quarta-feira, 24 de junho de 2020

LDO, descarte de remédios vencidos e denúncia em apreciação na Câmara


 A etapa de Comissões Técnicas no Legislativo itabunense pavimentou segunda-feira (22) a aprovação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2021. Trata-se do projeto 017/2020, encaminhado pelo Executivo. Outra matéria em pauta (013/2020), de autoria do presidente da Casa, Ricardo Xavier (Cidadania), estabelece normas para a coleta e descarte de medicamentos vencidos.

Sob relatoria dos vereadores Antônio Cavalcante e Pastor Francisco (ambos do Republicanos), a proposta evidencia a importância de minimizar riscos para a saúde pública diante da não destinação correta de tais substâncias. E o quanto é apropriado Itabuna antecipar-se aprovando uma legislação sobre esse tema. Afinal, há de se considerar, por exemplo, a exposição dos catadores frente a remédios com validade expirada jogados no lixão.

Ainda na esfera da saúde e da proteção ao cidadão, a Casa aprovou para ir a plenário o projeto 018/2020, cujo autor é Júnior Brandão (Rede) e o relator, Babá Cearense (PSL). A proposta, que altera o Código de Posturas de Itabuna (lei nº 1.331), defende a disposição de termômetros infravermelhos em ambientes comerciais. Com foco na segurança alimentar, considera denúncias de que estabelecimentos têm desligado freezers durante a noite – o que, obviamente, expõe a população à possibilidade de consumir comida estragada.


Pelo meio ambiente
Outro projeto em tramitação (021/2020), apresentado por Charliane Sousa (MDB) e com relatoria de Babá Cearense (PSL), estabelece “critérios ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis” para a administração pública realizar licitação sustentável.
A norma deve adaptar a legislação municipal à lei federal nº 12.349/2010 (voltada à promoção do desenvolvimento nacional sustentável). Em âmbito local, então, propõe esse norte de critérios na compra de bens, serviços, assim como na realização de obras.

Contra cobrança inadequada
À espera de parecer jurídico, segue tramitando o projeto (022/2020), do vereador Babá Cearense, para instalação gratuita de válvulas (eliminadores de ar) junto aos hidrômetros em imóveis e empresas de Itabuna.
O objetivo é evitar possíveis cobranças equivocadas nas contas da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), após paradas das redes de distribuição. Os relatores são: Alex da Oficina (PTC), Beto Dourado e Ninho da Saúde (ambos do Solidariedade).

Homenagem ao maçom
Também por iniciativa de Ricardo Xavier, com parecer de Júnior Brandão, está assegurado que a Mesa Diretora apreciará os projetos de resolação 04/2020 e 023/2020. O primeiro institui o Dia Municipal do Maçom em 20 de agosto. Já o segundo, naquele mesmo mês, prevê sessões solenes para homenagear os maçons, de reconhecimento trabalho em prol da comunidade.
É válido destacar, por fim, que o projeto da LDO, que direciona a aplicação dos recursos para o próximo exercício (inclusive, 2021 será o início de uma futura gestão). Passados os trâmites internos, foi tema de audiência pública na Casa. Em seguida, recebeu sugestões da sociedade e tudo isso embasa a relatoria dos edis Charliane Sousa e Pastor Francisco, para que ocorra a votação definitiva em plenário.Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...