segunda-feira, 16 de maio de 2022

ITABUNA EM FOCO:

 Ciclo de palestras e minicursos marcam Semana de Enfermagem 2022 do Hospital de Base


Integrando a programação em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem, transcorrido na quinta-feira passada  dia 12, a Semana de Enfermagem 2022 do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, está sendo marcada por um ciclo de palestras e minicursos, com a participação de enfermeiros e enfermeiras que atuam naquela unidade hospitalar. 

Com foco na temática “Valorizar a Enfermagem é Salvar Vidas”, a programação começou às 14 horas desta segunda-feira, dia 16, e prosseguirá, sempre à tarde, na quarta e quinta-feira, dias 18 e 19. Iniciando o ciclo de palestras e abordando a “Importância da Inteligência Emocional para os Profissionais de Saúde”, a enfermeira Thiara Nunes destacou, dentre diversas questões, o engajamento no trabalho, a empatia, a gentileza nas relações interpessoais e a espiritualidade como fatores determinantes para o sucesso profissional e bem-estar dos profissionais que atuam nos serviços de saúde.

Na sequência, a enfermeira Verônica Rabelo ministrou o minicurso “Feridas e Curativos: técnicas e tratamentos”, apresentando novos conceitos e conhecimentos aplicáveis na assistência e tratamento de pacientes portadores de feridas. Para a quarta-feira, dia 18, está programada a palestra do enfermeiro Jeferson Alves, que falará sobre “O papel da Enfermagem na Doação de Órgãos: abordagem ao familiar do doador”, além do minicurso ministrado pelo enfermeiro Eduardo Oliveira, que tratará sobre “A Ressuscitação Cardiopulmonar – RCP”. 

A Semana de Enfermagem 2022 do HBLEM será encerrada na quinta-feira, dia 19, com a palestra da enfermeira Rafaela Caldas, falando sobre “Teleconsulta em Enfermagem: legislação, práticas e perspectivas da profissão”. O último minicurso da programação terá a atuação do bioquímico Hugo Monteiro, que abordará a “Interpretação de Exames Laboratoriais”. 

Segundo a enfermeira Fabiana Souza, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Hospital de Base, a Semana de Enfermagem, além de integrar o contexto de homenagens aos profissionais, visa também atualizar conhecimentos e evidenciar a importância da valorização profissional no processo de salvar vidas, a exemplo do que aconteceu nos momentos mais críticos vivenciados durante a pandemia da Covid-19. 

“Esta é uma oportunidade de celebrarmos e evidenciarmos o quanto foi e está sendo relevante o papel dos enfermeiros e enfermeiras que, junto aos demais profissionais de saúde, assumiram a linha de frente no combate à epidemia”,  argumentou  Fabiana.

Prefeitura começa a definir a programação da Semana do Meio Ambiente

Na manhã desta segunda-feira, dia 16, o secretário municipal de Educação, Josué Brandão Júnior reuniu-se com representantes do Departamento de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação, Emilly Cruz, e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), Alana Couto, para planejar ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente na primeira semana de junho. Preservar e proteger o meio ambiente é uma tarefa contínua.

Pensando nisso, a SEAGRIMA está preparando uma programação diversificada, com a elaboração de projetos socioambientais que possam destacar ações nas áreas de educação ambiental, sustentabilidade, conscientização, etc. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, uma data  que visa alertar a população sobre a importância do meio ambiente para a saúde dos seres vivos do planeta. 

Práticas importantes e fundamentais que ajudam a evitar a poluição da natureza devem ser realizadas diariamente. Cada pessoa, empresa ou instituição pública ou privada pode fazer sua parte evitando jogar lixo nas ruas, desperdiçar água, economizar energia elétrica, reutilizar materiais descartados e zelar pelo solo, água, clima e vegetação. A programação será oportunamente divulgada. 

Mutirão Ação de Saúde levou atendimento médico a moradores de Nova Ferradas 

A Prefeitura de Itabuna e a Fundação José Silveira foram parceiras na realização da 1ª Ação de Saúde no Bairro Nova Ferradas. O evento ofereceu gratuitamente consultas em diversas especialidades médicas para a comunidade local no domingo,  dia 15. 

