sexta-feira, 14 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura segue retirando resíduos volumosos de ruas do centro de Itabuna

Prefeitura segue retirando resíduos

volumosos de ruas do centro de

Itabuna



Para deixar a cidade limpa e livre de entulhos, a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura de Itabuna está tendo muito trabalho.

Diariamente, as equipes têm retirado resíduos volumosos de calçadas, sarjetas e terrenos baldios, a exemplo de móveis, eletrodomésticos, pneus, podas de árvores, madeiras, dentre outros materiais.

Nesta quinta-feira, dia 13, duas equipes retiraram sofás, colchões e armários no centro e adjacências, de acordo com o coordenador da área de caçambas do Departamento de Limpeza Pública, Geovane Cordeiro do Rosário. Ele explica que os fiscais circulam pela cidade para identificar os locais onde estão esses materiais que os compactadores da coleta domiciliar de lixo não recolhem.

Também existem aqueles pontos viciados de descarte irregular constante desse tipo de material pela população, a exemplo das avenidas Ilhéus e Amélia Amado, no centro. Parece que têm sido em vão os apelos. As pessoas ainda se queixam do lixo, entulhos e desses volumosos na cidade, mas não cooperam”, lamenta Geovane do Rosário.

É preciso conscientização ambiental. Mas, enquanto isso não acontece, estamos fazendo nosso trabalho, inclusive recebendo denúncias sobre os locais com esse material volumoso”, diz. Além disso, ele afirma que só existem pontos viciados, porque uma pessoa lança um objeto na calçada, outras veem e fazem o mesmo, transformando o local em ponto de descarte irregular.

Pelo telefone do Departamento de Limpeza Pública (73) 3612 – 9825, a retirada de volumosos pode ser solicitada por qualquer pessoa no horário de expediente, entre as 8 e 14 horas.

Prefeitura executa melhorias na iluminação



Mais de 30 lâmpadas queimadas, reatores, fotocélulas e relés de acionamento em modo automático foram substituídos pelo Departamento de Iluminação Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Prefeitura de Itabuna. Os serviços foram executados em diversas ruas do Bairro São Judas Tadeu.

Além disso, houve inspeção dos circuitos elétricos de distribuição de energia visando melhorar a qualidade da iluminação no bairro para oferecer segurança aos moradores e pessoas que transitam pelas ruas.

Desde fevereiro que a Superintendência de Serviços Públicos mantém ritmo acelerado na substituição de lâmpadas queimadas em ruas e avenidas de diversos bairros. A medida atende a determinação do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, que também incluiu logradouros públicos do centro da cidade.

O superintendente Francisco de Sousa Lino Filho disse que a manutenção da rede de iluminação pública é permanente, principalmente na área urbana. Mas, a zona rural também recebeu melhorias.

Na Associação de Pequenos Produtores Agrovila Bela Flor, por exemplo, a prefeitura concluiu o serviço de instalação da iluminação pública. Embora exista há anos, a localidade não contava com esse benefício essencial à vida moderna.

As equipes também devem concluir no sábado, dia 15, o serviço de revisão na fiação elétrica e reposição de lâmpadas e reatores no Distrito de Itamaracá. Em Mutuns o serviço já foi concluído segundo o Chefe do Departamento de Iluminação Pública, Eldon Almeida.

Segundo ele, pelo menos 80 lâmpadas são substituídas diariamente em bairros e áreas centrais de Itabuna, para garantir uma cidade iluminada e com mais segurança. Eldon justifica que a iluminação pública é um instrumento urbanístico essencial para conferir qualidade de vida à população.

A população pode cooperar com o município com esse tipo de serviço, ligando para telefones de serviço: 3617-4774 ou 98818-8307, para indicar pontos escuros por lâmpadas queimadas em qualquer área da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Boletim Covid-19 – 13.05.2021



A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 28.514 casos de pacientes curados, 29.475 casos confirmados, sendo 443 casos ativos; 39 internados em UTI, 10 leitos disponíveis; 18 leitos clínicos, 48 leitos disponíveis, e 518 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação 


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...