sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Nucress recorre à Câmara de Itabuna temendo desmonte do SUAS


O Núcleo de Assistentes Sociais da Região Sul da Bahia (Nucressul) acionou o Legislativo de Itabuna no intuito de unir forças para lutar contra o desmonte do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Na audiência pública solicitada por Júnior Brandão (PT), o Núcleo denunciou que a União pretende reduzir em 98% a verba para a proteção social em 2018.

Pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Itabuna, Cleonice Almeida endossou a crítica do Nucressul. “Se o número de pessoas carentes aumenta, como é que os recursos diminuem?”, questionou a presidente. Palestrando,  Quedima Souza e Maria das Graças Santana sustentaram que o enfraquecimento do SUAS prejudicará, especialmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social com aumento da pobreza, desemprego e violência.

Como resultado da audiência, uma carta será enviada a autoridades federais sugerindo o fortalecimento e consolidação do SUAS. Entre os destinatários estão os presidentes da República, Michel Temer, e do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB/CE). Outra proposta é a recriação da secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), extinta em 2014 – neste caso a indicação ao Governo da Bahia será feita por Brandão.

A audiência contou a presença da secretária itabunense, Sandra Neilma, representantes de entidades filantrópicas e trabalhadores ligados ao Sistema.

foto: Pedro Augusto Benevides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...