O ponto de referência para o atendimento foi a Unidade de Saúde da Família, mas o evento contou ainda com uma estrutura de três caminhões adaptados com consultórios itinerantes para o oferecimento de consultas com diversos médicos especialistas, entre eles, oftalmologistas e cardiologistas, além de exames de citologia, testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis.

Ainda, Raios-X e Ultrassonografias (próstata, pélvica, abdômen total, aparelho urinário e mamografia). “Graças a esta ação foi possível quase zerar a fila de espera que havia no bairro para estes tipos de consultas e exames”, informa o coordenador da USF de Nova Ferradas, Silas Santos. Ele completa ressaltando o empenho da Administração do prefeito Augusto Castro (PSD) e da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar para a realização do mutirão. 

“Agradeço a todos que contribuíram diretamente e indiretamente para o sucesso deste 1º Mutirão Ação de Saúde, além é claro, ao grupo de 17 voluntários que estiveram presentes auxiliando no atendimento em massa de moradores não só de Nova Ferradas, como também de Ferradas, Nova Esperança, dentre outros bairros vizinhos”, concluiu.

No Dia do Gari, a Prefeitura homenageia trabalhadores da limpeza pública. 


A Prefeitura de Itabuna prestou uma homenagem oferecendo um café da manhã aos trabalhadores que atuam na limpeza pública em comemoração ao Dia do Gari, que é celebrado nesta segunda-feira, 16. O evento foi realizado às 7 horas no Setor Operacional no Bairro Zildolândia.

diretor do Departamento de Limpeza Pública, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo,  Lázaro Pellegrini, destaca que esta foi a forma de reconhecer e valorizar a atuação destes profissionais que diariamente se dedicam à manutenção da cidade, cada dia mais limpa e bonita. “Não podíamos deixar que esse dia passasse em branco. Tínhamos homenagear esses guerreiros que têm um trabalho essencial e que contribuem para a limpeza e saúde pública”, comentou. 


Para Elínio Santos de Oliveira, do setor de fiscalização do Departamento de Limpeza Pública, esse reconhecimento é de extrema importância. “É de fundamental valorizar quem presta um serviço de público de grande relevância para a cidade, afirmou.

“Carros fumacê” iniciam o segundo ciclo de combate ao Aedes aegypti em Itabuna
A Prefeitura de Itabuna inicia nesta segunda-feira, dia 16, o segundo ciclo de controle químico espacial ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esta ação faz parte do Plano Estratégico adotado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o  suporte da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB),  para conter o avanço do surto epidêmico que atinge a cidade. 

Frota de cinco veículos da SESAB está sendo utilizada para o emprego de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV). Os veículos vão circular nas ruas e avenidas dos bairros entre 17 e 21 horas. De acordo com informações da Diretoria de Vigilância em Saúde serão realizados três ciclos de pulverização até o próximo dia 28.

Os bairros que recebem uma nova visita dos carros fumacê nesta segunda-feira são: Califórnia, Maria Pinheiro, Emmanoel Leão, Centro, Santo Antônio, Novo Horizonte, Pontalzinho, Mangabinha, São Caetano, Fátima, Vila Anália e São Caetano. Todos são considerados prioridade por apresentar elevado Índice de Infestação Predial (IIP).

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas devem cooperar fazendo a limpeza de quintais e calhas, tampar bem vasilhames e reservatórios de água e não deixar água parada, já que a maioria dos criadouros do mosquito está dentro de casa. Além disso, em caso de denúncias ou pedidos de informações e esclarecimentos devem ligar para o Disk-Dengue (73)  3612-8324, no horário de expediente entre as 8 e 17 horas.

Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário vacinal da semana

A Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulga o calendário de vacinação nesta semana em Itabuna. Para a vacinação  contra o Covid-19, nas Unidades Básicas de Saúde, a aplicação da primeira, segunda e terceira dose será aplicada de segunda a quinta-feira, dia, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. 

Vale destacar que as UBS e USF funcionam até às 16 horas, mas as ampolas são abertas até às 15 horas a fim de evitar desperdício de doses. 

PRIMEIRA DOSE

Para a primeira dose, o público será  maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE 

Para a segunda dose, o público será pessoas que estão com data de retorno até o dia 21/05 para uso das vacinas 
Coronavac, Oxford e Pfizer. Vale destacar que está liberado para todos  
a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose. 

