sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Nucress recorre à Câmara de Itabuna temendo desmonte do SUAS


O Núcleo de Assistentes Sociais da Região Sul da Bahia (Nucressul) acionou o Legislativo de Itabuna no intuito de unir forças para lutar contra o desmonte do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Na audiência pública solicitada por Júnior Brandão (PT), o Núcleo denunciou que a União pretende reduzir em 98% a verba para a proteção social em 2018.

Pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Itabuna, Cleonice Almeida endossou a crítica do Nucressul. “Se o número de pessoas carentes aumenta, como é que os recursos diminuem?”, questionou a presidente. Palestrando,  Quedima Souza e Maria das Graças Santana sustentaram que o enfraquecimento do SUAS prejudicará, especialmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social com aumento da pobreza, desemprego e violência.

Como resultado da audiência, uma carta será enviada a autoridades federais sugerindo o fortalecimento e consolidação do SUAS. Entre os destinatários estão os presidentes da República, Michel Temer, e do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB/CE). Outra proposta é a recriação da secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), extinta em 2014 – neste caso a indicação ao Governo da Bahia será feita por Brandão.

A audiência contou a presença da secretária itabunense, Sandra Neilma, representantes de entidades filantrópicas e trabalhadores ligados ao Sistema.

foto: Pedro Augusto Benevides

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...