sexta-feira, 14 de maio de 2021

ROTARY CLUB DE ITABUNA RECEBEU ANDREA CASTRO PARA APRESENTAR AÇÕES DA SEMPS

Com o objetivo de apresentar aos rotarianos os projetos implantados pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) de Itabuna nesses primeiros quatro meses de gestão, a secretária Andrea Simas Castro participou da reunião do Rotary Club de Itabuna na última terça-feira, 11 de maio. No encontro virtual que contou também com a participação de membros do Rotary Club Itabuna Sul e de Patrícia Silva Araújo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA foram elencadas as principais políticas públicas de assistência social e enfrentamento da fome e combate a pobreza em tempos de pandemia em Itabuna. 

“Nossa missão na secretaria se relaciona muito com o lema do Rotary ‘Dar de si antes de pensar em si’. O momento em que vivemos é grave e crítico. Estamos investindo em ações emergenciais de curtíssimo prazo porque é o que a população precisa. O problema da fome é muito difícil de ser resolvido, então, estamos promovendo ações que minimizem essas carências”, explicou inicialmente a convidada.
De acordo com a secretária, que vem atuando em algumas linhas de frente para combater a pobreza, o primeiro passo foi a retomada da entrega de peixes durante a Semana Santa, de forma ordenada e organizada, distribuindo 20 mil quilos de peixes. Através dessa ação, houve o incentivo à atualização do CADÚNICO, que possibilita à população o recebimento de outros benefícios federais. Dentro do programa de segurança alimentar, que visa minimizar a situação de extrema pobreza e grande vulnerabilidade agravada pela pandemia, foi lançada horas antes da reunião a campanha ‘Comida na mesa’. A ação irá distribuir mensalmente 2.000 cestas básicas às famílias assistidas pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Além disso, a gestora revelou que a reabertura do restaurante popular está entre as prioridades para os próximos meses. 

Assunto de grande repercussão no momento, o fim do lixão da cidade, desativado após 40 anos de existência, também fez parte da discussão. Em ação conjunta de três secretarias municipais as atividades no local foram encerradas e as pessoas que viviam em situação desumana e com grande grau de vulnerabilidade, estão recebendo o atendimento adequado.  “Estamos definindo a destinação das famílias que ali viviam. Elas foram cadastradas e estão sendo acompanhadas pelas autoridades competentes. Irão receber auxílio alimentação, aluguel social e existe ainda a possibilidade de inseri-los muito em breve no mercado de trabalho. Tudo está sendo feito e pensado para que essas famílias não fiquem expostas como estavam”, informou.

Entre as demais ações da pasta, destacou a Blitz Social, lançada no início do ano. O projeto realiza, através de uma equipe capacitada, a abordagem de pessoas em situação de rua e os direciona para que sejam acolhidas nos Centros Especializados. Essa busca ativa, segundo a secretária, se tornou uma atividade constante e é considerada uma ação muito positiva pela opinião pública por possibilitar o resgate da dignidade de pessoas tão sofridas. Mencionou ainda o Centro de Referência de Atendimento à Mulher  - CRAM voltado à assistência às mulheres vítimas de violência doméstica, que é mais uma referência na cidade, por sua atuação num trabalho integrado para promover acolhimento e atendimento humanizado. Através do CRAM, foi lançado no último mês de março o programa de grande destaque “Use máscara, mas não se cale!”, incentivando a denúncia contra a violência doméstica. 

Aproveitando o momento, o presidente do Rotary Marcus Vinícius Rodrigues relacionou as ações sociais que o clube tem realizado na comunidade em benefício de quem mais precisa, com destaque para as doações através do Banco de Cadeira de Rodas. Apresentou ainda iniciativas do clube que contam com parceria e apoio da prefeitura. “Temos realizado várias atividades e estamos à disposição para participar também das ações da secretaria, fazer esse trabalho junto, participar e ajudar”, acrescentou. Presente no debate, o médico João Otávio Macêdo lembrou a tradição de solidariedade da instituição. “O Rotary é um auxiliar. Sempre trabalhando pela população”, reconheceu. 

A gestora encerrou sua participação após receber algumas sugestões e o reconhecimento dos rotarianos. “Temos muitas outras coisas a realizar nessa secretaria. São tantas demandas e carências que ultrapassamos nossos limites em nome da doação. A doação é um ato de amor”, argumentou, aproveitando para agradecer ao clube pela parceria proposta. “Precisamos muito fazer essa grande rede de parceria para atingir a população e ajudar ao maior número de pessoas”, afirmou. Para finalizar o encontro, o rotariano Silvio Roberto agradeceu a presença da secretária e fez a entrega simbólica de certificado à gestora que, segundo ele, “em tão pouco tempo já deu nova cara ao trabalho de promoção social e combate à pobreza no município” e reiterou a disponibilidade do clube para auxiliar a gestão. “Precisou de apoio em qualquer ação social, estamos aqui para somar”, assegurou. Ascom/Rotary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...