terça-feira, 11 de maio de 2021

Nem Vera Cruz, nem Itaparica. Chineses vão construir cidade dos sonhos no litoral de Jaguaripe

O palco do espetáculo é a Ponta dos Garcez, em Jaguaripe, área que começa na outra banda do lado sul da ilha de Itaparica (Foto: Reproodução)

REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA

Será que os empresários da China que vão construir a ponte Salvador-Ilha de Itaparica estão mesmo projetando investimentos pesados em Vera Cruz e Itaparica,  em setores como hotelaria e empreendimentos imobiliários, condomínios de lux e resorts?

Não. Nem Vera Cruz e nem Itaparica encheram os olhos dos chineses.

Os asiáticos do grupo CR-20, que lidera a execução do projeto da Ponte Salvador-Itaparica,  estão mesmo de olho é no outro lado da Ilha de Itaparica, precisamente no município de Jaguaripe.

Em 21 de março o JORNAL DA MÍDIA publicou matéria com a visita dos chineses à região da ponte. O grupo esteve em Santo Antonio de Jesus, Nazaré, Valença e Itaparica, segundo informações obtidas pelo JM junto fontes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Em março, o JORNAL DA MÍDIA já tinha divulgado a visita que os empresários chineses fizeram à Ilha de Itaparica – vejam eles aí na Ponte do Funil. O JM apurou que os prefeitos de Vera Cruz e Itaparica não foram informados da visita. Depois disso, Zezinho Oliveira andou pela SDE mostrando a João Leão as carências de Itaparica e a necessidade que o município tem de receber investimentos de porte antes mesmo da execução  do projeto da ponte Salvador-Itaparica.
João Leão, ex-secretário da SDE e hoje titular da Secretaria de Planejamento, mostra ao prefeito Zezinho Oliveira (Itaparica) o projeto da Ponte Salvador-Itaparica.   Leão recebeu Zezinho em seu gabinete dia 26 de março, quando mostrou a possibilidade de investimentos dos chineses na Ilha de Itaparica. Dia 21 de março, o JORNAL DA MÍDIA tinha publicado a matéria sobre a visita dos chineses à  Ilha de Itaparica e os investimentos que poderiam ser feitos na região.  O JORNAL DA MÍDIA só publica informações  depois de checadas e apuradas. O prefeito de Itaparica esteve, sim, com João Leão, como atesta a foto acima (Foto: SDE/Divulgaão)

A informação de março do JM foi  turbinada agora com o anúncio de que os empresários chineses vão construir uma verdadeira “cidade dos sonhos” no litoral do município de Jaguaripe.

“O palco do espetáculo é a Ponta dos Garcez, em Jaguaripe, joia do Brasil Colonial hoje quase esquecida, área que começa na outra banda do lado sul da ilha de Itaparica e se estende por quase 14 km de praias bucólica e quase intactas”..

Segundo informa nesta terça-feira a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, a  cidade terá prédios de 30 andares num ambiente em que o esgoto é 100% coletado e tratado. O aquífero, bem avaliado, para tirar dele o máximo de água doce possível. Se não der, dessaliniza a do marzão em frente. E a energia? No máximo possível, eólica e solar, revela ainda a coluna.

A área onde os chineses planejam o empreendimento vai ao sul de Jaguaripe, até a desembocadura do rio Jiquiriçá, e pertence ao banqueiro Daniel Dantas. Os chineses miram também a outra área ao do rio Jiquiriçá até o rio Taquary, em Valença, terras hoje com a construtora Andrade Mendonça.

Conforme informa ainda  A Tarde, Heráclito Arandas (PSD), prefeito de Jaguaripe, diz que a coisa anda. Terça que vem, vai participar da terceira reunião com representantes do governo e chineses para discutir o assunto:

“Nossa parte é adequar a área, seguindo a lei, para esse tipo de negócio. É algo complexo, mas eu não tenho a menor dúvida de que a ponte Salvador-Itaparica vai dar um forte impacto aqui e estamos nos organizando”.

Quer saber mais sobre a Ilha de Itaparica? Clique AQUI e confira as matérias selecionadas para  você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...