sexta-feira, 23 de abril de 2021

ITABUNA EM FOCO: Período chuvoso em Itabuna monitorado pela Defesa Civil

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, continua monitorando áreas de risco em função das chuvas que 
tem caído na região sul do Estado desde o início desta semana. A situação está sob controle.

Segundo a diretora da Defesa Civil, Eliciane Rodrigues Reis, foram identificadas na cidade 45 áreas de risco, por meio de um mapeamento feito por uma empresa contratada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Graças a essa iniciativa, a Defesa Civil tendo contado com o suporte da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo para a execução de ações preventivas, a exemplo de limpeza de canais, desobstrução de boca de lobos, além de capinagem e roçagem nas ruas, avenidas e praças em várias partes da cidade.

O monitoramento é permanente com visitas regulares, principalmente em locais onde há o risco de alagamentos ou desmoronamento de encostas”, destacou Eliciane Reis.

A diretora da Defesa Civil explicou que as atividades desenvolvidas contam com a participação de representantes de todas as secretarias municipais e da Emasa, para uma ação imediata se houver necessidade. Ela cita, por exemplo, que a Secretaria de Educação pode indicar uma unidade escolar para abrigo provisório de uma ou mais famílias numa situação emergencial.

Elciane disse ainda que a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza tem papel igualmente fundamental no socorro às famílias que enfrentam situação de perigo por causa da chuva, como alagamentos e desmoronamento de uma casa.

A ação social supre as necessidades básicas das famílias que precisam de apoio imediato, como doação de cestas básicas, encaminhamento para local seguro ou aluguel social”, informa.

No entanto, Eliciane Reis lamenta o número de trotes para a Defesa Civil que, em certas ocasiões, chegam a superar as chamadas de emergência, apesar das ações educativas que são realizadas por profissionais de várias secretarias, inclusive da área de educação.

Chamadas falsas são muito prejudiciais, porque quando saímos para atendê-las, deixamos de socorrer quem realmente enfrenta situação de emergência”, alerta. A diretora da Defesa Civil renova o apelo para que os chamados sejam efetuados em casos de necessidade.

Restrição de circulação noturna em Itabuna 



Até a próxima segunda-feira, dia 26, continua em vigor em Itabuna a restrição de circulação noturna das 21 às 5 horas, tendo como fundamentação o Decreto Municipal n°14.374. Com a medida, a Prefeitura segue similar ao decreto estadual.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços na cidade, incluindo bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado. Portanto, às 20h30min, para garantir o deslocamento dos funcionários e colaboradores às suas residências.

Os serviços de entrega de alimentos em domicílio (delivery) poderão funcionar até a meia-noite. Só será permitido o deslocamento de pessoas nas vias públicas para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência.

Até às 5 horas do dia 26 (final de semana), fica proibida a comercialização de bebida alcoólica, a partir das 19h30min, em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Bares, restaurantes e congêneres deverão encerrar as atividades, com atendimento presencial, às 19h30min.

Está proibida a realização ou execução de atividades desportivas, aulas de dança e ginástica ou demais atividades físicas que promovam contato físico. Também ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, eventos científicos, cinema, passeatas e afins, durante o período.

As academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados a atividades físicas, poderão funcionar, respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 50%.

Excepcionalmente, fica autorizada a realização de atos solenes de formatura, especificamente, cultos ecumênicos e outorga de grau acadêmico, desde que atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança, em especial.

Os responsáveis pelos atos solenes, deverão encaminhar ofício para a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), informando a realização do ato, com antecedência de, no mínimo de cinco dias.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, de forma presencial, atendendo ao horário para a restrição de locomoção noturna, atendendo aos seguintes requisitos: respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente; limitação da ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local.

Desde que respeitados os protocolos sanitários estabelecidos e observado o quanto disposto no Decreto, os eventos exclusivamente científicos e profissionais ocorrerão com público limitado a 50 pessoas.

Fica suspensa a realização de shows, festas (públicas ou privadas), e afins, independentemente do número de participantes.

União de Associações de Bairros convoca moradores

do Daniel Gomes para Assembleia Geral

A União das Associações de Moradores de Itabuna (UAMI) convoca as pessoas que residem no Bairro Daniel Gomes para uma assembleia geral que ocorrerá no próximo dia 28, às 17h30min, no Projeto Social, situado na rua de Fátima, nº 619, no mesmo bairro. O objetivo é discutir a Reforma Estatutária e formar chapas para a eleição da nova diretoria da Associação de Moradores.

De acordo com o diretor administrativo da UAMI, Sandoval Pereira da Silva, a entidade tem participado ativamente do processo de renovação de diretorias das associações de moradores dos bairros de Itabuna com o intuito de fortalecer essas instituições civis e as ações das lideranças comunitárias, e consequentemente as pessoas por eles representadas.

Ele explica que poderão participar do processo eleitoral, ainda sem data definida, pessoas maiores de 18 anos e que residem no bairro há mais de um ano, mediante comprovação, por meio de contas de consumo de energia elétrica, água, etc.


Boletim Covid-19 – 22.04.2021




A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 27.310 casos de pacientes curados, 28280 casos confirmados, sendo 452 casos ativos; 40 internados em UTI, 6 leitos disponíveis; 28 leitos clínicos, 38leitos disponíveis; e 505 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom - Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...