quinta-feira, 11 de agosto de 2022

ITABUNA EM FOCO

Prefeito Augusto Castro assina ordem de serviço para obras que ampliam o abastecimento de água da cidade




Prefeito assina ordem de serviços 


Cerca de 120 mil itabunenses residentes em 36 bairros que sofriam com a falta de água serão beneficiados pelo Projeto Mais Água para a Cidade, cuja Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) na manhã desta quinta-feira, dia 11, na Praça Adami, centro de Itabuna. Centenas de pessoas prestigiaram o ato que contou com a presença do presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho.

O prefeito de Itabuna comemorou a assinatura da Ordem de Serviço, com o início imediato das obras que beneficiaram moradores da região dos bairros São Caetano, Pedro Jerônimo, Banco Raso, Vila Anália, São Pedro e Sarinha. “Famílias de bairros que recebiam água a cada 15 dias em suas casas, passarão a ter água diariamente nas suas torneiras. Um benefício que representa melhoria da qualidade de vida de metade da população de Itabuna”,  afirmou.

“A outra parte da população que não será beneficiada diretamente pelo projeto, passará a ter as manobras reduzidas para cada cinco dias”, completou o prefeito. Ele disse ainda que o projeto Mais Água para a Cidade prevê a ampliação da estação elevatória de água tratada, na Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Lourenço, com o acréscimo de duas motobombas. Além disso, haverá a implantação de 6.049 metros de rede adutora e pouco mais de 2 mil metros de rede de distribuição.

Já o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, destacou a satisfação de dar início a uma obra que beneficiará famílias que há muitos anos sofrem com a falta d’ água. “Um problema de décadas que está sendo resolvido pela determinação e sensibilidade do prefeito Augusto Castro. É um projeto concebido pelos técnicos da Emasa e que estava sendo trabalhado desde o primeiro dia desta administração”, comentou.

Enquanto transcorria a solenidade no centro, operários e máquinas rasgavam o solo para abrir valetas por onde passarão a tubulação em ruas do bairro Jaçanã. A movimentação surpreendeu pessoas que se disseram satisfeitas com o começo das obras para o tão sonhado projeto de levar água às suas torneiras. 

Os bairros que abrangem as áreas do Conceição, São Judas Tadeu, Vila Zara, Góes Calmon passarão a ser abastecidos a cada cinco dias. Já os bairros da zona oeste, que engloba Nova Itabuna, Ferradas e Nova Ferradas passarão a ter fornecimento de água a cada seis dias.
Médicos e internos de medicina do HBLEM são destaque no CREMEB Presente!




Diretores, médicos e estudantes internos de medicina do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães lotaram o auditório da unidade hospitalar na sexta-feira passada, dia 5,  durante a visita da diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB).

Durante a palestra ministrada pelo conselheiro José Abelardo de Meneses, o corpo clínico e os internos puderam interagir com os representantes do Conselho, quando tiraram dúvidas e receberam informações relevantes sobre o trabalho realizado pelo CREMEB.

O conselheiro disse que o saldo da visita ao Hospital de Base foi positivo e destacou a presença da diretoria e da equipe médica da unidade mantida pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), bem como a interação do corpo clínico durante a apresentação. “Aqui no Hospital de Base eu fiquei surpreso com a frequência extraordinária, o auditório lotado de jovens médicos e estudantes internos”, declarou.
 
José Abelardo, que é itabunense, agradeceu pela receptividade da instituição. “Como conselheiro do CREMEB, só tenho a agradecer, particularmente ao médico Paulo Medauar, meu amigo e diretor dessa instituição, por ter nos recebido em tão grande estilo. Volto a Salvador satisfeito”, completou.

Os alunos internos da primeira turma de medicina da Faculdade Santo Agostinho (FASA) de Itabuna, disseram que a vinda dos representantes do CREMEB foi muito relevante. “Durante a graduação tivemos pouco contato com essa questão da ética médica e profissional. O encontro nos deu a oportunidade de conhecer melhor sobre procedimentos para requisitar o registro profissional”, comentou Yuri Lisboa.

Interna da mesma turma, Késia Carvalho achou o encontro superprodutivo. “No primeiro momento a gente não tem tanta noção de carreira médica, das necessidades, responsabilidades e deveres, depois de formado. O primeiro contato com os profissionais do CREMEB nos abre os olhos e faz com que planejemos com antecedência o que vamos fazer e os caminhos que vamos percorrer”, frisou.

O diretor médico-técnico do Hospital de Base, Paulo César Medauar, comentou que os médicos responderam e entenderam o convite. “Foi bom ver o interesse da classe médica em fazer perguntas e tirar dúvidas. Esse momento do CREMEB Presente! foi ímpar, quando os representantes visitaram os hospitais para ajudar, aconselhar, construir e para que a gente possa, cada vez mais, fazer uma medicina de qualidade”, finalizou.


Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania lança projeto “Não Fique Parado. Dance”

O projeto “Não Fique Parado.  Dance”, iniciativa da  Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) que visa contribuir para a formação da cidadania através da dança,  além  de promover  manifestações culturais, através de oficinas  será realizada nesta quinta-feira e sábado, dias 11 e 13,  a partir das 14 horas no Teatro Municipal Candinha Dórea.  A  2ª edição se destina  a grupos de  dança afro, dança do ventre, dança de rua, jazz e balé clássico.

As oficinas serão ministradas por dançarinos  e coreógrafos oriundos de São Paulo  (SP)e Joinville (SC). De acordo com a FICC, 100 pessoas vão integrar o projeto, que é gratuito, e todas as vagas já foram preenchidas.  

O “Não Fique Parado. Dance” reúne oficineiros, alunos, representantes institucionais e equipe de organização da FICC. “Temos buscado difundir as técnicas usadas nos grandes centros do país  e aplicá-las em Itabuna, já que muitas pessoas não  têm acesso à qualificação fora da cidade. Nossa meta é fomentar a dança nos formatos técnico e clássico”, disse o diretor-presidente da FICC, Aldo Rebouças, que  lembrou da presença da bailarina Ana Maria Botafogo.
 
A dança é uma manifestação artística que se caracteriza pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. A atividade pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. 

“ O momento é oportuno para  promover a interação dos agentes culturais da cidade com os artistas que são reconhecidos em nível mundial”,  pontuou a chefe de Marketing Cultural da  FICC, Geisa Bahia.

Boletim Covid-19 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de
Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.363 pacientes curados, 3.409 confirmados, sendo 33 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 10, e óbitos descartados, 03.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Joso Roma ao kado de Chico França dá palestra em itabuna

Rampa da Camara de Itabuna O ex-deputado federal, ministro do governo Bolsonaro,  e presidente do PL no estado da Bahia, João Roma, foi ovac...