quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Prefeitura e IBGE realizam reconhecimento de áreas incorporadas ao território municipal


A prefeitura de Itabuna vem auxiliando as ações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) à realização do reconhecimento de áreas que foram incorporadas ao município após a revisão territorial estabelecida conforme a Lei 12.638, que atualiza os limites dos municípios do Território de Identidade Litoral Sul, sancionada em janeiro de 2013. Na manhã desta quarta-feira (22), o secretário de administração, Dinailson Oliveira se reuniu com o diretor do em Itabuna, Luiz Mafra.


Com o suporte prestado ao IBGE desde o início da realização do Censo Agropecuário 2017, o município disponibilizou a equipe técnica das secretarias de desenvolvimento urbano e de sustentabilidade econômica e meio ambiente a colaborar com o trabalho do instituto nesse reconhecimento territorial. O secretário Dinailson Oliveira avaliou esse momento como importante para a cidade, e ressaltou que o prefeito Fernando Gomes considerou fundamental essa revisão do território visto que, a partir da lei de 2013, foram incorporadas propriedades ao município.

O secretário de sustentabilidade econômica e meio ambiente, Jonh Vinícius destacou a abrangência das áreas que foram inseridas ao território de Itabuna que compreendem localidades próximas ao Cemitério Parque de Itabuna, Estrada do Japu (ao sul da Fazenda Sergipana) e próxima ao Ribeirão do Japu.  Segundo John, “isso se configura numa ampliação da zona rural do município e confirma a força da agricultura familiar em Itabuna”. O diretor do Departamento de Agricultura, Erlon Botelho, lembrou que o reconhecimento de novas propriedades rurais vai subsidiar a implantação do plano de assistência técnica rural no município.

Ao elogiar a atuação da prefeitura, que disponibilizou duas motos e dois servidores para auxiliar a equipe do IBGE no Censo Agropecuário 2017, o diretor do instituto em Itabuna, Luiz Mafra comentou que essa atualização é necessária devido ao objetivo que se tem a partir da realização do censo de conhecer as características e a produção de todos estabelecimentos agropecuários do território brasileiro.

Fotos - Pedro Augusto



Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...