quarta-feira, 24 de junho de 2020

Com traçado da BR-158 definido, ministro confirma obra da ferrovia no Araguaia para 2021

O anúncio foi feito pelo ministro Tarcísio de Freitas, por videoconferência

Da - Agência de Notícias - A principal reivindicação da população da região do Norte do Araguaia, as obras de pavimentação da BR-158 deverão ter início já no ano que vem.

O anúncio foi feito na terça-feira (23) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, por videoconferência, durante reunião com prefeitos e vereadores do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, no município de Confresa (1.060 km a Nordeste de Cuiabá), articulada pelo senador Wellington Fagundes (PL).

No encontro com os prefeitos, o ministro confirmou a opção governamental pela pavimentação da BR-158, pelo traçado que contorna a Reserva Indígena Maraiwatsede, dos índios xavantes.

Ele informou que o trabalho para licenciamento ambiental da pavimentação pelo contorno por já se encontrar bastante adiantado e que os estudos devem ser concluídos até o final do ano.

Considerada a mais importante rodovia da região do Vale Araguaia e fundamental para o escoamento da produção agrícola, a BR-158, de toda sua extensão, tem menos de 123 quilômetros ainda não asfaltados.
O novo traçado será capaz de absorver o tráfego dos municípios de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia, solucionando questões importantes em uma única alternativa.

O ministro Tarcísio também informou que o Governo qualificou no Programa de Parceira de Investimentos (PPI) a BR-158 “como prioridade nacional”. Isso garante a inclusão da rodovia nas concessões governamentais.

“A BR-158 já tem um movimento muito relevante, tão forte quanto o próprio movimento da BR-163. Temos visto 1.500 a 1.800 carretas-dia. É algo muito impressionante. Portanto, já tem tráfego suficiente para uma concessão”, disse.

Além de apontar para o calendário de obras da BR-158, o ministro da Infraestrutura anunciou, já para o ano que vem, a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, ligando Água Boa (730 km a Nordeste da Capital) a Mara Rosa, em Goiás, integrando o Araguaia à Ferrovia Norte-Sul.

Para isso, o Governo deve assinar, até dezembro, o contrato de renovação da concessão da Ferrovia Vitória-Minas, com a Vale do Rio Doce, em análise no Tribunal de Contas da União.

“Estamos muito perto de obter o licenciamento ambiental. Com isso, a região do Araguaia passa a ter três rotas diferentes para o produtor para portos marítimos, disse o ministro.

São eles: Itaqui, no Maranhão, Ilhéus, na Bahia, com a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste; e pelo Porto de Santos, através da Ferronorte.

MAIS RODOVIAS - Tarcísio de Freitas também destacou aos prefeitos e vereadores as ações para pavimentação da BR-242, também, no Vale do Araguaia.

Ele confirmou a conclusão das oito pontes de concreto e disse que o Ministério da Infraestrutura já trabalha para obter o licenciamento para pavimentação da estrada.

Ao apresentar o cronograma de ações para a região, o ministro da Infraestrutura fez questão de destacar o trabalho da bancada federal de Mato Grosso, liderados pelo senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), a quem chamou de “militante da infraestrutura” do Brasil.

“Mato Grosso tem que se orgulhar da sua representação, concluiu o ministro.

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