segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Projeto para enfrentamento do Aedes aegypti em Itabuna é aprovado pelo Ministério da Saúde


Itabuna já tem projeto de Educação em Saúde Ambiental para o enfrentamento do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya no município.  A proposta encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna foi aprovada na última sexta-feira (17), conforme edital divulgado pela da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Ministério da Saúde.

O coordenador de combate às endemias da SMS, Roberto Góes, explicou que o edital foi aberto em nível nacional, com o objetivo de reforçar a educação ambiental em saúde para o combate ao mosquito nos estados e municípios. Tem a pretensão ainda de, além de promover a saúde e contribuir com a melhoria da qualidade de vida das populações, reduzir os indicadores das arboviroses provocadas pelo vetor, incluindo a zona rural do município.


 Roberto lembra que o município vem realizando diariamente, ações de combate e controle do Aedes aegypti por meio de atividades em campo e de conscientização junto às comunidades dos bairros de Itabuna. O trabalhou resultou na queda de 8% no índice de infestação do Aedes aegypti, saindo de 23.3% para 15.3% segundo o Levantamento do Índice Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira), realizado entre os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro no município.

Mas para o coordenador, os números continuam altos, muito além do índice de aceitação do Ministério da Saúde, que é abaixo de dois por cento.  Roberto diz que o incentivo do governo federal vai contribuir para o enfrentamento ao inimigo transmissor das arboviroses.

“Por mais que os agentes de endemias trabalhem rotineira e diariamente em todas as residências para o combate ao mosquito e a eliminação de larvas, se cada família não colaborar, será difícil o controle, daí a importância projeto de Educação em Saúde Ambiental, para que possamos sair da linha de risco de uma futura epidemia”, disse Roberto.

Para concluir, o coordenador destaca que o prefeito Fernando Gomes, junto com a secretária de Saúde, Lísias Miranda, tem a preocupação de assegurar uma saúde de qualidade para todos, começando com a promoção à saúde, ao invés do tratamento das doenças que além de caro, é penoso para o paciente.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...