quarta-feira, 12 de maio de 2021

Vereadores disparam por não terem pedidos atendidos pelo executivo

WhatsApp Image 2021 05 12 At 18.13.13

Vereadores disparam contra pedidos de providências não atendidos em Itabuna

Críticas contundentes e até desabafos predominaram na sessão de quarta-feira (12), na Câmara de Itabuna, quando vereadores manifestaram insatisfação diante de pedidos de providências não atendidos. O principal alvo das manifestações foi o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Júnior.

“Não estamos recebendo retorno do secretário; estamos sendo cobrados pelo povo por melhorias na infraestrutura, mas é impossível apresentar trabalho quando não somos recebidos”, queixou-se Sivaldo Reis (PL), vice-presidente da Casa, logo seguido por vários colegas.

O edil Luiz Júnior da Saúde (DC) citou uma avenida do bairro Santo Antônio onde não é possível um cadeirante passar. “É o terceiro bairro mais populoso de Itabuna e está cheio de buracos”, constatou.

                         Francisco e Cosme

Situação semelhante foi trazida pelo colega Francisco (PSD), que lembrou ter encaminhado mais de 30 pedidos de providências. Ele disse, inclusive, que foi reduzida a equipe de pavimentação. “Eram mais de 40 pessoas e hoje são sete. Mas a cidade tem quase 100 bairros. Itabuna hoje é uma buracolândia total”, computou.

“Casa de cupim”

Da mesma forma, o vereador Cosme Resolve (PMN) ironizou: “Até o papel dos pedidos de providências já tá ficando antigo. Parece que antes de você pedir o ‘não’ já tá na boca”.

Ele criticou, ainda, o motivo apontado para não abertura da unidade de saúde no bairro Vila das Dores. “É vergonhoso uma secretária não conseguir abrir um posto por causa de uma casa de cupim”, completou, referindo-se à secretária Lívia Mendes.

Pedindo apoio e "principalmente a ação'' de autoridades políticas e da sociedade, a enfermeira Gabriela de Oliveira afirmou que os profissionais da enfermagem lutam por condições dignas de trabalho e  bons salários. "Não somos heróis, mas somos nós que ficamos 24h com o paciente, segurando a mão, consolando, quem está com a seringa na mão [aplicando vacinas] salvando vidas. Não se faz Saúde com UPA e ampola. Saúde se faz com gente" declarou emocionada a representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA).

O professor da UESC é enfermeiro do SAMU, Fabrício Bastos ratificou que "qualquer programa de saúde [público ou privado], nenhum deles tem como fazer funcionar sem enfermagem". Para ele a classe tem sido relegada ao sacrifício já que lutou em todas as linhas de frente sanitárias, e não apenas agora diante da Covid-19. Bastos acredita que somente a mobilização social pode levar à aprovação do PL 2.564/20 pelo Congresso Nacional dado que a proposta tem enfrentado resistências  econômicas. "O Brasil tem caixa para pagar essa conta", sustenta.

No dia seguinte à sessão especial, 12 de maio, data em que se celebra internacionalmente o Dia da Enfermagem, os vereadores itabunenses percorreram parte da Avenida Cinquentenário em adesão à caminhada organizada pelo Coren-BA em parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sinserv).

Numa tentativa de influenciar politicamente senadores e deputados federais, vereadores de Itabuna também estão acionando parlamentares aliados em Brasília para que votem favorável ao piso salarial que, além de enfermeiros, beneficiará técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras - essas categorias teriam piso proporcional ao valor pago aos enfermeiros.

Ascom/Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...