quinta-feira, 13 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO: Augusto Castro diz que é boa iniciativa que fomenta a economia e gera empregos

Augusto Castro diz que é boa

iniciativa que fomenta a economia e

gera empregos


“Itabuna é um polo regional nas áreas de prestação de serviços, no comércio e na indústria, através das faculdades e universidades, temos mão de obra qualificada e força de nossa gente é uma marca, na área da saúde somos referência. Portanto, é boa a iniciativa para debatermos como fomentar a economia de nossa cidade, inclusive gerar novos empregos mesmo com a pandemia, recessão e a crise que vivemos no país. Mas temos homens e mulheres em Itabuna que se dedicam ao trabalho e querem empreender”

A declaração foi dada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) na noite desta quarta-feira, dia 12, no Teatro Municipal Candinha Dórea, ao saudar os participantes de um debate sobre os efeitos da pandemia nos micro e pequenos empresários no âmbito do Projeto Itabuna Empreendedora que na fase 1 abordou a oferta de crédito pelas instituições financeiras.

“Profissionais e jovens egressos das instituições de nível superior e médio necessitam de oportunidades”, disse o prefeito, acrescentando que tem buscado gerar boas notícias e fatos para a região, tendo destacado a visita do governador Rui Costa que anunciou um pacote de obras para Itabuna na semana passada.

“Depois de 2017, da disputa política, enfim vai sair a duplicação da rodovia Ilhéus – Itabuna. Estamos trabalhando com uma visão ampliada, com outros municípios, para que se gere emprego e renda e nisso vamos contar com o apoio do Sebrae, com quem assinamos o protocolo Cidades Empreendedoras”, afirmou. Para Augusto, é papel do poder público juntar atores e organizar o debate para que as empresas tenham acesso ao crédito, para a geração de empregos e oportunidades.

O encontro foi aberto pelo secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, que destacou a importância da injeção de crédito como uma das saídas mais importantes para que as micro e pequenas empresas consigam se manter no mercado em tempos tão difíceis, agravados pela pandemia do novo coronavírus.

O gerente da agência do Banco do Nordeste, Tales Messias, disse que mesmo com a pandemia a instituição ampliou sua participação no mercado de micro e pequenas empresas com investimentos de cerca de R$ 42 milhões em micro e pequenas empresas em recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) enquanto no microcrédito foram R$ 12 milhões beneficiando também o município.

O evento marcou o reforço da parceria entre o Sebrae e a Prefeitura no Programa Cidades Empreendedoras. Além da fala do analista do órgão de consultoria empresarial Michel Lima, aconteceu uma palestra da consultora Naiara Souza, com a presença de representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Desenbahia e Sicredi.

A secretária de Planejamento, Sônia Fontes, anunciou que a Prefeitura está trabalhando em projetos para incentivar o desenvolvimento empresarial, enquanto o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas , Carlos Leahy, saudou o evento pela oportunidade de colocar frente a frente as instituições de crédito e parte do empresariado das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais.

Profissionais do Samu são

homenageados 








Na tarde de ontem, dia 12, aconteceu a cerimônia de entrega de novos fardamentos aos profissionais do Samu-192, no auditório da Faculdade Santo Agostinho, no Bairro Nova Itabuna. O evento foi presidido pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e da coordenadora do serviço de urgência e emergência Rafaela Caldas.


Augusto Castro proferiu palavras de acolhimento, gratidão e homenagem aos profissionais que estão na linha de frente da Saúde municipal e destacou ser motivo de alegria poder participar da solenidade onde a Secretaria Municipal de Saúde prestou homenagens aos funcionários do Samu-192, que prestam um serviço de excelência à população.


“Enfermeiros, técnicos, médicos, motoristas e todos os outros profissionais da unidade merecem essa homenagem. Ressalto também o compromisso da gestão com a saúde”, declarou o prefeito de Itabuna, afirmando que o próximo passo serão mudanças na sede do Samu-192, com uma nova estrutura e equipamentos adequados.


A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, frisou o compromisso do Samu-192 com a saúde como um todo. “Temos o cuidado e atenção com a saúde que Itabuna precisa e que há muitos anos a cidade não tem. O Samu-192 atua como linha de frente à população que mais precisa de atenção”, disse.


Há cinco anos que não acontecia a reposição do fardamento. Por isso, muitos funcionários trabalhavam com vestimentas já desgastadas e inadequadas, como revelou a coordenadora do Samu-92, Rafaela Caldas, que auxiliou o prefeito Augusto Castro e a secretária Lívia Mendes Aguiar na entrega dos fardamentos a cada um dos profissionais.


Muitos profissionais foram homenageados, a exemplo do enfermeiro Ismar Pereira Midlej que, emocionado, agradeceu se dizendo muito privilegiado em servir à família Samu-192 e à sociedade itabunense como um todo. “Queremos agradecer ao poder público e à coordenação do Samu pelo empenho e por nos presentear nesse momento único”, declarou.


O condutor socorrista Hamilton Sousa também foi homenageado. Ele afirmou que “era um evento que a gente precisava. Referente aos uniformes, há muito tempo que estamos sem material, EPI, alguns até remendados. Então, foi bastante necessário esse momento, pois, é o uniforme que nos identifica onde quer que chegamos”, relatou.


Os profissionais do serviço de urgência e emergência e os convidados para a cerimônia simples foram recepcionados pelo violinista Pedro Vinícius Nunes. Em seguida, a psicóloga Carolina Peixoto Monteiro trouxe um momento de acolhimento com uma palestra motivacional sobre o tema “Qual a a-tua-ação diante da pressão?”.


Na ocasião, a psicóloga apresentou um pouco sobre a missão dos profissionais do Samu-192, e também, um olhar sobre a “atenção aos profissionais que precisam ser olhados, que também precisam de suporte emocional”, afirmou Carolina.

Ascom/ Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...