seguido da implantação de um aterro sanitário certificado e do lançamento do Programa Recicla Itabuna de Coleta Seletiva.

Atualmente, a Prefeitura de Itabuna está intensificando a coleta seletiva porta a porta nos seis bairros que integram o projeto-piloto do Programa Recicla Itabuna de Coleta Seletiva, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN). A partir de segunda-feira, dia 23, os agentes ambientais vão visitar os bairros Conceição, Jardim Vitória, Góes Calmon, Califórnia, Fátima e São Caetano.

Nos bairros, a coleta seletiva é feita sempre no período da manhã, sendo às segundas-feiras no Conceição, Jardim Vitória e Góes Calmon. Às terças, no Fátima, às quartas, no Califórnia, e às quintas e sextas-feiras no São Caetano. No centro da cidade, a coleta ocorre sempre a partir das 17 horas. 

Além de recolher os resíduos que devem ser separados na fonte geradora, ou seja, pelos próprios moradores dentro de casa e pelos comerciantes, os agentes também buscam incentivar a cultura da coleta seletiva entre os itabunenses. O material seco aproveitado é vidro, papel, alumínio, papelão, garrafas PET, plásticos, etc.
A Prefeitura de Itabuna disponibiliza ecopontos em várias partes da cidade para que a população deposite materiais recicláveis, além da coleta seletiva. O Decreto Municipal de nº 14.795, que normatiza o procedimento foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município de 21 de janeiro passado.

SELO VERDE

Também está sendo intensificado o Programa Selo Verde Amigo do Catador e da Coleta Seletiva, instituído por meio do Decreto nº 14.714, de 25 de outubro do ano passado. O objetivo é incentivar pessoas físicas ou jurídicas a apoiar os agentes ambientais, a coleta seletiva e as ações que contribuem para a proteção do meio ambiente. 

O Selo Verde é certificado pelo município,  por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA). Para a adesão de forma voluntária, é preciso apresentar um requerimento à Secretaria, que também é o órgão municipal responsável pela gestão e execução do Programa.

Prefeito Augusto Castro empossa novo secretário da Educação e diz que ele tem missão desafiadora 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), disse que o novo secretário municipal da Educação, Josué de Souza Brandão Júnior, é uma referência viva na história da Educação do município, seja na sala de aula, no esporte ou na trajetória de vida dedicada ao social.  

“E hoje, ele tem mais uma missão a cumprir, ao assumir o novo cargo: avançar na Educação pública do município”. A declaração foi na manhã desta terça-feira,  dia 17, durante a posse do novo titular da Educação, que substitui a professora Janaína Araújo.
   

O prefeito relembrou que, ao assumir o comando do município, encontrou um legado desafiador na educação, com prédios escolares com estrutura física danificada, sem mobiliário e com poucas condições de uma Educação pública de qualidade. 

“Estamos trabalhando na melhoria do ensino como um todo, mas são 92 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, que precisam de atenção diferenciada para que possamos deixar uma história de conquista, pelo bem de nossa sociedade, um desafio grande para o novo secretário”, comentou o prefeito.  

Augusto destacou que o setor educacional foi um dos mais atingidos em todo o país, durante a pandemia e, mesmo assim, Itabuna conseguiu avançar. Ele citou, por exemplo, o reajuste de 33.24% concedido aos mais de 1.400 ,professores municipais, uma conquista que poucos municípios baianos tiveram condições de arcar. 

Sobre a educação, ele anunciou novos investimentos com a aquisição de kit fardamento e a melhoria da merenda escolar com produtos da agricultura familiar local. “Com certeza, Júnior Brandão fará um trabalho técnico de qualidade para transformar a educação pública municipal em uma grande referência, muito diferente daquilo que encontramos quando há um ano e meio assumimos a Prefeitura”.

Júnior Brandão, que deixou a Secretaria de Governo, onde atuou por mais de um ano, agradeceu ao prefeito pela confiança e pela oportunidade que tem em colocar  sua vida à disposição para atuar numa secretaria tão importante como a da Educação. Também agradeceu a ex-secretária Janaína Araújo e sua equipe que iniciou o trabalho no setor.

