quarta-feira, 12 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO: Campanha salarial discutida com o Sindicato do Servidor

Campanha salarial discutida com o Sindicato do

Servidor 


A campanha salarial 2021 dos servidores públicos de Itabuna voltou a mesa de negociações nesta quarta-feira, dia 12, em reunião entre os secretários de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho, e de Governo, Josué de Sousa Brandão Junior, e o procurador-geral do município, Álvaro Luís Ferreira, e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabuna (Sindiserv). O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

Depois de ouvir os sindicalistas, o titular da Secretaria de Gestão e Inovação prometeu levar as reivindicações e propostas ao prefeito Augusto Castro. Ele lembrou que a valorização do servidor é um dos compromissos do gestor itabunenses. “A Prefeitura tem projetos para o Plano de Cargos e Salário, inclusive, o tema já foi discutido anteriormente com o sindicato”, disse o secretário.

Entre os principais itens da pauta, os servidores buscam reposição salarial de 4,5% retroativos a janeiro e o aumento de 100% no valor do tíquete-alimentação. A presidente do Sindicato, vereadora Wilmacy Oliveira sugeriu, inclusive, que o município avalie a possibilidade de que o ticket-alimentação seja pago em duas parcelas: 50% em agosto e 50% até o final do ano.

José Alberto reafirmou que a proposta será analisada pelo prefeito, em cada um dos itens. O secretário acredita que dentro de mais alguns dias haja uma definição quanto à pauta apresentada pelo Sindserv. Já o secretário de Governo, Júnior Brandão, afirma que a Administração reconhece as perdas salarias do servidor público municipal, ao lembrar que no ano passado não houve reajustes salarial e também do ticket alimentação.

Em relação a isonomia salarial, outro item discutido no encontro, o procurador-geral do Município, Álvaro Luís Ferreira, destacou que essa questão se resolverá com o Plano de Cargos e Salários. Segundo lembrou, o tema já vem sendo estudado pelo prefeito Augusto Castro dentro da proposta governamental de valorização do servidor municipal.

A representação do Sindiserv disse reconhecer o esforço de Augusto Castro para investir em obras de melhoria da cidade, a exemplo dos setores da saúde pública, educação, assistência social e em serviços essenciais, além da infraestrutura urbana. Mas, Wilmaci Oliveira e os sindicalistas pediram que o prefeito também tenha um olhar especial direcionado ao servidor.

 Vila Olímpica a reforma deve começar neste mês 

As obras de requalificação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no Bairro São Caetano, devem começar ainda neste mês, segundo o engenheiro civil Patrick Monteiro, responsável pela obra. O anúncio da requalificação do equipamento esportivo e de lazer foi feito pelo governador Rui Costa, recentemente, durante visita a Itabuna quando anunciou um pacote de obras.

O engenheiro lembra que há um estudo detalhado sobre a reforma deste importante equipamento, e que todos os trâmites necessários estão sendo providenciados com celeridade, atendendo ao pedido do governador Rui Costa e do prefeito Augusto Castro. “O governador é correria e nós temos que acompanhar”, disse Monteiro

Graças à gestão do prefeito Augusto Castro, ao governador Rui Costa e ao secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, os nossos jovens terão acesso a este importante equipamento de esporte integralmente recuperado e modernizado”, expressou o engenheiro.

A previsão é de que em seis meses a obra seja entregue à população com ginásio de esportes totalmente reformado, com piso moderno, piscina, campo de areia, duas quadras poliesportivas, um campo de futebol society e uma pista de atletismo em volta. “Será um equipamento modelo, atendendo a sugestão do governador para contemplar todas as áreas do esporte”, informou.

Para o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, é uma obra muito importante para Itabuna, que sempre foi celeiro a revelar atletas e profissionais para o esporte baiano e nacional. “Com a requalificação da Vila Olímpica, o prefeito Augusto Castro resgata parte importante da história da cidade, além de oferecer equipamento de relevante importância social”, afirma.

Almir Jr recebeu ontem o engenheiro Patrick Monteiro e demais técnicos da empresa contratada pelo Governo do Estado para a realização das obras há muito aguardadas pelos atletas e equipes que na Vila Olímpica disputaram importantes competições.

Já o secretário de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho destacou a fundamental ação do governo estadual para que a cidade volta a ter o complexo esportivo responsável pela formação esportiva de gerações.

Há anos que era uma obra aguardada. Sua realização vai atender ao desejo de muitos atletas e desportistas porque vai servir às necessidades de esporte, lazer e entretenimento, inclusive de alunos das redes municipal e estadual de ensino e da juventude como um todo”, disse Guinho.

Circulação noturna em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna prorrogou até segunda-feira, dia 17, as medidas restritivas de circulação noturna das pessoas pelas vias públicas de acordo o Decreto Municipal de nº 14.400, publicado na edição de ontem do Diário Oficial. A medida vale entre as 22 e 5 horas do dia seguinte.

Nesse período, os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar suas atividades às 21h30min, para que seus colaboradores tenham tempo de retornar para suas residências. Os atos litúrgicos religiosos poderão ocorrer também até o mesmo horário limite.

