segunda-feira, 10 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura de Itabuna segue limpando os bueiros para evitar alagamentos

Prefeitura de Itabuna segue limpando os bueiros para evitar alagamentos

Por meio de uma ação coordenada pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, a Prefeitura de Itabuna segue executando a operação de microdrenagem, com a limpeza de bueiros e das redes de águas pluviais. A preocupação é facilitar o escoamento da água das chuvas e evitar alagamentos.

Avenidas do centro da cidade e de alguns bairros como São Pedro e Fátima são algumas das áreas que já receberam as equipes de campo. Agora, os trabalhos estão concentrados no Bairro Califórnia, onde nesta segunda-feira, dia 10, os esforços foram concentrados na Rua Nova, com a limpeza dos bueiros para a livre passagem das águas pluviais.

Comerciante no local há vários anos, dona Meire de Jesus lembra que por diversas vezes o seu pequeno comércio sofreu com alagamentos. “Este trabalho é muito importante, pois já perdi muita mercadoria nas várias vezes em que a água entrou no meu comércio. O que está sendo feito agora pela Prefeitura se chama prevenção”, comenta.

Já o coordenador da equipe de operários Elivaldo Braga Rodrigues afirma que a desobstrução de bueiros, inclusive com a retirada do material carreado para as redes pluviais pelas enxurradas é fundamental. “Retirar toda a sujeira e deixar as bocas de lobo e redes limpas melhora o fluxo e evita alagamentos. Temos feito uma ação preventiva e de manutenção em toda a cidade. Aqui na Rua Nova, por exemplo, contamos 12 bueiros que estão sendo limpos”, relatou.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, informou que na parte norte da cidade, a operação começou pelas ruas Saturnino José Soares e Santa Rita, com a limpeza dos bueiros, retirada do material e aplicação de jatos d’ água no interior das redes pluviais. Ele destacou que a população evite jogar lixo nas ruas.


Conscientização ajuda pacientes a vencer 

as dificuldades causadas pelfibromialgia

No dia 12 de maio se comemora, em Itabuna, o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. Para familiares e pacientes que sofrem com a fibromialgia a conscientização pode ajudá-los a superar as dificuldades enfrentadas com esta doença que muitas vezes é mal entendida.

A presidente da Associação dos Fibromiálgicos de Itabuna e Região (AFIR), Sônia Helena Amorim, relata que esta é uma síndrome crônica que apresenta dores musculares e nas articulações, além de cansaço, ansiedade e até depressão. “São sintomas que podem durar anos ou mesmo a vida inteira. A fibromialgia não tem cura, apenas tratamento para aliviar os sintomas”, explica.

Ela conta que os medicamentos e a redução do estresse podem ajudar no controle dos sintomas, mas os pacientes sofrem muito até chegar ao diagnóstico definitivo. “Por todo o corpo, existem 18 pontos dolorosos. O médico especialista da área ou mesmo um reumatologista ou neurologista podem fazer esse diagnóstico com precisão”, ensina.

Síndrome caracterizada principalmente por dor crônica e generalizada no corpo que dura pelo menos três meses, a fibromialgia causa desconfortos que podem surgir sem motivo aparente, ou serem uma reação exagerada a algum acontecimento. Outros sintomas importantes são: fadiga, sono não restaurador e distúrbios cognitivos como esquecimento, falta de atenção e dificuldade de concentração.

O Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia foi instituído através de uma iniciativa do então vereador Júnior Brandão, responsável pela aprovação da Lei Municipal nº 2.485 na Câmara de Vereadores ano passado.

No mesmo ano foi criada a AFIR, que atualmente conta com cerca de 60 associados e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos portadores de fibromialgia. Entre as ações, a luta pelo reconhecimento da doença como incapacitante, para que os pacientes tenham acesso a tratamentos farmacológicos bem como terapias integrativas e acompanhamento psicológico e de suas doenças decorrentes.

Profissionais da Rede Particular de Ensino serão

vacinados 

A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna vai vacinar os profissionais das escolas particulares nesta terça-feira, dia 11, no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam) das 8h30min às 13h30min. O público-alvo tem entre 55 e 59 anos.

Na manhã de hoje, Itabuna recebeu 5.200 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca que será destinada aos profissionais da rede particular de ensino que devem apresentar Carteira de Identidade (RG), contracheque e Carteira de Trabalho (ou fotocópias) e às pessoas com comorbidades, acima de 45 anos.

Nesses casos estão transplantados, deficientes, imunossuprimidos, pacientes renais crônicos, com pneumopatias crônicas graves, doença cerebrovascular, doença cardiovascular, diabetes, hipertensão e obesidade. Será necessário apresentar relatório médico com CID (comprovando a doença e a necessidade da vacina)

Já as 500 doses da vacina Coronavac recebidas serão usadas, exclusivamente, em pessoas entre 60 e 69 anos. Apenas para quem tomou a vacina entre 29 e 31 de março, cuja 2ª dose estava programada para os dias 26 e 29 de abril. Esse público será imunizado com base na lista de contatos preenchida nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.

Segundo a coordenação da Rede de Frio com a vacinação desses trabalhadores da rede particular, Itabuna amplia os grupos prioritários e avança na luta contra a Covid-19. Até agora, a Secretaria Municipal de Saúde já vacinou diversos subgrupos, a exemplo de trabalhadores nas redes municipal e estadual de ensino, entre 55 e 59 anos, e profissionais da segurança pública.


Boletim Covid-19 – 10.05.2021

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 28.260 casos de pacientes curados, 29.305 casos confirmados, sendo 527 casos ativos; 38 internados em UTI, 11 leitos disponíveis; 20 leitos clínicos, 46 leitos disponíveis, e 518 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...