Diretoria da Defesa Civil lança Mapa Meteorológico Municipal

A Diretoria da Defesa Civil de Itabuna lançou oficialmente nesta terça-feira, dia 17, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Boletim Meteorológico Municipal. A novidade foi apresentada pelo diretor Kaique Brito durante encontro com o corpo técnico e administrativo do órgão da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP).
 
“Trata-se de uma informação pública que vamos gerar todos os dias, quando requisitados, inclusive pelo número 153 da Guarda Civil Municipal. Mas, teremos o compromisso de lançar semanalmente nas redes sociais, sobretudo antes da chegada de frentes frias ou quentes e de eventos climatológicos adversos”, explica o Diretor da Defesa Civil.

Kaique Brito completa que serão divulgadas informações pontuais sobre chuva, temperatura e eventuais alertas meteorológicos. “Por meio deste Boletim, será feita uma leitura de cenários para que o município não sofra em momentos de calamidade ou emergência”, comenta, lembrando que também é papel da Defesa Civil ser um órgão de cunho técnico-científico. 

“Estamos trabalhando com um Plano de Ação que tem como base a otimização de processos, o Boletim Meteorológico Municipal e a cooperação técnica. Tudo isso, por entender que a Defesa Civil precisa reforçar o seu caráter propositivo, de promover ciência, conhecimento técnico e ao mesmo tempo ser assertivo com a população”, reforça.

MAPA DE DECLIVIDADE

Outra novidade que será lançada ainda esta semana e publicada no Diário Oficial do Município será o Mapa de Declividade de Itabuna. “Será disponibilizado para o conhecimento da população, mas  também será utilizada para o trabalho interno da Defesa Civil”, informa.

O Mapa de Declividade, segundo o diretor da Defesa Civil, facilitará a identificação das áreas mais suscetíveis para o deslocamento de terra, o que perpassa pela identificação das encostas, a sua declividade e o tipo de solo. “Será uma nova ferramenta que a Defesa Civil contará para entender quais são as zonas de risco de Itabuna”, encerra.

Secretaria de Promoção Social alerta para o prazo de atualização cadastral para benefício da tarifa social de energia elétrica


A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) alerta aos beneficiários de programas sociais do Governo Federal, em Itabuna, especialmente aqueles vinculados à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Eles devem ficar atentos à retomada dos processos de averiguação cadastral que tem prazo final em julho de 2022. 

Atualmente, mais de 50 mil famílias são cadastradas no CADÚnico na cidade, sendo que 38 mil famílias tem perfil para recebimento do benefício da TSEE. Porém, 14.353 famílias possuem dados inconsistentes e precisam fazer a atualização. 

Essas famílias devem procurar os CRAS de abrangência das 7h30min às 16 horas ou a sede da Semps, na Praça Rotary, no Góes Calmon, para atualizar os dados e evitar o cancelamento dos benefícios. No total, mais de 24 mil famílias do município já estão com cadastro atualizado e com perfil para recebimento.

“O Cadastro Único é a porta de entrada para que as famílias acessem os benefícios sociais. Por isso, é fundamental que elas mantenham o cadastro atualizado, para que continuem recebendo e/ou tenham acesso aos diversos benefícios sociais, a exemplo da Tarifa Social de Energia Elétrica. Vale lembrar que, quem já tem o cadastro e está atualizado não precisa procurar a assistência social”, ressalta a titular da Semps, secretária Andrea Castro.

A TSEE é um benefício federal regulamentado por lei, que concede descontos de até 65% na tarifa de energia elétrica para os consumidores enquadrados na Subclasse Residencial Baixa Renda, podendo chegar até 100% para Indígenas e Quilombolas. E, para ter direito, a família deve ser inscrita no Cadastro Único (CADÚnico) com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo. 

Também têm direito, idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebem o BPC, e ainda família inscrita no CADÚnico, com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

É necessária a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, NIS do titular e a documentação de todos os dependentes residentes no imóvel. 

Boletim Covid-19 



O Boletim do Covid-19 divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz as seguintes informações. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 00 paciente curado, 04 confirmado, sendo 04 caso ativo; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 01; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Em ambientes abertos, liberado uso de máscaras. Já em locais fechados use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Zé Carlos Veterinário quer ser vereador

Zé Carlos Veterinário  " Com dinheiro ou sem dinheiro nunca deixei um animal sem assistência" O médico, veterinário, itabunense,  ...