terça-feira, 11 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura pede conscientização de donos de bares sobre restrição de horários

Itabuna pede conscientização de

 donos de bares sobre restrição de

 horários


O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, pediu a compreensão e a conscientização de donos de bares, restaurantes e congêneres para que cumpram os decretos que estabelecem horários de funcionamento do comércio e restrições na circulação noturna de pessoas em Itabuna, diante do quadro instável que ainda paira em decorrência da Covid-19.

O assunto será o tema de reunião nesta quarta-feira, dia 12, de secretários municipais, Guarda Civil Municipal e o comando das forças policiais. A proposta é discutir novas estratégias para medidas de segurança e a sobre a Operação Oxigênio, que visa o cumprimento das restrições de circulação noturna. Na oportunidade também serão avaliados novos casos e mortes causadas pela Covid-19, com base em estudos das universidades estadual (Uesc) e federal (UFSB).

Na manhã de hoje, Ricardo Xavier recebeu representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial e da Associação de Bares e Similares de Itabuna quando foram discutidas questões relativas ao descumprimento das medidas restritivas por alguns dos donos de bares e restaurantes apesar das recomendações da Prefeitura por meio de autoridades sanitárias.

“Infelizmente, essa atitude de alguns tem prejudicado os demais que cumprem as leis e decretos rigorosamente”, destacou o presidente da Associação dos Bares, Rogério Sbordelato. Já o presidente da CDL, Carlos Leahy, disse que o encontro com o secretário municipal foi positivo ao reconhecer que o município está aberto ao diálogo e à negociação e não tem interesse em prejudicar os comerciantes, muitos dos quais já enfrentam crise causada pela pandemia há mais de um ano.

Leahy também concordou com o secretário Xavier que fez a opção pela realização de uma campanha de conscientização para que todos possam cumprir o que determinam os decretos restritivos. “Sabemos que tais medidas não são boas. Mas, necessárias para que possamos nos livrar o quanto antes desse mal que atinge a todos, indistintamente”, concluiu.

Catadores do lixo ao aterro

Uma comissão de secretários municipais designada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), reafirmou nesta terça-feira, dia 11, a um grupo de representantes dos catadores do lixão que é irreversível a destinação dos resíduos sólidos ao aterro certificado pelos órgãos ambientais no Km 21,5 da rodovia BR-415, Jorge Amado, trecho Ilhéus – Itabuna. Os catadores fizeram um protesto em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves.


Sob a coordenação da secretária de Planejamento, Sônia Fontes, os secretários municipais disseram aos representantes dos catadores que a Prefeitura, sob a liderança do prefeito Augusto Castro, tomou a decisão acertada de cumprir a legislação, especialmente o Marco do Saneamento, passando a utilizar o aterro sanitário para disposição dos resíduos sólidos. Este foi o primeiro encontro, depois da tentativa de cadastramento das famílias que atuam no lixão pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.


“No encontro de hoje, fechamos um acordo em relação ao cadastro e ao fornecimento de cestas básicas e aluguel social pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, e bolsa de R$ 700,00 pela CVR Costa do Cacau em atendimento ao pedido do prefeito”, declarou aos jornalistas o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr. Além disso, a associação de catadores será destinado um galpão, esteira separadora e prensa, cinco bicicletas e instalação de 10 ecopontos.

Sobre os animais que viviam no lixão, o secretário esclarece que a Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) foi acionada para que tome as providências necessárias. A preocupação se refere ao fato de os animais estarem contaminados com metais pesados como chumbo, mercúrio, etc., e serem fontes de disseminação de doenças caso sejam consumidos pela população.


Emerson Ferreira dos Santos e Osvaldo Silva dos Santos, representantes das famílias que trabalhavam no lixão, disseram que iriam conversar com os demais membros do grupo para recomeçar com a nova alternativa de renda oferecida pela Prefeitura. “A decisão precisa beneficiar a todos e estamos acreditando que isso acontecerá,”, resumiu.

Trabalhadores de escolas particulares foram

vacinados 

A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde vacinou 49 trabalhadores de 55 a 59 anos das escolas particulares de Itabuna na manhã desta terça-feira, dia 11, na primeira fase da faixa etária. A imunização foi realizada no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam).


Dona Maria Zilda Pereira Dias é funcionária de uma escola particular. Ela tomou a 1º dose da vacina e se disse agora sente mais segura. “Estou muito feliz. Desejo que todos tenham a mesma oportunidade de serem vacinados”, falou a professora, que se emocionou por estar imunizada.

De acordo com informações de técnicos da Rede de Frio, 20 escolas enviaram listagens de funcionários que receberam a 1º dose da Oxford/Astrazeneca. Quem pertencem à faixa etária e não foi até Imeam, terá uma segunda chance para ser imunizado.

“Vamos fazer novo cronograma para outra faixa etária da Educação para que esse público seja imunizado”, disse a coordenadora de Imunização de Itabuna, Camila Brito.

Prioridade para remoção de entulhos

Equipes da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo têm mantido um extenso cronograma de intervenções realizando a limpeza e manutenção em todo o município visando de forma rotineira, proporcionar mais saúde, bem-estar, conforto e segurança à população. Há um rol de serviços que mobilizam caçambas e equipamentos pesados.

Nesta terça-feira, 11, estão sendo feitas a limpeza do canal do Nova Califórnia, terraplanagem, compactação e encascalhamento de ruas no Bairro Nova Itabuna e outros serviços como recolhimento de entulhos e lixos em pontos viciados.

As equipes atuam sob a orientação do superintendente Francisco Sousa de Lino Filho e do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr. “Duas equipes trabalham hoje, sendo uma no Centro, São Caetano e bairros adjacentes, e outra no Pontalzinho, Fátima e bairros vizinhos”, informa Almir Melo Jr.

