Em sessão solene nessa segunda-feira, 8/8, perpassada pela reverência póstuma ao legado político de Fernando Gomes (morto 15 dias atrás), o Legislativo de Itabuna concedeu 25 títulos de Cidadania, 17 diplomas de Honra ao Mérito e entregou, pela primeira vez, o título de Cidadão Emérito. A solenidade na Terceira Via Hall celebrou os 112 anos de criação do município de Itabuna e foi prestigiada pelo prefeito Augusto Castro (PSD).
Na abertura, o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), enalteceu as grandes obras construídas em Itabuna ao longo dos cinco mandatos do ex-prefeito Fernando Gomes, a exemplo da Vila Olímpica, da Maternidade Ester Gomes, do Hospital de Base e do Teatro Candinha Doria. "Fernando Gomes que tanto fez e trabalhou por Itabuna, como prefeito e deputado federal, deixa a marca dele cravada na história de nossa cidade", reconheceu Erasmo.
Dirigindo-se aos homenageados, especialmente
às seis mulheres indicadas, a vereadora Wilma (PCdoB), ressaltou que as
honrarias da Câmara simbolizam o resgate da história itabunense. "Itabuna
é uma cidade que se reinventa a cada dia e todos vocês certamente participam do
crescimento da nossa terra. E por isso, os vereadores julgamos digna de
reconhecimento a contribuição individual de cada um de vocês", sublinhou a
parlamentar.
Palestrante da noite, o ex-presidente do Legislativo itabunense (no biênio 1985/86), Edmundo Dourado, ressaltou o papel singular desempenhado pelo ser humano individualmente. Dourado sustentou a tese de que "o amor a nós mesmos é que começa a construir a sociedade.'' Ele defendeu a pluralidade de ideias e a relação harmônica entre os poderes municipais a partir do contexto democrático. "Das nossas diferenças é que fazemos a unidade social".
Honrarias
Entre os novos filhos de Itabuna, escolhidos pelos vereadores em votação secreta, estão pessoas oriundas de diversos segmentos sociais que, entre outros requisitos, prestaram relevantes serviços ao município. Um deles, o mecânico Luiz Alberto Roza ganhou a cidadania itabunense por indicação do filho, o vereador Luizinho da Saúde (DC).
Na tocante à Honra ao Mérito, também houve um
leque eclético de homenageados, de servidores públicos e profissionais liberais
a empresários. O diploma é voltado àqueles que se distinguem em Itabuna pela
dedicação ao município, a exemplo de Manoel Chaves Neto, diretor do Shopping
Jequitibá; e o governador Rui Costa (PT), que foi representado pelo prefeito de
Itabuna.
Já o primeiro Cidadão Emérito de Itabuna é o capitão PM Nardo Casteano Alves. A honraria, criada pelos vereadores em março de 2022, é direcionada a pessoas que tenham se destacado em qualquer campo de atividade humana e obtido notoriedade, independentemente de onde nasceram. Militar há mais de 20 anos e natural de Vera Cruz/BA, Nardo Casteano ha havia recebido a cidadania itabunense em 2020.
A relação completa dos homenageados está
disponível no sítio eletrônico da Câmara Municipal.
https://itabuna.ba.leg.br/noticias
Clica no Link
Ascom/Câmara
Fotos: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável