segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Bolsonaro responde a Noruega ‘ambientalista’ lembrando matança de baleias grávidas

Ele compartilhou vídeo com imagens da Dinamarca, mas na Noruega a matança é a mesma

Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) utilizou neste domingo (18) imagens de caça de baleias para criticar a Noruega,  que estabeleceu uma “cota” anual de morte de mil baleias, quase todas fêmeas grávidas, e se recusa a assinar qualquer tratado internacional sobre o fim da matança. A Noruega suspendeu repasse de recursos para o Fundo Amazônico, destinados sobretudo a ONGs controladas por noruegueses.
O vídeo compartilhado por Bolsonaro em sua rede social, mostra caçadores encurralando baleias em uma praia de Faroë, na Dinamarca, para na sequência matá-las com arpões. As imagens são muito semelhantes ao que ocorre na Noruega, mas foram gravadas na ilha dinamarquesa.
Na mesma publicação, Bolsonaro disse que em torno de 40% dos recursos do Fundo Amazônico são direcionados a ONGs, que são, segundo ele, “refúgio de muitos ambientalistas”. “Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, escreveu.
“É horrível saber que uma taxa tão alta de baleias mortas na Noruega são fêmeas grávidas”, afirmou recentemente a ONG suíça OceanCare, em comunicado. “Os caçadores estão não apenas matando esta, mas parte da próxima geração de baleias”.
Tratado proíbe a caçaA Noruega boicota os esforços de proteção das baleias, ignorando acordos internacionais e decisões como a da 67ª reunião da Comissão Baleeira Internacional, realizada no ano passado em Florianópolis (SC), que reafirmou por 40×27 votos o banimento da caça comercial de baleias em águas internacionais. A declaração foi proposta pelo Brasil e contou com apoio também de Argentina, Colômbia, México, Chile, Costa Rica, Panamá e Peru.
A Declaração de Florianópolis afastou a noção de que caçar baleias poderia ser considerada uma atividade econômica como a pesca. Assim, segue em vigor o tratado assinado em 1986, permitindo apenas a caça para fins científicos e a caça aborígene – praticada por povos tradicionais em determinadas regiões.
País que mata baleias
Na quinta-feira (15), ao comentar a suspensão do repasse ao Fundo Amazônico, o presidente havia afirmado que a Noruega mata baleias e realiza exploração considerada predatória de petróleo no Ártico.
A Noruega seguiu a decisão da Alemanha que, no sábado (10), também informou que suspenderá parte do financiamento de ONGs ambientalistas. No mesmo tom adotado contra a Noruega, Bolsonaro sugeriu que a Alemanha refloreste seu próprio país.
O presidente disse ainda que o interesse dos países europeus não é em ajudar a floresta amazônica, mas em explorar a sua riqueza e exercer soberania sobre ela.

As baleias capturadas por noruegueses são enfileiras e esquartejadas, na caçada mais covarde de que se tem notícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...