O mesmo vale para as academias e centros de treinamento, bares, restaurantes e similares. O decreto reafirma que fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive por delivery, após às 21h30. Já o transporte coletivo poderá funcionar até as 22 horas.

Também está proibida a realização de atividades e eventos (públicos ou particulares) que causem aglomeração, bem como atividades físicas coletivas que promovam contato físico.

Fora do horário de restrição, fica permitido o som ao vivo nos bares, restaurantes e similares (som ambiente), desde que seja mantido o distanciamento social e demais medidas de saúde e segurança.

Está permitida a realização de eventos científicos ou profissionais, com ocupação de até 50% da capacidade do local, limitado a 100 pessoas, e o funcionamento de salas de cinema, com capacidade de 50% e cumprimento de todas as medidas estabelecidas no protocolo de segurança.

Decreto Municipal de nº 14.400, 11/5/2021


☑️ Proibição de circulação noturna (Toque de Recolher), das 22 h às 05 h;


☑️ Funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, até as 21h30;


☑️ Atos litúrgicos religiosos poderão ocorrer até as 21h30h;


☑️ Academias e Centros de Treinamento poderão funcionar até as 21h30;


☑️ Bares, restaurantes e similares poderão funcionar até as 21h30;


☑️ Proibida a comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive por delivery, após as 21h30;


☑️ Permitido o som ao vivo nos bares, restaurantes e similares (som ambiente), mantendo o devido distanciamento e demais medidas de saúde e segurança;


☑️ Transporte Coletivo Municipal funcionando até as 22 h;


☑️ Proibidas as atividades e eventos (públicos ou particulares) que causem aglomeração, bem como as atividades físicas coletivas que promovam contato físico.


☑️ Está permitida a realização de eventos científicos ou profissionais, com ocupação de até 50% da capacidade do local, limitado a 100 pessoas.


☑️ Liberado o funcionamento do cinema, com capacidade de 50% e cumprimento de todas as medidas estabelecidas no protocolo de segurança.


Diretor da Farmácia Pública orienta sobre

cuidados no tratamento de feridas

A Farmácia Pública da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna confirmou hoje, dia 12, que há em estoque medicamentos disponíveis de tratamento para feridas. Mas, a orientação é que os pacientes, mesmo dispondo de receituário médico, devem buscar orientação nas Unidades Básicas e de Saúde da Família onde, inclusive, podem ter atendimento de enfermagem.

Nesta semana, a Farmácia Pública recebeu uma remessa de medicamentos do Governo do Estado, dentre eles, prioritariamente, àqueles destinados aos hipertensos, diabéticos e para a saúde mental.

O diretor da Farmácia Pública, Wanderlei Machado, alerta para a necessidade desse comparecimento em uma unidade básica, inclusive, para que haja prescrição médica em caso de feridas nos pacientes. Ele também orienta para a necessidade de limpeza do ferimento e a aplicação da medicação necessária.

Wanderlei disse ainda que os pacientes devem ficar atentos se às medicações receitadas para tratar ferimentos são as disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como a Sulfadiazina de Prata, pomada de uso tópico que é distribuída em todas Unidades da Rede de Atenção Básica para o tratamento de feridas.

Para ter acesso aos medicamentos, o paciente deve levar a prescrição médica (receituário) em duas vias e o Cartão SUS. A Farmácia Pública Municipal está situada na Rua Ruffo Galvão, 166, centro, com expediente ao público das 7h30min às 16 horas, sem intervalo para o almoço.

Conselho Municipal de Saúde debateu questões

da atenção primária e alta complexidade


O avanço no processo de licitação para as obras de reforma da Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, no Bairro Santo Antônio, esteve entre as principais pautas debatidas pela secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, durante a reunião ordinária mensal do Conselho Municipal de Saúde.

Além disso, o projeto de reforma de outros oito postos, com previsão para o fim do mês, também foi abordado. A proposta ainda inclui a compra dos novos equipamentos para o funcionamento destas unidades de saúde que passarão por requalificação.

A reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) abordou as principais demandas da saúde de Itabuna que são discutidas e acompanhadas pelos conselheiros titulares e/ou suplentes. Nesta quarta-feira, 12, a reunião foi realizada via webconferência para que as pautas do mês fossem debatidas e encaminhadas.

Outros temas debatidos foram: a situação dos prestadores de serviços hospitalares como Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Centro Médico Pediátrico (CEMEPI) e CIEL, bem como da Maternidade Ester Gomes. Além disso, houve a apresentação do Plano da Gestão Municipal para as pessoas que vivem no lixão em situação degradante junto aos animais que estão no local.

A proposta de cessão compartilhada do antigo prédio da Ceplac para o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento CERPAT foi outro ponto colocado em evidência. Por fim, a discussão sobre a reabertura da sede do Conselho Municipal de Saúde.