TERCEIRA DOSE 

Para a terceira dose, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).

DOSE DE REFORÇO JANSSEN 

Nas UBS e USF, pessoas maiores de 18 anos que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação já podem receber sua dose de reforço da vacina Janssen. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacina com registro das doses anterior8es.

VACINAÇÃO INFANTIL 

Esta semana, a vacinação infantil acontece na sexta-feira, dia 20, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, das 8 às 11 e das 13h  às 16 horas. Vale destacar que as unidades funcionam até às 16h, mas as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses. 

Serão imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade serão vacinadas aquelas de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 6 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica. 

SEGUNDA DOSE CRIANÇAS

Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. E também, crianças de 5 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer também já podem receber sua segunda dose após completar o prazo de 60 dias. 

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil, como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido. Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto.

Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 6 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para aquelas com 5 anos e aquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica.

SEGUNDA DOSE CRIANÇAS

Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. E também, crianças de 5 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer também já podem receber sua segunda dose após completar o prazo de 60 dias. 

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil, como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido. Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto.

Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 6 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para aquelas com 5 anos e aquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica. 


As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão inclusas nesta última categoria).

AÇÃO DE VACINAÇÃO DA FAMÍLIA

No sábado, 21, acontecerá a vacinação da família na UBS José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP, Centro) das 10 às 14 horas para imunização contra a Covid-19 de crianças, adolescentes e adultos. 

Para primeira dose, o público será pessoas maiores de 12 anos. Para segunda dose o público será pessoas que estão com data de retorno até o dia 21/05 para uso das vacinas 
Coronavac, Oxford e Pfizer.

Já para a terceira dose, pessoas maiores de 18 anos com 4 meses de conclusão do esquema vacinal serão imunizadas. 

Vale destacar a disponibilidade de doses para alguns grupos nesta ação. Crianças de 5 a 11 anos que recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac e Pfizer, as doses são ilimitadas. Já para os adolescentes maiores de 12 anos, a primeira e segunda dose de Coronavac é ilimitada, mas de Pfizer foram disponibilizadas 48 doses. 

Com relação aos adultos e idosos, para a dose de reforço da Janssen restam 125 doses. Além disso, para segunda e terceira dose de Pfizer restam 180 doses, e para segunda e terceira dose da Oxford restam 150 doses.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina com registros anteriores.

Campanha de Vacinação da Influenza e Tríplice Viral



A Campanha de  Vacinação de Vacinação da Influenza (gripe) e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) acontece nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e as vacinações ocorrem simultaneamente à vacinação da Covid-19. 

Nesta semana, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, nas UBS e USF. Nesta segunda fase, para vacinação da Influenza que ocorre de forma escalonada, o público-alvo são idosos maiores de 60 anos, trabalhadores da Saúde, professores, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Além disso, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança ou salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros , população privada de liberdade e profissionais do sistema de privação de liberdade, pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Já para a vacinação da Tríplice Viral, nesta segunda fase, o grupo são os trabalhadores de Saúde (inclusive estagiários de saúde que atuem em serviços de saúde) e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A documentação necessária para vacinação da Influenza e Tríplice Viral é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.

Além disso, são ressaltadas algumas informações importantes a exemplo da apresentação de documento de comprovação de vínculo ativo, tais como: contracheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.

AÇÃO DE INTENSIFICAÇÃO VACINAL MENINGOCÓCICA


Nesta semana, a Rede de Frio realizará ação de intensificação  vacinal com a vacina Meningocócica C (Conjugada). A vacinação ocorrerá de segunda a quinta-feira, 19, nas Unidades Básicas de Saúde.

O público alvo são pessoas a partir de 1 ano de idade até 19 anos, 11 meses e 29 dias que não tenham tomado a vacina meningo C ou ACWY.

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal.

Boletim Covid-19

O Boletim do Covid-19 divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz as seguintes informações. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 00 paciente curado, 03 confirmado, sendo 03 caso ativo; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 01; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Em ambientes abertos, liberado uso de máscaras. Já em locais fechados use máscara.



Ascom/Prefeitura de Itabuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Zé Carlos Veterinário quer ser vereador

Zé Carlos Veterinário  " Com dinheiro ou sem dinheiro nunca deixei um animal sem assistência" O médico, veterinário, itabunense,  ...