segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Seduc realiza 2ª expofeira do projeto Plantando e Colhendo Saberes


 Acesso ao alimento saudável de qualidade, reutilização de materiais extraídos da natureza e industrializados, além da preservação e conservação do meio ambiente. É o que está sendo proposto pela secretaria municipal de Educação (Seduc), que realiza nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, a 2ª expofeira de culminância do projeto “Agricultura Familiar - Plantando e Colhendo Saberes, com um novo olhar através do Programa Despertar”. A ação acontece na Rua Prado Valadares, no centro, a partir das 10h30min sob a coordenação da Escola Nucleada do Banco do Pedro, que atende hoje cerca de 580 alunos.

De acordo com a professora Kaliane Soares, o evento reúne pais, alunos, professores e a comunidade do campo, com o intuito também de comercializar produtos reutilizáveis, além de oferecer degustação de variados doces e alimentos alternativos. “O projeto nasceu com a proposta de chamar a atenção dos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da alimentação saudável. Deu tão certo que agora, reúne os pais que são verdadeiros promotores de saberes numa atividade multidisciplinar”, ressalta.

Ações sustentáveis – Kaliane lembra ainda que na edição passada, o projeto contemplou trabalhos sobre a agricultura familiar, mas que agora, ganhou uma nova roupagem a partir da adesão do Programa Despertar. “Este programa envolve professores e coordenadores pedagógicos nas suas respectivas unidades de ensino, no desenvolvimento de projetos de ações sustentáveis com estudantes em sua comunidade local, desde o próprio ambiente escolar até a maneira de conviver com a natureza”, conclui a coordenadora.

Os coordenadores do projeto informam ainda que, para o próximo ano, serão oferecidas oficinas de alimentação alternativa, que vão demonstrar a importância da proposta de soberania alimentar, proposta da construção de um modelo alternativo, na criação da concepção do consumo coletivo agroecológico. O Programa Despertar está presente em 86 municípios do estado da Bahia e é mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/BA), entidade ligada a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), em parceria com a prefeitura para o gerenciamento das ações do programa no município. 

Da  - Secretaria de Comunicação Social - Secom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...