quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Waldeny Andrade inicia Bate-Papo na Biblioteca Plínio de Almeida

           
 O jornalista e escritor Waldeny Andrade abrirá às 18 horas do dia 5 de dezembro na Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, no Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro Conceição, o inédito projeto Bate-Papo com o Escritor. Será uma boa oportunidade para professores, estudantes e o público em geral conhecer o processo criativo e trocar ideias e experiências sobre a produção literária, além de adquirir por R$ 40 o exemplar do seu terceiro livro “Serra do Padeiro – A Saga dos Tupinambás”, obra ficcional, editada pela Via Litterarum.
           
  Waldeny ainda é o autor dos livros “Vidas Cruzadas”, ambientado em Ilhéus, e lançado na 2ª Bienal do Livro em Salvador, em 2013, com edição já esgotada, e “A Ilha de Aramys – 40 Anos de Eleições em Itabuna”, em 2014, que narra à aventura apaixonada de um casal em imaginária ilha no Rio Cachoeira. A sua investida na literatura se deu oito anos após aposentar-se do rádio, onde apresentou por 29 anos até 2000, o programa de notícias e comentários “Microfone Aberto”, de segunda a sexta-feira, às12h30min, na Rádio Jornal de Itabuna.  

           
  O livro “Serra do Padeiro – A Saga dos Tupinambás” é sucesso de crítica e também de público em Salvador, Ilhéus e Itabuna, onde foi lançado em sessões de autógrafos e pode ser encontrado em livrarias. A obra ficcional fala da aventura e desventura dos índios Tupinambás da Serra do Padeira e de áreas de mata atlântica dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema no sul da Bahia. Contém capítulos curtos e dinâmica e precisa narrativa, distribuída ao longo de 288 páginas e de agradável leitura.

O pano de fundo deste palpitante thriller é a história de vida de uma família constituída por um sobrevivente da 1ª Guerra Mundial e uma índia. E, de
forma surpreendente, fala da conquista e do desbravamento das terras no sul do Estado para a implantação da lavoura cacaueira que formou uma pujante economia regional, geradora de receita tributária ao Estado, entre as décadas de 1930 e 1980, do século XX.


Para ter acesso ao Bate-Papo com o Escritor será necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível que será repassado pela biblioteca à ceia de Natal de famílias carentes.  A Biblioteca Municipal Plínio de Almeida é unidade da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) que oferece a pessoas de todas as idades rico acervo bibliográfico para os estudos e a pesquisa. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às17 horas, no Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro Conceição. 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...