Também já foram feitos serviços de limpeza com retroescavadeira e caçambas no Pedro Jerônimo, Feira do Bairro Califórnia e, nas imediações do Colégio Ciso, e no Centro continua a operação tapa-buracos.

Uma ação recorrente tem sido a retirada de entulhos, também chamados “volumosos”. Guarda-roupas, máquinas de lavar e armários são alguns dos itens mais encontrados em pontos viciados de lixo que a população insiste em manter, apesar dos apelos constantes para que acionem a Prefeitura.

Nos últimos dias, muitos entulhos foram removidos de locais como imediações da Usemi, do Condomínio Vale das Pedras, e final de linha do Bairro São Caetano, além da Igreja Maria Goretti, no Mangabinha.

O superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lima Filho, renova o apelo para que a população colabore, evitando descartar esse tipo de material de forma incorreta. Ele destaca que a gestão do prefeito Augusto Castro está buscando cumprir a legislação ambiental, principalmente o Marco do Saneamento, já tendo definido que o lixo está destinado a um aterro sanitário certificado pelos órgãos ambientais, no Km 21,5 da rodovia BR-415 – Jorge Amado, entre Ilhéus e Itabuna.

Farmácia Pública de Itabuna recebe

medicamentos do Governo do Estado

A Farmácia Pública da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna recebeu uma remessa de medicamentos do Governo do Estado para suprir os que estavam em falta no estoque. Prioritariamente, aqueles destinados aos tratamentos de saúde mental e medicamentos do hiperdia.

A Farmácia de Saúde Mental, por exemplo, já foi abastecida com medicamentos como Gardenal e Carbonato de Lítio de 300mg, utilizados no tratamento de epilepsia e transtornos mentais como o distúrbio bipolar, respectivamente.

Na Farmácia Básica, também tiveram sua reposição medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes, como a Gliclazida de 30mg, Metformina 850mg, Fitas de glicemia para os pacientes insulino dependentes e os outros medicamentos do hiperdia.

O diretor da Farmácia Pública de Itabuna, Wanderlei Machado, informa que desde o dia 3, o Governo Estadual enviou a remessa com esses medicamentos que já se encontram disponíveis ao público, e também nas Unidades Básicas e de Saúde do município.

Para receber a medicação, o paciente deve levar a prescrição médica (receituário) em duas vias e o Cartão do SUS. A Farmácia Pública Municipal está localizada na Rua Ruffo Galvão, 166, centro, com expediente ao público das 7h30min às 16 horas, sem intervalo para o almoço.

Suspende vacinação à grávidas

Nesta terça-feira, dia 11, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna suspendeu a vacinação Oxford/AstraZeneca para as gestantes contra a Covid-19. A decisão cumpre determinação por meio de nota emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contendo essa orientação A vacinação para este subgrupo se iniciaria hoje em todo o país.

É válido ressaltar que a vacina Coronavac está em falta em todo território nacional por falta de insumos no Instituto Butantan, em São Paulo. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda parecer oficial da Secretaria de Saúde do Estado. Até então, segue a orientação de suspensão da vacina contra o novo coronavírus em Itabuna para as gestantes.

A segunda dose da vacina contra a COVID-19 da Coronavac segue ordem de prioridade por data do recebimento da primeira dose para aqueles que ainda estão em atraso no calendário.

Já a primeira dose está disponível a vacina Oxford/AstraZeneca para aquelapessoas com doenças crônicas, portando relatório médico, e para aquelas a partir de 45 anos. É orientado à população que chegue aos locais de vacinação conforme o horário de abertura dos postos. Os profissionais que atuam nos postos de vacinação estão sendo orientados para que haja esclarecimento imediato àqueles que estão nas filas.

Saúde homenageia trabalhadores do Samu

ia 1º de Maio ser celebrado o Dia do Trabalhador, também são comemorados nos dias 12 e 20, os dias do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, respectivamente. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna realizará eventos em homenagem a esses profissionais que tanto contribuem com a saúde no nosso município.

Nesta quarta-feira, às 16 horas, acontecerá a cerimônia de entrega do fardamento aos funcionários do Samu-192, no auditório da Faculdade Santo Agostinho. Há 5 anos que isso não acontece. Num primeiro momento, os profissionais serão recepcionados pelo violinista Pedro Vinicius Japiassú de Almeida Nunes. Depois, haverá uma apresentação simbólica de dança com Iago Oliveira Alves, integrante do corpo de ballet da Tchu & Cia e do Projeto de Libras, com o tema Adaptações de Protocolos no Samu-192 de Itabuna.

Caberá a psicóloga Carolina Monteiro proferir palestra motivacional aos servidores da instituição. Por fim, a cerimônia será encerrada com a entrega dos fardamentos aos profissionais do Samu-192. Também haverá a entrega de brindes da Avatim, Zipnautica e Copenhagem aos servidores destaques.

Já na quinta-feira, dia 13, às 14 horas, será realizada a homenagem aos enfermeiros da Rede Municipal. O evento, que será celebrado no Teatro Municipal Candinha Dórea, contará com a presença do prefeito Augusto Castro, da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e do vereador Luizinho.

Na cerimônia, além das palavras dos representantes, haverá também premiações e homenagens simbólicas aos enfermeiros eleitos para representar as coordenações. Além disso, o cantor David Nascimento, ex-participante do programa The Voice, da Rede Globo, fará uma apresentação

Boletim Covid-19 – 11.05.2021




A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 28.345 casos de pacientes curados, 29.359 casos confirmados, sendo 496 casos ativos; 40 internados em UTI, 9 leitos disponíveis; 18 leitos clínicos, 48 leitos disponíveis, e 518 óbitos.


Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação 




Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...