Operação ‘Tapa-Buracos” 

A Prefeitura de Itabuna vem empregando uma verdadeira força-tarefa para fechar buracos e melhorar as condições de tráfego na cidade. A Operação “Tapa-buracos” é coordenada pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

A equipe já atuou em localidades como Pedro Jerônimo, São Judas Tadeu, São Caetano, Conceição e Fátima e agora está no centro da cidade. A Avenida Beira Rio, nas imediações da Praça Olinto Leoni e transversais da Avenida do Cinquentenário são alguns dos locais que receberam reparos da Superintendência de Serviços Públicos nesta semana

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, frisa que este tipo de serviço tem como finalidade melhorar o tráfego onde tem grande fluxo de pessoas e veículos por conta do comércio, mas também nos bairros para que a população possa ter uma melhor qualidade de vida.

Hoje, os trabalhos da Operação Tapa-buracos estão concentrados na Rua Juca Leão, no centro, depois de terem sido recuperadas as ruas Rui Barbosa, Mariá Ferreira, Dalila Paganelli e trechos da Avenida Amélia Amado e Avenida Palestina, no Bairro Zildolândia.

Secretaria de Promoção Social inicia

hoje o “Comida na Mesa”



Duas mil e quinhentas famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza recebem, a partir da manhã desta quarta-feira, dia 12, em caráter emergencial, cestas básicas distribuídas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna. A distribuição integra o “Comida na mesa”, uma ação da Prefeitura local.


A distribuição será realizada nos CRAS da Rede de Apoio da Secretaria, a partir dos cadastros previamente realizados. “As famílias cadastradas estão sendo contactadas pela Equipe de Abordagem para comparecem, em dia e turno específicos, no CRAS de referência, de acordo ao bairro de cada família, explicou a secretária Andrea Castro.


Nesta quarta-feira, as cestas básicas são distribuídas na sede do CRAS-CEU–Centro de Referência de Assistência Social - Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Urbis-4.

Nova Califórnia limpeza do canal de drenagem

Moradores do Nova Califórnia ficaram satisfeitos com a limpeza do canal do bairro, executado pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura de Itabuna. O trabalho está sendo realizado por equipes de operários de campo com o suporte de retroescavadeira e caminhões caçamba.

Morador do bairro há 38 anos, o aposentado Pedro Egemildo dos Santos (Tio Miro) conta que está muito satisfeito com o serviço. “Há muito o canal estava sujo, sem manutenção alguma. E olha que é um serviço simples. Toda vez que chove forte, o canal transborda”, afirma.

Já Edson Lisboa Cardoso, residente há cerca de 20 anos no bairro, também comenta sobre o risco que o canal representa para a população nos períodos de chuvas fortes. Ele faz questão de citar o compromisso da atual gestão com as necessidades dos itabunenses.

Estou muito contente. As pessoas que estão à frente desta Secretaria estão muito comprometidas e atuantes. Já se nota uma mudança em toda a cidade”, ressalta Cardoso.

Ele faz coro ao ‘seo’ Egemildo que destaca o fato de em cinco meses de governo o prefeito Augusto Castro está executando a limpeza geral de canais de drenagem e macrodrenagem em toda a cidade. “Peço a Deus que ele continue assim”, roga.

O presidente da Associação de Moradores do Nova Califórnia, Sandoval Pereira, comenta que sempre reivindicou as necessidades do bairro e que agora está confiante no governo do prefeito Augusto Castro.

É um político que conhece a realidade de Itabuna e, sobretudo, o nosso bairro. Tenho certeza que ele fará uma visita a nossa comunidade para estreitarmos essa relação”, afiança, destacando que o prefeito tem muitos apoiadores no Nova Califórnia.

A limpeza de canais tem sido constante desde janeiro. A Superintendência de Serviços Públicos já executou a manutenção dos canais dos bairros Califórnia, Lomanto, Novo Lomanto, Nova Itabuna, Antique e São Pedro. Em parceria com a Emasa, faz a retirada de esgotos lançados no canal do Santo Antônio, com sua canalização para redes interceptoras.

Marcha dos Enfermeiros pelo piso salarial



Está em tramitação hoje, dia 12, Dia do Enfermeiro, o Projeto de Lei (PL-2564) que estabelece o piso salarial dos enfermeiros e a jornada de trabalho de 30 horas. Nesse sentido, está sendo realizado, em alusão também à data, a Marcha Nacional pelo Piso Salarial dos Enfermeiros.

A categoria também se mobilizou em Itabuna e participou de uma passeata, tendo como ponto de encontro o Jardim do Ó, de onde saiu em passeata em direção à Praça Adami.

A enfermeira Patrícia Rebouças, participante da Comissão, destaca o objetivo do movimento que é chamar atenção da sociedade e manifestar o apoio à aprovação da PL-2564. A Secretaria Municipal de Saúde apoia o movimento e a luta pelos direitos desta categoria.

Boletim Covid-19 – 12.05.2021


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 28.457 casos de pacientes curados, 29.444 casos confirmados, sendo 469 casos ativos; 39 internados em UTI, 10 leitos disponíveis; 18 leitos clínicos, 48 leitos disponíveis, e 518 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...