sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Assistência Social amplia atendimento aos idosos que recebem o BPC


A Secretaria de Assistência Social ampliou o atendimento para o recadastramento de idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), cedido pelo Governo Federal. A Secretária Sandra Neilma destaca que foi montada uma equipe para atender a todos os idosos que comparecem ao Centro Administrativo Firmino Alves e que durante o Mutirão do Diabético que acontecerá no sábado (25), a equipe da SAS estará presente fazendo uma mobilização com abordagens e convidando os idosos para o recadastramento, caso não tenham feito.

Sobre o atendimento do BPC na Prefeitura, a secretária enfatiza que todos os idosos que comparecerem ao centro irão receber a orientação necessária por parte da equipe técnica da SAS. “Não há necessidade de formar fila, nem de chegar com muita antecedência, pois ampliamos o atendimento e estamos com uma equipe focada em atender toda a demanda que chegar ao local”, destaca.

Ao ressaltar a importância do recadastramento, a secretária alerta as pessoas que ainda não fizeram para realizar a atualização. “É preciso que todos os idosos fiquem atentos para o prazo e compareçam na Assistência Social portando documentos pessoais para que eles sejam inseridos no Cadastro Único (CadÚnico), caso contrário, o benefício poderá ser bloqueado”, frisa.

Mutirão do BPC
 No dia 02 de dezembro será realizado outro grande Mutirão, desta vez com foco no recadastramento dos idosos que recebem o BPC. Na oportunidade, também serão disponibilizados serviços da Secretaria de Saúde com uma equipe múltipla para atender a todos que comparecerem. “É necessário o comparecimento dos idosos, que seus familiares fiquem atentos ao prazo, porque nós temos até o dia 15 de dezembro, prazo determinado pelo Ministério Desenvolvimento Social, para que todo idoso seja incluído no CadÚnico”, finalizou a Secretária. Veja mais:Aumenta adesão dos contribuintes itabunenses ao RefisComunidade do Jardim América beneficiada com Mutirão da Cidadania e Saúde Hospital de Base promove atividade para marcar Dia do Doador de Sangue: Itabuna mobilizada para o Mutirão do Diabetes e Patrulha do Som amplia canais de denúncia de abusos para a população


Aumenta adesão dos contribuintes itabunenses ao Refis
 
       O Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis) que termina num prazo de 20 dias, será intensificado agora, segundo  o secretário da Fazenda e Planejamento, Moacir Dantas Messias ao participar de uma avaliação das ações com técnicos da Divisão de Tributos. A expectativa, segundo ele, é ampliar a adesão nesta última fase do programa, com o aumento do parcelamento de dívidas com o IPTU, ISS e outros tributos municipais vencidos até 31 de dezembro de 2016 em função do pagamento do 13º salários pelas empresas e organismos governamentais.

      O secretário destaca o empenho dos técnicos e auditores da Divisão de Tributos, “uma equipe de profissionais qualificados e que atuam no atendimento direto ao público no período das 8 às 14 horas.” Há ainda a expectativa de negociações em função da Semana Nacional da Conciliação, que acontece este ano de 27 de novembro a 1º de dezembro, e que reforça a ação com a realização da Semana Estadual da Conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia, realizada no período de 20 a 24 de novembro.

            O diretor da Divisão de Tributos, Emerson Carvalho, salienta que o programa beneficia a empresas e também pessoas físicas que podem parcelar a dívida em até 60 meses. Ele registra que a Divisão de Tributos atende a uma média de 50 contribuintes por dia renegociando seus débitos.

             O pagamento em cota única  permite o abatimento de 100% dos juros e multas e para quitação em seis parcelas, o desconto cai para 80%. Já em 12 vezes, fica em 60%. A margem de descontos cai à medida que aumenta o número de parcelas: 40% quando em 24 parcelas, 30% em 36 vezes, 20% em 48 parcelas e 10% em 60 meses.


