quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Holiste promove evento gratuito sobre demências

Aumento da expectativa de vida da população leva à necessidade de debater patologias que afetam idosos e como lidar com elas

Litiane de Oliveira 

Litiane de Oliveira 

Por - Liliane Oliveira - A população brasileira está vivendo mais, e essa boa notícia traz a necessidade de reflexão sobre a qualidade de vida dos idosos. As demências são patologias que têm grande impacto nesta população e a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o número de pessoas que vivem com demência triplique – de 50 milhões para 152 milhões até 2050. Diante dessa realidade, é necessário discutir essa temática em sociedade. Esse é o propósito da próxima edição do Desafios do Envelhecimento, evento gratuito, realizado pela Holiste Psiquiatria, no dia 29 de agosto.
Ainda utilizado como sinônimo de loucura, o termo demência, na verdade, indica um número grande de enfermidades incuráveis que apresentam certas características comuns entre si, mas com peculiaridades. A demência mais conhecida é a doença de Alzheimer, mas ela não é a única – outros exemplos são a demência vascular e dos corpúsculos de Lewy, as doenças de Pick, de Huntigton e de Creutzfeldt-Jakob e a demência frontotemporal (DFT), quase todas com etiologia e tratamento específicos.

“Demência para além do Alzheimer” é o tema que será abordado pelo geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Leonardo Oliva, convidado desta edição do evento. Na segunda etapa da noite, a psicóloga da Holiste, Raíssa Silveira, fala sobre “A relação cuidador x paciente com demência”.
“Muitas vezes as famílias e os próprios idosos chegam com uma desesperança em relação a esse momento que estão vivendo, como se não houvessem possibilidades, como se fosse, de fato, o fim.  Temos que enxergar que no processo de envelhecimento existe vida e possibilidades; tudo vai depender do investimento – orientações e estímulos – que vamos realizar em conjunto com a família e com o idoso”, pontua Raíssa.
O Desafios do Envelhecimento é um evento gratuito, voltado para familiares de pacientes, que busca estimular o debate e a troca de conhecimento, abordando os novos desafios de lidar com o processo de envelhecimento e os transtornos mentais que afetam as pessoas da terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Professores para educação na Bahia

Mais de 90% dos professores da rede estadual rejeitaram a oferta e aprovaram paralisação das atividades. Crédito: Divulgação/APLB Professore...