quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Itabuna articula ações para o Dezembro Vermelho





Dando ênfase aos movimentos de conscientização, rastreamento e prevenção de doenças que comumente registram atividades diversas no último trimestre do ano (a exemplo das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul), a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, pretende fechar com chave de ouro esse período, dando conta de ações que já estão sendo articuladas desde o início de novembro, desta vez, visando o Dezembro Vermelho.

A campanha  existe no Brasil, de maneira fortalecida, há cerca de dez anos, mas só foi oficializada como instrumento de prevenção no último dia 7 de novembro com a sanção da Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV / Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. 


Uma das ações, em Itabuna, articuladas para a campanha deste ano foi a participação de cerca de 15 representantes da cidade no VII Encontro Regional da Cidadãs PositHIVas do Nordeste, que aconteceu entre 8 e 11 de novembro de 2017, em Ilhéus, com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Estado (através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB), Prefeituras de Itabuna e Itapetinga, além das Coordenações Estaduais e Municipais de Testagem e Aconselhamento e também dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s). 

“O Governo do Estado, juntamente com todos os movimentos de representatividade da população soropositiva, teve a sensibilidade de que, no Estado da Bahia, esse encontro fosse realizado numa cidade do interior, e escolheu-se, então, a cidade de Ilhéus, por uma questão de logística”, explicou a secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus. 

O encontro reuniu cerca de 85 participantes, além de especialistas e pesquisadores. “Esse evento é muito importante porque atrela a questão das lutas de identidade de gênero, no caso o das mulheres, em torno de algo que ainda é visto pela sociedade de uma maneira um tanto quanto preconceituosa e desinformada. Mais do que isso, faz com que as questões da soropositividade feminina seja debatida e refletida de maneira organizada, articulada, dando ênfase às necessidades específicas deste grupo”, disse uma das participantes.

A representante do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas - MNCP Nacional – Silvia Aloia (RS), disse que o Estado da Bahia está de parabéns pelo nível de debates que estiveram suscitados em Ilhéus. “É muito importante dizer que sem o apoio do poder público, muito dificilmente se articulam ações tão bem conduzidas e tão contundentes. Então, é importante falar do apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Saúde de Itabuna, a de Itapetinga e de todos os movimentos de lutas de mulheres”, ratificou indicando o quanto é importante lutar por políticas direcionadas às mulheres que vivem com HIV / Aids.

Outras ações já estão sendo organizadas em parceria com o Centro de Referência, Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), o Grupo de Apoio e Prevenção da Aids (GAPA) e o Grupo Humanus. A expectativa do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, é o de fazer do Dezembro Vermelho deste ano, um dos mais contundentes desde que a campanha tomou forma. “Não mediremos esforços para fazermos uma campanha muito bonita, envolvendo toda Itabuna”, finalizou a secretária Lísias Miranda.
Da 
Por  - Eric Tadeu


Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...