quinta-feira, 22 de abril de 2021

Ceplac com os dias contados

(No momento todas as instalações da sede do órgão, entre as cidades de Itabuna e Ilhéus estão pedido socorro. Está tudo se transformando em sucata) 

Tudo indica que a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC, órgão federal criado nos anos 50, sediado no sul da Bahia, para o desenvolvimento da lavoura do cacau, através de ações de pesquisas e orientação aos produtores do produto e outras agriculturas, sem assistência do governo federal desde o governo FHC quando a política partidária tomou conta do órgão, tirando a sua autonomia, o mesmo está chegando ao fim.

Apesar da chegada da vassoura de bruxa
através da mão humana,
quase exterminando  por
completo o cacau, ele ainda é
a principal economia da região
sul da Bahia.

Com a exoneração do cientista em pesquisa Raul Valle, na Ceplac por cerca de 40 anos, pelo diretor do órgão em Brasília, outros pesquisadores do país (Espirito Santo, Rondônia, Acre), devido ao desmando do órgão, também resolveram seguir o mesmo caminho de Raul Valle.

Sem se falar que já existe um pedido de substituição nas mãos da Ministra Tereza Cristina da Agricultura para o diretor, que exonerou Raul Valle, que a qualquer momento deverá se despachado. O pedido foi formulado pelos senadores Marcos Rogério da Silva Brito (Rondônia) e Adonias Castro Virgens Filho, ambos do DEM. Veja matéria abaixo:

  (A Ceplac a qualquer momento poderá ter novo diretor)

Os senadores Marcos Rogério da Silva Brito (Rondônia) e Adonias Castro Virgens Filho, ambos do DEM, encaminharam à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pedido de observação solicitando a substituição do atual Diretor da CEPLAC, Waldeck Pinto de Araújo Júnior.

O pedido que alega justificativas de sempre, desde quando a instituição começou a entrar em rota de extinção, dos governos FHC, Lula e Dilma, tem mais conotação política, do que motivar servidores e produtores, como diz.


Para um servidor a muitos anos da Ceplac, conhecedor4 de todas as suas necessidades diz que a ministra quer mesmo é destruir a instituição, que tanto fez e faz pela agricultura sul baiana e nacional.

Veja abaixo na íntegra cópia do “Pedido” que a qualquer momento poderá ser despachado pela ministra baiana Tereza Cristina Correia da Costa Dias.

A Ceplac, queiram ou não queiram, ainda é uma das maiores instituições do sul da Bahia, quiçá do Brasil. Sempre defendendo uma lavoura, cientificamente analisada e pesquisada; “Feliz do Brasil se tivesse mais de uma Ceplac” disse um dia um governo militar.

Aí perguntamos porque os clubes de serviços, entidades representativas e autoridades da região do cacau, principalmente, de Itabuna e Ilhéus não brigam por nossa instituição “ficam paradas e vendo o navio passar em alto mar! ”. Vamos agir!  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...