Comunidade do Jardim América
beneficiada com Mutirão da Cidadania e Saúde


Os moradores do condomínio Jardim América I e II, bairro Califórnia, estão sendo beneficiados nesta sexta-feira (24) com um Mutirão da Cidadania e Saúde realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Caixa Econômica Federal e o Idetec (Instituto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Ambiental). A ação envolve profissionais não só da Assistência Social, mas também da área da Saúde e a expectativa é de que durante o dia sejam atendidas cerca de 1.000 pessoas.
        
 Naiane Maçal, autora do Projeto de Trabalho Social (PTS), frisa que o Mutirão tem sido viabilizado em vários bairros através de parceria da Prefeitura de Itabuna através com a Caixa Econômica por meio do Idetec. “São vários serviços ofertados, como, por exemplo, plantão social com disponibilização de passe livre, serviços do CRAS, CREAS, abordagem social, PETI e bolsa família”.

         A representante do Idetec, Vânia Araújo, completa lembrando que também estão sendo disponibilizados serviços do Centro de Zoonoses (vacinação de cães e gatos), aferição de pressão arterial, testes de glicemia, presença do GAPA com testes de HIV e orientação básica sobre DST. “Este mutirão é muito importante porque são disponibilizados serviços que muitas vezes a comunidade local não tem acesso e passam a ter oportunidade no mutirão”.

 Hospital de Base promove atividade para marcar Dia do Doador de Sangue

Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães reforçou, na manhã desta sexta-feira (24), a importância da doação de sangue pelos voluntários e antecipou a programação para marcar o Dia Nacional do Doador, comemorado anualmente no dia 25 de novembro. Diretores, funcionários e convidados assistiram por meio de vídeo, um documentário mostrando o que a doação de sangue pode fazer numa unidade hospitalar e como se tornar um doador. Um teatro de boneco também ajudou a compreensão sobre a importância de ser um voluntário doador.

 “Doar sangue é muito mais do que um simples gesto, é um ato consciente e de solidariedade humana, que salva vidas todos os dias, por meio das transfusões de sangue”, destaca a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, Márcia Rodrigues.

Ela explica que a data instituída em novembro reforça a importância da doação de sangue e chama a atenção sobre a responsabilidade que a população tem de abastecer os estoques de sangue, o mesmo que salva centenas de vidas diariamente. “É um dia importante no calendário oficial de comemoração porque desperta atenção e ao mesmo tempo convoca as pessoas a se tornarem doadoras, não apenas nessa data, mas durante todo o ano, só assim podemos manter o estoque do Banco de Sangue funcionando normalmente”.

 A diretora informou ainda que o Hospital de Base mantém uma agência para captação e transfunde cerca de 400 bolsas de sangue mensalmente para os pacientes. “O número ainda é considerado baixo, mas não temos medido esforços para sensibilizar nossos profissionais e visitantes a se tornarem um doador”. Ela lembra que esta é a missão de uma unidade hospitalar e também uma das principais preocupações do prefeito Fernando Gomes.

         Um dos mais experientes captadores de sangue e ex-coordenador do Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, Rosildo Ribeiro,  diz perceber a dedicação e o esforço dos funcionários do Hospital de Base na busca de voluntários “e eles mesmos sendo os próprios doadores, o que mostra o comprometimento dos profissionais que se preocupam  com a saúde da população”.


 Itabuna mobilizada para o Mutirão do Diabetes


A Prefeitura de Itabuna mobilizou as secretarias da Saúde, de Administração, de Governo, de Assistência Social  e de  Segurança, Transporte e Trânsito no apoio à realização do Mutirão do Diabetes, que deve neste sábado (25), na avenida Mário Padre e praça Rio Cachoeira, atender a mais de 15 mil pessoas  e encaminhar mais de dois mil exames complementares, numa grande ação com a participação de médicos, enfermeiros e centenas de voluntários.

O mutirão marca a culminância da Campanha Novembro Azul, uma ação que reúne a Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o Hospital de Olhos Beira Rio, ONG Unidos pelo Diabetes e diversos segmentos da sociedade organizada, entre eles, a prefeitura, clubes de serviço e empresas dos diversos segmentos, com serviços que serão ofertados gratuitamente para a população.

Em julho, o prefeito Fernando Gomes assinou o protocolo de apoio do governo municipal à realização do Mutirão do Diabético em Itabuna, considerado uma referência internacional e que serve de modelo para diversas cidades brasileiras. O mutirão é considerado um dos maiores do gênero no mundo e conta com o apoio do Rotary, Lions, GAC, lojas maçônicas, Polícia Militar, Cedeba, Marinha e instituições de ensino superior a exemplo da UFSB, Uesc, Unime, FTC e outras entidades.

O apoio da prefeitura ao mutirão inclui a montagem da infraestrutura do evento com colocação de palco, sonorização, iluminação – de praças e avenidas que receberam iluminação especial com lâmpadas azuis -, além de toldos e sanitários químicos e o investimento de R$60 mil, visando  transformar Itabuna numa referência internacional no rastreamento e prevenção do diabetes.

No Mutirão do Diabetes serão oferecidos procedimentos médicos para avaliação e tratamento de complicações crônicas do diabetes, incluindo mapeamento de retina sob dilatação pupilar para detecção de retinopatia diabética e exame do pé diabético. Os casos mais graves identificados serão submetidos a avaliação renal e bioquímica, com tratamento com fotocoagulação a laser da retina nos casos indicados. Entre as ações mais importantes do Mutirão do Diabético estão a prevenção da cegueira e da amputação de membros, consequências mais graves da doença.

  Município realiza o I Encontro da Educação Infantil


Cerca de 300 professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino participam hoje na Usemi, em Itabuna, do I Encontro da Educação Infantil. O evento que tem como tema “Educação Infantil em Ação: Pelo Direito de Aprender”, tem como público-alvo além de diretores, coordenadores, professores e auxiliares do desenvolvimento infantil das instituições de Educação Infantil da rede municipal.

A Secretária Anorina Smith Lima relata que este evento é uma iniciativa inédita no município. “Criamos a Assessoria de Educação Infantil, que não existia e nós colocamos como prioridade a sua implantação, justamente pela visão de que devemos investir maciçamente na criança pequena não só com educação, mas também de forma integral na saúde e assistência social. E como consequência do surgimento da Assessoria de Educação Infantil, foi realizado o primeiro encontro”.

Durante todo o dia do evento, de acordo com a Secretária, serão apresentadas palestras e relatos de experiências de várias escolas da educação infantil, como por exemplo, no que se refere a leitura, o cuidar, as questões de gênero e de diversidade. “Este Encontro da Educação Infantil é de extrema importância porque os professores estão expondo o que eles apresentaram nas escolas e creches da Educação Infantil”.

E completa: “São trabalhos maravilhosos que estão sendo socializados, além de exposições que demonstram alegria, comprometimento e respeito a criança pequena. Se nós investirmos cada vez mais nas crianças com idade de 0 a 6 anos, estaremos formando pessoas para o desenvolvimento do país. É nessa idade que as crianças aprendem socialização, afetividade, desenvolvem a inteligência e também aprendem os valores. Precisamos investir no futuro do nosso país e eu acredito nisso”, finalizou.


 Patrulha do Som amplia canais de denúncia de abusos para a população


     O Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente está disponibilizando três canais de denúncia para a Patrulha do Som, que opera em conjunto com Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar para atender reclamações da população relacionadas aos casos de estabelecimentos comerciais, residenciais ou veículos que estiverem perturbando o silêncio com som excessivo e em horário fora do permitido pela legislação.

      Segundo o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, o Disque Patrulha pode ser acessado pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira no período das 8 às 14 horas, bem como pelo telefone e whatsapp (73) 981317511 ou via e-mail patrulhadosomitabuna@gmail.com   
Fotos: Waldyr Gomes e Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...